Salão de SP: Subaru revela WRX e WRX STI

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A enorme legião de fãs da marca Subaru e os apaixonados por velocidade encontrarão no Subaru WRX STI a adrenalina de um verdadeiro esportivo. Ele sintetiza o know-how e inovação da Subaru Tecnica Internacional (STI), divisão de alta performance da marca e responsável pelo desenvolvimento técnico dos modelos de competição.

A aparência impactante do Subaru WRX STI, que será uma das atrações do estande da Subaru na 28ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, é uma característica herdada dos modelos da marca que, por três vezes, conquistaram o Campeonato Mundial de Rali (WRC – World Rally Championship).

Muito além da aparência, o WRX STI traz um motor também nascido nas provas de rali, o Boxer Turbo 2,5 litros, com potência máxima de 305 cv, que, aliado ao sistema de tração integral Subaru All Wheel Drive (SAWD) – uma tradição e especialidade da marca Subaru –, proporciona uma dirigibilidade única para o segmento dos sedans esportivos.

A condução foi aprimorada pelo novo chassi, com maior rigidez, suspensões mais firmes e direção ainda mais rápida. Uma novidade do modelo é o Active Torque Vectoring (Vetoreamento Ativo do Torque), que se associa a um pacote tecnológico de comprovada eficácia, que inclui também o diferencial multimodos controlado pelo condutor (DCCD), sistema de tração integral Subaru All Wheel Drive (SAWD), controle dinâmico do veículo e sistema de freios Brembo de alta performance com ABS Super-Sport.

O Subaru WRX STI incorpora, em um nível ainda mais alto, o conceito “Força pura sob controle”. Para isso, a Subaru equipou o WRX STI com o poderoso motor Boxer turbo 2,5 litros, com injeção direta de combustível (DIT), cujo desempenho e robustez foram amplamente testadas nas competições automobilísticas.

Durante o período de desenvolvimento, a marca refinou ainda mais a dirigibilidade do WRX STI, testando-o em várias condições de uso. Como nas gerações anteriores do modelo, os testes incluíram provas em altíssima velocidade no circuito de Nürburgring, na Alemanha, conhecido por suas árduas condições. Com isso, a Subaru elevou o desempenho da carroceria, chassi e outras áreas do veículo até seus limites, e os integrou em uma mesma unidade. Isto aumentou o desempenho geral do carro, resultando no ápice da performance esportiva do sistema Subaru All-Wheel Drive (SAWD), disponibilizando alta potência nas pontas dos dedos do motorista.

O design externo do WRX STI expressa, de forma contundente, o caráter deste automóvel de alto desempenho. A dianteira foi desenvolvida para criar uma forma dinâmica, começando pelo tema de design unificado da Subaru, a grade hexagonal. O formato dos novos faróis “olhos de falcão” se harmoniza com o estilo largo e agressivo pelo qual o WRX STI é conhecido.

Nas laterais, a parte inferior da coluna A foi estendida 20 cm para a frente e a coluna “C” agora se funde suavemente à superfície do porta-malas, criando uma silhueta mais fluida. Aberturas nos para-lamas dianteiros e as saias laterais inferiores mostram a natureza esportiva do WRX STI.

O design traseiro reforça ainda mais a vocação do WRX STI como um modelo de alto desempenho. O para-choque com difusor e duas ponteiras duplas de escapamento integrados ressaltam a esportividade e a performance. O grande aerofólio, marca registrada do modelo WRX STI, tem importante função aerodinâmica, gerando uma elevada força vertical sobre o eixo traseiro quando o carro se desloca em alta velocidade.

Novas e exclusivas rodas forjadas BBS de liga com 18 polegadas foram criadas para serem mais leves e resistentes. A tecnologia LED é empregada nos faróis, lanternas traseiras e na terceira luz de freio.

Logotipos com a inscrição “STI” estão posicionados no exterior, na grade e para-lamas dianteiros.

A audaciosa personalidade do WRX STI também se reflete no interior do carro, onde os novos bancos em preto com laterais e costuras em vermelho contrastantes dão o tom para o ambiente refinado e esportivo.

Outros detalhes vermelhos, exclusivos do WRX STI, também estão presentes na alavanca do câmbio e no centro do painel de instrumentos. O interior é preto do assoalho ao teto, criando uma unidade interna reforçando ainda mais a esportividade desse novo produto Subaru.

Uma referência às corridas é a tela do display multifuncional que mostra a pressão do turbocompressor do motor Boxer. O WRX STI utiliza sistema de áudio Harman/Kardon, afinado exclusivamente para este modelo e composto por nove alto-falantes – incluindo subwoofer – com 440 watts de potência e amplificador com processador DSP.

O chassi baseado no sistema de tração integral Subaru All Wheel Drive (SAWD) e o desempenho da carroceria foram amplamente incrementados para permitir a utilização até o extremo da força do motor Boxer turbo. Isto é o que torna possível a “Força pura a seu controle”.

O propulsor Boxer e a configuração simétrica do trem de força contribuem para baixar o centro de gravidade do Subaru WRX STI, um fator que reforça ainda mais suas características esportivas de dirigibilidade.

O trabalho para enrijecer tanto a carroceria como a suspensão melhorou a velocidade de resposta da direção e, simultaneamente, elevou os limites de desempenho nas curvas. Além disso, os sistemas Active Torque Vectoring (vetoreamento ativo do torque) e Multi-mode Vehicle Dynamics Control (VDC – controle multimodal da dinâmica do veículo) contribuem para uma condução mais agradável.

A tecnologia Multi-mode Vehicle Dynamics Control permite ao motorista do WRX STI intervir no funcionamento do controle de estabilidade, selecionando entre três tipos de programação disponíveis.

O Subaru WRX STI também conta com o Diferencial Central com Controle do Nível de Bloqueio. Com esse dispositivo, o condutor do veículo pode selecionar a proporção da distribuição do torque entre as rodas dianteiras e traseiras, possibilitando o maior nível de aderência, nos mais variados tipos de terrenos. O sistema oferece a opção “auto”, em que essa distribuição é realizada de forma automática.

Exclusividade do WRX STI, o sistema de freios Brembo Performance utiliza discos Super Sport ventilados, com 13 polegadas de diâmetro na dianteira e 12,4 polegadas na traseira. O acionamento das pastilhas de freio é realizado por pinças de quatro cilindros, na dianteira, e por outras, de dois cilindros, nas rodas traseiras, ambas produzidas pela Brembo.

O WRX STI é equipado com o motor Boxer turbo 2,5 litros, com injeção direta (DIT), um símbolo da alta performance e confiabilidade da Subaru, aprimorado nas pistas de corrida. Através de uma precisa regulagem, ele atinge a potência máxima de 305 cv a 6.000 rpm e 40 kgfm de torque a 4.000 rpm.

Trabalhando em conjunto com o propulsor está o câmbio manual de seis velocidades, desenvolvido para oferecer ao motorista uma sensação mais esportiva nas trocas de marchas. Com uma alavanca de curso reduzido, esta combinação transforma a condução do WRX STI em pura emoção.

O sistema de gerenciamento do trem de força SI-DRIVE (Subaru Intelligent Drive) permite ajustar as características de dirigibilidade do carro escolhendo entre três diferentes modos – “Intelligent”, “Sport” e “Sport Sharp” por meio de um botão no console central.

Fonte: Departamento de Comunicação – CAOA

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