O Jaguar XE é o mais novo veículo da marca britânica de veículos esportivos de luxo, que chega com a proposta de ser o mais dinâmico dentro do segmento de sedãs compactos Premium.
O DNA esportivo está presente em cada detalhe do novo veículo, que traz tração traseira, já tradicional entre todos os modelos da linha Jaguar, estrutura com larga utilização do alumínio, que faz do XE um sedã compacto extremamente leve e rígido e sistema de suspensão dianteira double wishbone e traseira Integral Link, para total estabilidade e excelente dinâmica.
A esportividade também é reforçada pela utilização do motor V6 Supercharged de 3.0 litros na versão S, o mesmo utilizado no superesportivo Jaguar F-TYPE, que fazem o XE sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 5.2 segundos que, em conjunto com o sistema de direção elétrica assistida, oferece uma experiência única de condução.
O Jaguar XE é o primeiro fruto da nova tecnologia da Jaguar Land Rover em arquitetura modular. Com 2,835mm de entre-eixos e uma baixa posição do assento do motorista permitem uma proporção perfeita e um perfil esguio.
A cabine oferece alto nível de conforto e espaço para até cinco passageiros. Toda ela é revestida com materiais nobres de acabamento impecável. Os ocupantes têm à sua disposição um sistema de entretenimento completamente novo, com uma tela touchscreen de oito polegadas com layout intuitivo e rápido, além de total integração com smartphones iOS e Android.
No quesito segurança, o Jaguar XE traz alguns dos mais avançados sistemas de controle de dirigibilidade como, por exemplo, o All Surface Progress Control (ASPC), tecnologia fruto de décadas de experiência da Jaguar Land Rover em sistemas de tração para todos os tipos de terreno, capaz de trazer aderência ao veículo mesmo em situações críticas como neve e pisos muito molhados, garantindo total controle ao motorista.
Uma nova tecnologia de projeção a laser permite que o sistema head-up display projete no para-brisa do modelo uma imagem muito mais nítida, com alto contraste em cores. O motorista tem acesso a informações como velocidade atual, limites de velocidade na via e navegação, sem precisar tirar os olhos da estrada. A ampla nitidez e contraste das informações exibidas se devem graças a um novo módulo, menor e quase um terço mais leve que o utilizado atualmente pela indústria.
Uma câmera de dupla lente está instalada no para-brisa dianteiro, para permitir que o XE capture em 3D todas as informações do caminho a diante. Isso fornece informações precisas sobre o sistema de frenagem emergencial autônoma.
O XE é o mais rígido e aerodinâmico sedã esportivo que a Jaguar já produziu. Também é o primeiro Jaguar a ser equipado com direção elétrica assistida, configurada para entregar respostas muito ágeis e fiel sensibilidade aos mínimos comandos do motorista, além de utilizar menos energia em comparação com o tradicional sistema hidráulico.
O XE também carrega as maiores credenciais sustentáveis da linha Jaguar, tanto no consumo quanto na emissão de gases resultantes da combustão.
Os inúmeros benefícios da ampla utilização do alumínio na construção do XE se dá graças ao investimento de 1.5 bilhão de libras da Jaguar Land Rover na fábrica de Solihull, no Reino Unido.
O XE chega para completar a linha de sedãs da Jaguar, se encaixando logo a baixo do modelo XF e do luxuoso XJ, topo de linha da marca. A linha XE traz cinco versões distintas de acabamento, cada uma com características únicas que atendem a uma grande variedade de perfis de clientes:
Pure:
Versão de entrada da linha XE, a linha Pure conta com assentos em couro, acabamento em preto piano brilhante e com detalhes contrastantes espalhados pelo painel de instrumentos.
Prestige:
A cabine revestida em couro Taurus com costura em cor contrastante entrega um interior moderno e luxuoso com iluminação ambiente em tom azul. O assento em couro é perfurado quando com a opção de bancos ventilados e os detalhes em ‘Riva Hoop’ nas portas tem acabamento em alumínio escovado.
Portfolio:
O mais luxuoso dos modelos XE, o Portfolio tem uma larga paleta de cores como opção de revestimento para o couro Premium Windsor com perfuração exclusiva. O painel de instrumentos é dividido em inferior e superior em cores diferentes, também revestido em couro com costura dupla para uma maior sensação de exclusividade. Os detalhes em alumínio tem um acabamento em relevo.
R-Sport:
Nesta versão os assentos são revestidos em couro Taurus com inserções em outros materiais trazendo um ar esportivo para o interior. O acabamento ‘Riva Hoop’ nas portas são em alumínio, já as soleiras das portas e o volante são esportivos com a marca R-Sport gravados. O exterior é esportivo com um suave aerofólio traseiro e pára-choques mais agressivos . Uma suspensão mais esportiva entrega uma dirigibilidade ainda melhor.
S:
Esta é a versão mais esportiva do XE, seu interior tem foco em corridas. Os bancos em couro Taurus contam com paíneis em camurça e as soleiras da porta e o volante em couro também contam com paíneis com o logo S. O acabamento nas portas é de alumínio escurecido, enquanto o console central é em black piano. O pára-choque dianteiro tem entradas de ar mais largas, para mostrar à que veio o motor V6 Supercharged. Têm aerofólio traseiro, placa traseira em preto brilhante, pinças pintadas em vermelho com rodas de 20 polegadas.
O capô com vincos fortemente esculpidos é um atestado da expertise da Jaguar em trabalhar com alumínio, criando uma aparência mais muscular e alongada. O pára-brisa bem inclinado e a crescente linha de cintura criam ainda mais o perfil de um coupé com uma maior sensação de movimento.
A assinatura dos novos carros da Jaguar, com os leds de rodagem diurna em formato de “J” o tornam reconhecíveis imediatamente. Já na traseira, a linha horizontal das lanternas, que cruzam o logotipo, é uma referência ao icônico Jaguar E-Type.
Os envolventes bancos dianteiros são montados na posição mais baixa possível, criando uma posição de condução esportiva. Os assentos podem contar sistema de aquecimento e resfriamento, além de 12 modos de ajustes elétricos. Os bancos traseiros também podem ter aquecimento, podem ser recolhidos de forma individual, para maior espaço no porta malas. Todos os ocupantes aproveitaram o generoso espaço para a cabeça e pernas e os bancos traseiros escalonados liberam ainda mais espaço para os passageiros sentados na parte de trás do carro.
O XE é o primeiro modelo que utiliza a nova arquitetura modular da Jaguar. Essa avançada estrutura, que será utilizada em diversos futuros modelos de segmentos distintos da marca, foi projetada para utilizar a mais inteligente mistura de materiais, incluindo alumínio, metal de alta resistência e magnésio, provendo uma excepcional flexibilidade de manufatura.
O XE é equipado com uma linha de motores de quatro e seis cilindros movidos à gasolina, que oferecem uma mistura de desempenho, refinamento e eficiência. Todos os motores são equipados com injeção direta de combustível, acionamento de válvulas variável e sobrealimentação, de forma a entregar resposta fantástica aos comandos no acelerador, combustão silenciosa e uma rodagem limpa. Os sistemas stop-start e smart regenerative charging ajudam diretamente na otimização da queima de combustível. A potência é enviada para as rodas traseiras pelo já renomado sistema de transmissão automática de 8 velocidades.
A linha de motores movidos à gasolina começa com uma configuração quatro cilindros 2.0 turbocharger e com injeção direta de combustível. Este motor, leve e refinado entrega 240 cv de potência e 340 Nm de torque.
Para os consumidores que demandam um desempenho superior e um motor empolgante, a versão XE-S, traz o mesmo motor V6 Supercharged de 340 cv e 450 Nm de torque que também equipa o superesportivo F-TYPE. O propulsor provê ao XE-S uma excepcional aceleração, dirigibilidade e desempenho, como a aceleração da imobilidade aos 100km/h em apenas 5.2 segundos. O 3.0 V6 Supercharged também faz o XE-S chegar aos 250 km/h de velocidade final, limitada eletronicamente.
Fonte: Jaguar Land Rover América Latina e Caribe