Maior festival de duas rodas do ano atraiu mais de 80 mil pessoas e movimentou cerca de R$ 10 milhões; edição 2023 já está confirmada
Uma guinada na economia e no setor de entretenimento. Após dois anos de estagnação do segmento, o Salão Moto Brasil (SMB) marcou a retomada da agenda de grandes eventos do país e consolidou sua importância na economia. O maior festival de duas rodas do ano chegou ao fim no domingo, atraiu mais de 80 mil pessoas ao Parque Olímpico do Rio de Janeiro e movimentou cerca de R$ 10 milhões.
Foram quatro dias de muita diversão, entretenimento, negócios e, claro, motos. Honda, Harley-Davidson, Royal Enfield, Suzuki, Ducati, BMW Motorrad, Triumph, Haojue, Kymco, Kawasaki e CF Moto mostraram suas novidades em seus estandes, enquanto quem queria trocar de moto (ou comprar a primeira) teve condições exclusivas para realizar o sonho.
“A economia e o país precisavam dessa retomada e o Salão Moto Brasil desempenhou mais uma vez esse papel fundamental, além de trazer negócios e entretenimento para motociclistas e entusiastas das duas rodas em um conceito Outdoor Experience, que o público já aprovou”, diz Gustavo Lorenzo, organizador do SMB.
Incentivo ao turismo
O SMB também desponta como uma grande alavanca de incentivo para o segmento turístico. Com um espaço exclusivo no Parque Olímpico, a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e a TurisRio destacaram os principais atrativos das 12 regiões turísticas fluminenses e seu potencial para viagens sobre duas rodas.
“O Salão Moto Brasil tem uma importância muito grande para o turismo da região. Gostaria de parabenizar e agradecer aos organizadores do evento, que têm uma visão muito ampla dos motociclistas, e à federação dos motoclubes, que lutam incansavelmente pelos motociclistas do estado do Rio”, afirma Marcelo Monfort, secretário em exercício de Turismo e subsecretário de Grandes Eventos do Estado.
Um evento para todas as “tribos”
Os amantes do universo motociclístico ainda tiveram uma agenda cheia de atrações nos quatro dias de SMB 2022. A equipe Força & Ação levou o público ao delírio com os shows de acrobacias e manobras radicais com motos. Outra apresentação disputada foi a do Globo da Morte.
O evento ainda ofereceu ao público experiências práticas. O GPR Motorcycle Course promoveu test ride com marcas premium e instruções de pilotagem. Também teve um pouco da mobilidade do futuro no SMB, com um espaço dedicado para testes de ciclomotores elétricos.
Quem foi com a sua moto pôde realizar troca de pneu no estande da Pirelli, patrocinadora oficial deste 10o Salão Moto Brasil. Já a Motul realizou troca de óleo, com sua linha completa de lubrificantes, e também fez uma demonstração de produtos para limpeza de capacetes. Ao mesmo tempo, mais de 20 marcas de peças, acessórios e serviços para motocicletas estiveram no Parque Olímpico expondo suas novidades.
Grande final do Bike & Art
O último dia do SMB também foi palco para a grande final do 6º Bike & Art Moto Brasil®. O tradicional concurso de motos customizadas teve três etapas, 20 finalistas – que tiveram as motos expostas no evento – e os três melhores trabalhos escolhidos por um júri técnico foram premiados com troféus e dinheiro.
O vencedor foi a Fat Boy 2018 da Eric Cycle Service. O customizador recebeu o troféu e um cheque de R$ 3 mil das mãos de Marcelo Lima, da Pirelli, patrocinadora do Bike & Art. Na segunda colocação ficou a Honda Chopper 750 ano 1977 customizada pela Racar Motos, que levou prêmio de R$ 2 mil. Fechando o pódio, a Shovel Vintage 1971 da turma da Garage 68, premiada com R$ 1 mil.
Salão digital
O SMB 2022 marcou a estreia do Garagem Digital, o inédito espaço dedicado aos influenciadores, idealizado e produzido pelo ator e apresentador Danilo Sacramento, do canal Trocando o Óleo, e pela repórter e pilota de testes Eliana Malizia, do canal Acelerada. Mais de 50 influencers estiveram presentes para produzir conteúdo do salão e interagir com as empresas presentes no evento.
Lazer em família
Muitas famílias também prestigiaram o Salão Moto Brasil 2022. Além das motos e dos shows sobre duas rodas, os visitantes puderam usufruir de uma programação variada. Food trucks com opções gastronômicas diversas, Espaço Kids, shows de rock, Festival Jazz & Blues, estúdios de tatuagem e Garagem Digital, onde influenciadores puderam produzir conteúdos exclusivos, ditaram o ritmo do SMB.
E mais uma vez o salão se consolidou como o maior evento pet friendly do país. No estande do Entre Pegadas, informações sobre adoção de animais, produtos para os bichinhos de estimação, área de recreação para os cachorros e o espaço Cat Experience, onde os visitantes puderam interagir com gatos.
O Salão Moto Brasil 2022 foi uma realização da Rio Plan e da BTT Eventos. O evento que mais entende o mundo das duas rodas teve patrocínio da Pirelli e do Grupo AB, e apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Setur e da TurisRio
SMB 2023 confirmado!!!
E a 11a edição do Salão Moto Brasil já está confirmada. Será novamente no consagrado conceito Outdoor Experience, no Parque Olímpico do Rio, entre os dias 25 e 28 de maio de 2023. Antes, os organizadores do SMB darão uma prévia do que será o evento do ano que vem com o 1o Paraty Moto Brasil, que acontece entre 14 e 16 de outubro de 2022 na charmosa cidade histórica fluminense. Em breve, mais informações sobre os novos eventos.