SKF comemora 100 anos de Brasil

Skf_hk3_goteborg_2006

O grupo sueco SKF, líder mundial nas plataformas de rolamentos, vedações, sistemas de lubrificação, mecatrônica e serviços na área de confiabilidade em manutenção industrial, irá comemorar um século em território brasileiro em 2015. Oito anos após sua fundação na Suécia a SKF chegou ao Brasil para contribuir ativamente com o processo de industrialização e crescimento econômico nacional ao longo das décadas seguintes.

Depois de mais de um século de atividade, o grupo SKF construiu um legado que atualmente corresponde a mais de 46 mil funcionários espalhados por 100 países e 140 instalações, das quais 16 centros de tecnologia voltados para pesquisa e desenvolvimento. Como resultado dessa intensa busca por conhecimento e inovação, em quase 108 anos de atividades o grupo é dono de um faturamento global de mais US$ 10 bilhões, com o Brasil colaborando ativamente nessa trajetória.

Em 1907, na Suécia, o engenheiro Sven Wingquist trabalhava em uma indústria de tecelagem. Incomodado com os constantes problemas de manutenção dos longos eixos de transmissão das máquinas de tecer, decidiu projetar e construir o primeiro rolamento autocompensador de esferas. A inovação funcionou tão bem que Wingquist começou a fabricar a peça em escala, dando início a Svenska Kullager Fabriken, ou Fábrica Sueca de Rolamentos. Hoje, é internacionalmente reconhecida como SKF.

Com apenas um ano de existência, filiais são abertas na Alemanha e França, e representantes são designados na Suíça, Finlândia, Bélgica, Dinamarca e Austrália. No Brasil, a trajetória se inicia no começo de 1915, com uma loja instalada no Rio de Janeiro que importava diversos tipos de rolamentos para suprir o mercado nacional.

Acompanhando a necessidade por peças devido ao estabelecimento de montadoras no Brasil na década de 1950, a primeira fábrica nacional da SKF é inaugurada em junho de 1963 às margens da Rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos. O forte ritmo de industrialização do País nas décadas seguintes, que diversificou e a aumentou a demanda, exigiu novas instalações.

Atualmente, a unidade fabril brasileira fica na cidade de Cajamar, no sub-distrito de Polvilho, instalada às margens da rodovia Anhanguera, a 30 quilômetros da cidade de São Paulo. Além da produção de rolamentos para veículos leves, o local abriga a Solution Factory. Fruto de um investimento de R$ 10 milhões, o centro de soluções de customização de serviços de engenharia oferece reparo de fusos, corte de guias e fusos lineares, repotencialização de serviços, bem como uma série de treinamentos para técnicos e engenheiros. Já em janeiro de 2013 foi inaugurado o novo Centro de Distribuição em Jordanésia, outro sub-distrito de Cajamar. O local concentra, junto com operação logística, os escritórios de vendas, marketing, customer service e serviços industriais.

Fonte: Richard JB Pfister – Imprensa SKF

Related posts