Rolls-Royce VISION NEXT 100 – Um panorama do futuro da mobilidade de luxo

jameslipman.com

Em evento realizado na cidade de Londres, Inglaterra, na semana passada, a Rolls-Royce apresentou o VISION NEXT 100. Um carro que define o futuro da mobilidade de luxo. Sob o código 103EX, o modelo representa o primeiro veículo visionário da marca.

O VISION NEXT 100 apresenta uma visão intrigante e esteticamente dinâmica do futuro da mobilidade. Uma experiência completamente personalizada, autônoma e naturalmente Rolls-Royce, envolvida em um design que garante um ‘Grande Santuário’ para os ocupantes.

Trata-se de antecipar as exigências de mobilidade dos clientes de luxo do futuro. O VISION NEXT 100 ganhou vida após meses de estudo e consultorias com os proprietários de veículos. Assim, o carro representa a vontade expressa de que os planos para o futuro da marca mantenham os mesmos valores e atributos que fizeram da Rolls-Royce, a marca preferida de um público exigente ao redor do mundo por mais de um Século.

Background

jameslipman.com

O ‘veículo visionário’ é um dos quatro anunciados pelo Grupo BMW em Munique (Alemanha), no último dia 7 de março, quando foram abertas as celebrações pelo centenário da marca bávara – evento que ficou conhecido como THE NEXT 100 YEARS. Além da data historicamente representativa, 2016 também se caracteriza por um momento crucial na história da Rolls-Royce Motor Cars.

Para a Rolls-Royce, o fim da produção da sétima geração do modelo Phantom – considerado por muitos como o “melhor carro do mundo” – representa o encerramento da primeira fase do projeto de renascimento da marca sob o guarda-chuva do Grupo BMW. O sucesso dos modelos Phantom, Ghost, Wraith e o recém-lançado Dawn serve como fundação para um novo capítulo da história.

Esta era de grande sucesso para a marca de luxo mais famosa do mundo, tem sido impulsionada por um compromisso inquieto de sempre olhar para a frente. Esta é a atmosfera que engloba a apresentação do Rolls-Royce VISION NEXT 100. Um revolucionário autêntico, que prevê as demandas e desejos dos homens mais bem sucedidos do futuro.

Uma visão do futuro

jameslipman.com

Para a criação do Rolls-Royce VISION NEXT 100, o time de design da marca, liderado por Giles Taylor, teve de se perguntar: “Como podemos remodelar o conceito de luxo para os próximos 100 anos?”. Para responder a esta pergunta, o time percebeu que deveria responder a outras duas: “O que um proprietário de Rolls-Royce espera para seus carros nas próximas décadas?” e “Como a Rolls-Royce pode, hoje, antecipar o que irá atender a essas expectativas?”. Essas perguntas permitiram à equipe sonhar com as possibilidades surpreendentes para o futuro da marca.

A Rolls-Royce conhece bem os anseios e motivações de seus clientes. Sabe, por exemplo, que o verdadeiro luxo é profundamente pessoal e que as características de cada Rolls-Royce já construído são a chave para o futuro. Dessa forma, os designers destacaram quatro princípios-chave que não só sustentam a solução elegante do Rolls-Royce VISION NEXT 100, como resumem o futuro da mobilidade de luxo como um todo:

• Visão pessoal
• Jornada espontânea
• O Grande Santuário
• A Grande Chegada

Na apresentação, a marca rejeitou a noção comum de que o futuro do transporte individual é utilitário e funcional apenas. A Rolls-Royce intensificou a proposta de espontaneidade, autonomia e personalização para os clientes que desejam uma ligação emocional com o carro. Esse racionínio leva ao primeiro princípio fundamental: a visão pessoal.

Visão pessoal

b965635f-57bf-4094-a82d-b8844ec495e0

O VISION NEXT 100 apresentado em Londres é apenas um exemplo das inúmeras possibilidades de visão pessoal que a Rolls-Royce tem para o futuro. De fato, em uma evolução do que hoje é o programa de personalização Rolls-Royce Bespoke, o gosto do cliente vai influenciar não só a configuração de seu carro, mas também seu design.

É, também, uma inspiração nos ‘coachbuilders’ do passado que resultou neste chassi do futuro, construído artesanalmente com os mais avançados materiais e movido por um trem de força com emissões zero. Tecnologias de construção vão permitir que os clientes se envolvam diretamente no desenho da carroceria, tamanho e silhueta de seu Rolls-Royce personalizado. O cliente do futuro colocará nas ruas seu próprio conceito. A Rolls-Royce, por sua vez, vai projetar e construir, transformando cada carro em uma obra-prima única.

“O proprietário de um Rolls-Royce continuará sendo uma figura representativa no futuro”, explica Giles Taylor. “Eu vejo que o Rolls-Royce VISION NEXT 100 terá um papel fundamental na vida dessas pessoas, guiando elas em suas viagens de forma espontânea, em um santuário requintado e com direito a uma chegada grandiosa.”

Jornada espontânea, Grande Santuário e Grande Chegada. Os próximos três princípios fundamentais.

Jornada espontânea

39ef9241-4a1c-4a65-b81a-324ed4163e66
Ao longo de 105 anos desde sua criação, em 1911, a ‘Spirit of Ecstasy’, obra do escultor Charles Sykes inspirado por Eleanor Thornton, silenciosamente guia cada Rolls-Royce e seu proprietário por momentos únicos. Sobre o capô dianteiro, ela elegantemente marcou presença em alguns dos eventos mais notáveis da história.

Hoje é a voz de Eleanor que reside no Rolls-Royce VISION NEXT 100. Conectada digitalmente a cada aspecto da vida de seu proprietário, ‘Eleanor’ assume também a função de assistente virtual e chofer. Com sua inteligência artificial, ela trabalha intuitivamente para alertar sobre itinerários, agendas e opções antes mesmo de sair de casa – relembrando compromissos e fazendo sugestões que podem evitar contratempos.

Ela vai ‘trazer’ o carro para o embarque de seus passageiros quando estiverem prontos, ao mesmo tempo em que vai informar os compromissos de cada um e, discretamente, fará sugestões e recomendações. Além disso, estará sempre vigilante. ‘Eleanor’ levará seus passageiros de forma segura, antecipando situações de risco e tomando medidas para evitá-las.

Essa Jornada Espontânea é reforçada pelo já conhecido atributo de ‘Tapete mágico’, que determina o nível de conforto dos carros fabricados em Goodwood. No VISION NEXT 100 este conceito é reforçado por um trem de força futurista e emissor zero, e um avançado conjunto de suspensões. Como é improvável a existência de motores V12 a combustão no futuro, só se pode supor como este Rolls-Royce vai ser alimentado. Uma dica pode aparecer no interior do carro, chamado de “Grande Santuário”.

O Grande Santuário

“Simplicidade é o segredo da verdadeira elegância.” Coco Chanel

Entrando no Grande Santuário, o interior do Rolls-Royce VISION NEXT 100, os passageiros estarão envoltos em uma atmosfera futurista, mas com o requinte artesanal das salas de estar. É como se sentar no melhor lugar da casa, luxuosa e silenciosa.

Como é de se esperar em um Rolls-Royce, o ambiente é formado por materiais contemporâneos e preciosos. A surpresa fica por conta da suavidade e simplicidade, que reforçam a elegância.

A peça central da cabine é o belo sofá. O melhor lugar da casa, em uma interpretação futurista do design mobiliário de luxo. Revestido pelos mais nobres tecidos, passa a impressão de estar flutuando graças à utilização de iluminação e materiais modernos.

A sensação de espaço é acentuada porque a vista dos passageiros não é mais interrompida por um painel de instrumentos ou um volante – agora supérfluos. De dentro do Rolls-Royce VISION NEXT 100, “o mundo todo é um palco, e homens e mulheres, seus atores.”

Mas se preferir desviar seus olhares do cenário mundial e perguntar a ‘Eleanor’ informações sobre o roteiro, ela mostrará tudo em uma tela OLED transparente que domina a parede frontal da cabine. Ali serão apresentadas as informações de viagem, destino ou pessoas que estão à espera. Também é possível, ao invés de admirar o mundo exterior, se divertir assistindo ao seu programa favorito.

O relógio analógico, característico dos painéis dos Rolls-Royce, permanece no futuro. Posicionado de forma central, logo acima da tela OLED.

A Grande Chegada

Algumas verdades são constantes ao longo do tempo. Uma delas é como os poderosos sempre entenderam os símbolos através dos quais expressam sua posição. Como o Rolls-Royce Phantom IV construído e usado para a coroação da rainha Elizabeth I. Veículos concebidos para projetar a importância do indivíduo que viaja dentro dele aos olhos de quem espera do lado de fora. No futuro, a Rolls-Royce acredita que seus proprietários vão querer continuar a impressionar e mostrar seu status em suas chegadas.

Essa linha de raciocínio se reflete no aspecto visual do Rolls-Royce VISION NEXT 100. Icônico, imponente e futurista, garante uma ‘Grande Chegada’ para seus ocupantes. E ao mesmo tempo em que expressa o futuro, remete constantemente a ícones marcantes de um verdadeiro Rolls-Royce: a ‘Spirit of Ecstasy’ no capô, a grade frontal, o longo capô dianteiro e as proporções.

Com 5,9 metros de comprimento e 1,6 metros de altura, o VISION NEXT 100 tem exatamente as mesmas dimensões do atual Phantom de entre-eixos estendido. A estatueta, por sua vez, cresceu em tamanho e remete aos modelos Phantom dos anos 1920. Agora, porém, esculpida em vidro, não só abrindo, mas iluminando os caminhos do luxo no futuro.

As rodas de 28 polegadas são construídas artesanalmente a partir de 65 peças individuais de alumínio. E ainda que esta nova linguagem de design soe radical, contribui para uma viagem espontânea ao reduzir a resistência do ar. Em todos os aspectos, o Rolls-Royce VISION NEXT 100 garante uma Grande Chegada.

Visão Virtual

Mesmo quem não pode comparecer ao evento de apresentação do Rolls-Royce VISION NEXT 100 em Londres, pode visualizar os detalhes desse veículo. A experiência CGI Visão 360 mergulha o espectador em uma viagem de Goodwood, casa da Rolls-Royce, até o futuro do luxo. É possível explorar os detalhes do 103EX, guiado pela voz de ‘Eleanor’, no Youtube 360º. Clique aqui e acesse.

Related posts