A Toyota apresenta ao mercado nacional a série especial Etios Ready 2017, uma nova opção aos consumidores que buscam itens de conveniência capazes de ampliar o conforto e elevar a sensação de praticidade e exclusividade, ressaltando o já reconhecido DNA Toyota de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade.
O Etios Ready é baseado na versão XS hatchback com transmissão automática e tem acessórios internos e acabamentos externos exclusivos. A principal proposta do novo integrante da família Etios é estar sempre pronto para todas as ocasiões do dia a dia, oferecendo facilidades práticas e funcionais para motorista e passageiros.
Assim como a Platinum, versão topo da linha Etios, a série especial Ready foi criada no novo centro dedesign da marca no Brasil, inaugurado recentemente na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
Praticidade, conforto e exclusividade
Para tornar o Etios um carro ainda mais prático e funcional para o dia a dia, a Toyota recheou a edição limitada Ready com itens exclusivos que reforçam e elevam a sensação de conforto, privilegiando a independência e liberdade dos ocupantes do veículo.
Entre os itens exclusivos estão bolsa organizadora e tapetes para porta-malas; suporte para bolsas/mochilas; sensor de estacionamento traseiro na cor do veículo e sistema multimídia Toyota Play, antes presente somente na versão topo de linha Platinum, com áudio, Bluetooth®, TV digital, DVD e GPS integrado.
Já entre as novidades externas estão os novos para-choques dianteiros e traseiros com design diferenciado e grade frontal exclusiva, também presentes apenas na versão topo de linha Platinum, além de frisos laterais na cor do carro e adesivo lateral com a nomenclatura Ready.
O Etios Ready chegará à rede de concessionárias Toyota de todo o Brasil a partir de 11 de outubro, por R$ 59.600,00. O modelo estará disponível nas cores Prata Premium e Vermelho Fúria.
Segurança
A série limitada Etios Ready conta com todos os itens de segurança que equipam a versão intermediária XS, como airbag frontal duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), o que assegura o controle direcional em frenagens de emergência, encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro, além do sistema de ancoragem de cadeiras de crianças ISOFIX, dentre outros itens.
Seguindo os padrões globais da marca, a carroceria do Toyota Etios tem diversos pontos de absorção de impacto e deformação programável, o que, aliado aos itens de segurança, contribuiu para que modelo fosse o primeiro carro compacto do País a conquistar quatro estrelas (de cinco possíveis), em proteção para os passageiros dos bancos dianteiros, no teste de colisão do Latin NCAP.
Performance e conveniência
Após o lançamento da linha 2017, em abril deste ano, o Etios vem conquistando cada vez mais os consumidores brasileiros. O modelo recebeu transmissão automática, motores mais eficientes e econômicos, produzidos na nova fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP), novo painel digital com telas “full TFT” e melhorias em isolamento acústico, itens de segurança, conforto e tecnologia.
A edição especial Etios Ready possui motor 1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 107 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 102 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,4 kgfm (com etanol) e de 14,0 kgfm (com gasolina).
O Etios Ready 2017 é equipado com transmissão automática de quatro velocidades com destaque para osoftware de gerenciamento AI Shift Control (Inteligência Artificial de Controle de Trocas, na tradução livre) que é capaz de analisar a condição de uso do veículo (ladeiras, trânsito etc.), a posição do pedal do acelerador e, assim, selecionar e manter a marcha mais adequada para cada situação de condução.
Assim como toda a família Etios, a série limitada Ready conta com direção eletroassistida progressiva, recalibrada na linha 2017, o que garante ótima dirigibilidade e excelente raio de giro de 4,8 m, no caso da carroceria hatchback.
O Etios Ready possui retrovisores externos da cor do veículo, ar-condicionado com difusores cromados, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas, apoio de braço no assento do motorista e banco traseiro com encosto rebatível.
Também estão presentes controle de velocidade de cruzeiro, controle de áudio e do computador de bordo no volante, bancos com tecido em duas cores, alto-falantes e tweeters, função EcoWallet no computador de bordo, que possibilita ao motorista calcular e monitorar o valor gasto com combustível durante uma viagem, entre outros itens de conforto e conveniência.
Custo de propriedade
Desde que foi lançado no mercado nacional, em 2012, o Etios recebeu diversas melhorias com base na voz dos clientes. Atualmente, o compacto da Toyota é o modelo do seu segmento com os maiores índices de satisfação e de lealdade entre os proprietários. Do total de clientes que trocaram seus Etios, 65% compraram um novo Etios. Muito desta credibilidade deve-se ao custo de propriedade do veículo. Até os 60.000 km, o custo total com revisões é de aproximadamente R$ 2.400,00, um dos menores do mercado.
Ciclo Toyota
Toda a linha Etios pode ser negociada pelo Ciclo Toyota, estratégia de vendas que oferece condições especiais na compra de um veículo zero-quilômetro. A modalidade de negócio visa criar benefícios exclusivos para o consumidor por meio de uma relação duradoura com a marca.
A compra no Ciclo Toyota possui três etapas: a primeira refere-se ao valor de entrada, que deve ser de no mínimo 30% do valor total do modelo, variando de acordo com a configuração escolhida entre quaisquer versões da família Toyota Etios. Na segunda etapa, o cliente parcela parte do valor com pagamento entre 12 a 36 meses. Os valores das parcelas também são reduzidos e chegam a ser até 40% mais baixos que os praticados no mercado. Ao final do parcelamento, restará uma parcela residual, que não poderá ultrapassar 50% do valor total do veículo.
Porém, o cliente não terá que desembolsar qualquer quantia para quitar o residual, uma vez que a Toyota garante a recompra do veículo pela concessionária por, no mínimo, 85% da tabela FIPE. Com isso, o valor pago na recompra quita a parcela residual e ainda contribui para a entrada de um novo veículo – reiniciando, assim, o Ciclo Toyota.