Rio Boat Show encerra sua 20ª edição impulsionando novos negócios

O Rio Boat Show, considerado o maior salão náutico outdoor da América Latina, chegou ao fim nesta terça-feira, 11 de abril, na Marina da Glória, com saldo de 34 mil visitantes. Presente no calendário da cidade há 20 anos, ininterruptamente, o salão reuniu, ao longo de sete dias, cerca de 100 marcas expositoras nacionais e internacionais, que apresentaram ao mercado lançamentos exclusivos para esta edição carioca. “É gratificante perceber que mesmo com o atual cenário econômico, os expositores acreditaram na força do Rio Boat Show e escolheram o salão para apesentar suas apostas de 2017”, diz Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e idealizador do Boat Show.

Entre as novidades destacaram-se 150 embarcações (75 na água e 75 em terra) de diversos tamanhos e estilos, motores e equipamentos marítimos, jet-skis e acessórios do universo náutico. Além de apresentar os lançamentos do setor, o Rio Boat Show recebeu, pela primeira vez, o Espaço dos Desejos – área voltada para exposição de artigos de luxo. Participaram marcas como Lexus, Meister Relógios, Samsung, Faber-Castell, Pirelli, Delonghi, SPA Versatti e Mercedes-Benz. Esta última montou uma pista off-road com seis obstáculos que permitiram que os visitantes testassem quatro diferentes modelos de carros.

“Ter realizado a 20ª edição mostra o quanto seguimos apostando na cidade do Rio de Janeiro. Além dos negócios fechados durante esses sete dias, o salão contribuiu para que os estaleiros participantes ganhassem força para continuar os negócios ao longo do ano”, conclui Ernani Paciornik.

 

Desfile noturno de barcos impressiona os visitantes

Outro destaque do evento foi o desfile noturno de barcos que transformou as águas da Baía de Guanabara em uma verdadeira passarela aquática. O ponto alto da noite foi a apresentação da violinista Lara Salustian, que tocou a música “Garota de Ipanema” segurada por Thiago Caldas, especialista em Flyboard – prancha parecida com a de wakeboard que é impulsionada por um jato de alta velocidade. A impressão para o público que assistia foi que os dois flutuavam sobre as águas.

 

Novo estaleiro brasileiro foi lançado no salão

O Rio Boat Show também foi o local escolhido para o lançamento da Okean, empreendimento dos sócios Nércio Fernandes, Amilton Gutierrez e Katia Fernandes em parceria com o projetista italiano Paolo Ferragni. Na ocasião, o estaleiro apresentou sua primeira embarcação: a Okean 50​, um fast trawler de 50 pés e mais de 15 metros de comprimento. A embarcação chama atenção pelo seu design e conta com flybridge e aberturas nas bordas laterais, podendo ampliar o convés e formar duas varandas sobre o mar.

 

Outras atrações que conquistaram os visitantes

O salão contou ainda com oito palestras gratuitas sobre temas relacionados ao universo náutico, permitindo que os visitantes tirassem dúvidas e se sentissem mais bem preparados para ingressar neste mercado. O Espaço Kids, com atividades infantis gratuitas, divertiu a criançada e mostrou que o evento é um programa para toda a família.  Já as variadas opções de alimentação fizeram sucesso com os visitantes. Food Trucks serviram sanduíches, tapiocas, pizzas, sorvetes e doces variados.

 

Confira abaixo as embarcações que foram apresentadas pela primeira vez no evento:

Intermarine 95 – considerado o maior barco de fibra de estilo esportivo feito em série no Brasil, com quase 30 metros de comrimento e 330 m² de área útil, a Intermarine 95 possui duas versões de layout interno que se diferenciam no flybridge, deck principal e deck inferior. O iate possui cinco suítes (versão Quintessence) ou ainda quatro suítes e uma sala multiuso (versão Fascination). Outra opção para os clientes que buscam exclusividade é a possibilidade de personalizar todo o interior da embarcação de acordo com as preferências e o estilo de vida de cada proprietário.

– Segue 89 – este barco da Yacht Center Group tem 26 metros de comprimento e é considerado veloz para seu porte. O design é assinado pelo renomado projetista Gino Gandino e conta com materiais nobres como madeiras maciças, laminados naturais e couros argentinos. A suíte máster a meia-nau é bem ampla e ocupa os 5,90 metros de boca do barco, que tem capacidade para 18 pessoas de dia e dez para pernoite.

– Cimitarra 640 – com comprimento total de 18,65 metros, a Cimitarra 640 tem duas versões, flybridge e Sundeck — este último um fly reduzido para dar espaço a um enorme teto solar na área de comando. A capacidade é de 20 passageiros em passeio diurno e 11 para pernoite. Com motorização IPS 800 Volvo, o cliente pode escolher as cores e configurar o barco de acordo com o seu gosto.

 – Schaefer 510 – a nova embarcação de 51 pés da Schaefer tem 15,4 metros de comprimento e conta com uma confortável suíte master à meia-nau, três opções de layout interno com até três suítes, além de espaço gourmet na plataforma. Com acabamento de alto padrão e design moderno, haverá também versão especial em parceira com o estúdio italiano Pininfarina, um dos mais conceituados do mundo, responsável pelo design de empresas como Ferrari e Maserati.

– Armatti 480 Sport Fly – com pouco mais de 14 metros de comprimento, o novo modelo da Armatti Yachts – linha de lanchas para passeio do Triton Group – apresenta um design marcante ao misturar conforto com esportividade. Projetada para tornar a experiência de navegação ainda mais apaixonante, a embarcação tem capacidade para receber 14 passageiros, sendo seis para pernoite.  A área do fly, um dos maiores da categoria, possui moderno posto de comando com ótima visibilidade além de equipamentos de alta tecnologia.

– Coral 43 HT – uma das novidades do estaleiro fluminense Coral é a nova lancha de 43 pés com hardtop. Com mais de 13 metros de comprimento, o modelo conta com amplo cockpit, com banco duplo para piloto, espaço para refeições e sofás para os passageiros, além de espaço gourmet na popa. O hardtop torna a lancha ainda mais confortável em intempéries climáticas.

 – Verve 40 – primeira lancha esportiva da marca italiana Azimut, o modelo chama a atenção por aliar luxo, design, modernidade e desempenho. Com pouco mais de 12,5 metros de comprimento e 3,8 de largura, destaca-se pelo desempenho obtido por três motores de popa de 350 HP cada. O posto de comando é aberto, mas protegido por hard top. A proa foi aproveitada ao máximo com dois sunpads e a popa conta com áreas para  para refeições com grill, cooktop, pia e geladeira. Tem ainda cabine confortável para a categoria.

– Lagoon 450 Sportop – vendido pelo Grupo Sailing, o novo veleiro catamarã do estaleiro francês Lagoon, será o primeiro modelo da linha SporTop a chegar ao Brasil. Originalmente lançado com flybridge, a nova versão foi uma inovação do modelo de maior sucesso do estaleiro, o 450 F com mais de 600 unidades vendidas. O posto de comando, estrategicamente posicionado entre o cockpit e a parte superior do salão, possibilita maior integração com as demais áreas de convívio do barco, além de facilitar as manobras.

– Real 270 – derivada da Real 260, o modelo conta com para-brisa mais esportivo, que virou identidade da marca, targa à ré (garantindo uma maior área abrigada do sol) e um pé a mais na plataforma de popa. O casco com Hydrolift System, sistema de redução de atrito com a água patenteado pelo estaleiro, proporciona melhor desempenho e garante mais economia e suavidade. A embarcação comporta 13 pessoas e, mesmo com proa aberta, vem com banheiro fechado.

 – Sedna XF 335 IPS – produzida pelo estaleiro paulista Sedna Yachts, a lancha de pesca tem 10,93 m de comprimento e capacidade para 12 pessoas de dia e quatro, em pernoite. Seu novo layout conta com cozinha na parte externa da embarcação e cockpit redesenhado. Na nova versão, a XF 335 vem com tanque de combustível com capacidade maior – 1000 litros – e propulsão rabeta fixa – são dois motores Volvo IPS 400.

– FS 265 Solaris – novo projeto do estaleiro catarinense FS Yachts, a embarcação foi lançada oficialmente no Rio Boat Show. Trata-se de uma lancha de 26,5 pés, irmã da FS 265 Element, porém com a proa aberta, possibilitando um espaço de utilização muito mais eficiente para passeios diurnos. Usa motorização de centro-rabeta a gasolina.

– Focker 255 GT – lancha de proa aberta com borda alta e grande capacidade de transporte, podendo levar até 12 adultos em passeios diurnos em águas parcialmente abrigadas. Isto significa uma capacidade de carga cerca de 50% superior a uma lancha da mesma categoria.  Outro destaque neste lançamento da Fibrafort é o banheiro, cujo acesso é facilitado pelo rebaixamento do piso no corredor de acesso à proa. A embarcação vem também com paiol para guardar uma prancha de wakeboard e uma targa de aço inox para puxar um praticante deste esporte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related posts