Saem os últimos resultados dos testes do Latin NCAP

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Os últimos resultados dos testes de colisão do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) continuam a mostrar importantes avanços em segurança veicular na região. Com o apoio da Bloomberg Philanthropies para realização dos testes, o Latin NCAP continua impulsionando a melhora dos níveis de proteção dos ocupantes adultos e crianças que, em muitos países, ainda estão abaixo dos padrões mínimos de segurança defendidos pelas Nações Unidas. Os resultados mostram uma qualificação alentadora de cinco estrelas dupla para a Seat, um rendimento aceitável da Citroën, e uma reação positiva da Nissan ao decidir incluir airbags como equipamento básico em um modelo.

O Citroën C3 (fabricado no Brasil) obteve apertadamente quatro estrelas para a proteção do passageiro adulto e apenas duas estrelas para a proteção do passageiro criança. A estrutura do veículo foi considerada instável; contudo, os airbags frontais proporcionaram um nível adequado de proteção para o passageiro adulto. O equipamento de segurança básico do C3 contém menos especificações que sua versão básica europeia. Airbags laterais, ISOFIX e o interruptor para desativar o airbag do acompanhante não estão disponíveis na versão do equipamento básico para América Latina e o Caribe. Portanto, o Latin NCAP estimula o fabricante a continuar melhorando o C3.

A Seat Leon ST (caminhonete) atingiu cinco estrelas em relação à proteção do passageiro criança, e manteve as cinco estrelas na proteção do passageiro adulto, obtidas em igual modelo testado pelo Latin NCAP em 2013. A estrutura do veículo é robusta, e os airbags e cintos de segurança ofereceram uma boa proteção, tanto em colisões frontais quanto laterais.O Leon conta com seis airbags, freios ABS, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e lembretes de cintos de segurança padrão em todas suas versões. Os airbags para os joelhos, padrão na Europa, e os airbags laterais posteriores são vendidos como opcionais. Essa versão (station wagon) está sendo introduzida no mercado mexicano. Esse resultado é aplicado a toda a categoria de carros.

A versão básica do Nissan Tiida que não conta, atualmente, com airbags obteve zero estrela em relação à proteção do ocupante adulto e duas estrelas quanto à proteção do ocupante criança. Porém, em consequência do teste do Latin NCAP, a Nissan se comprometeu a parar de comercializar a versão sem airbags, para incluí-los junto com os pré-tensionadores do cinto de segurança no futuro próximo. O Latin NCAP está  otimista com esta positiva decisão da Nissan, sendo um ótimo passo para um modelo que está dentro dos dez carros mais vendidos no México e dos mais populares da região. O Latin NCAP avaliou o Tiida hatchback com um e dois airbags em 2011, atingindo três e quatro estrelas respectivamente. Isso demonstra  como é importante a Nissan parar de vender a versão sem airbags.

Fonte: www.latinncap.com

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