Range Rover Evoque 2014 chega com câmbio de nove marchas

Evoqueabre9

A Jaguar Land Rover, empresa britânica de veículos de luxo, apresenta uma nova versão de um dos mais bem-sucedidos veículos da Land Rover: o Range Rover Evoque. A linha 2014 chega como o primeiro veículo com transmissão ZF-9HP de nove velocidades do Brasil, o que proporciona melhorias significativas no consumo de combustível, menores índices de emissões, mais conforto e menos ruídos em velocidade de cruzeiro.

As atualizações na linha 2014 do Range Rover Evoque vão muito além do novo sistema de transmissão, com a introdução de novas opções de cores externas e de acabamentos internos, rodas em liga leve de 18, 19 e 20 polegadas com novo design e espelhos retrovisores redesenhados. Menores que a versão anterior, as peças tiveram as luzes de seta substituídas por um filete em LED, que harmoniza com o design externo do veículo.

A linha 2014 chega com inúmeras melhorias nos sistemas de condução, que proporcionam mais conforto e segurança aos passageiros. Entre elas, destaca-se o Controle de Cruzeiro Adaptativo ACC com Queue Assist, sistema de controle automático de velocidade que freia o veículo automaticamente no momento em que ele se aproxima de outro veículo mais lento e acelera novamente o modelo quando a pista está livre, mantendo-se a velocidade programada.

Já a tecnologia Torque Vectoring distribui o torque de forma independente em cada roda, o que proporciona maior estabilidade, ideal para situações de curvas em alta velocidade.

Os sistemas de auxílio à condução foram ainda mais aperfeiçoados com a introdução de funcionalidades, nas quais se incluem: Park Exit, complementar ao já existente Park Assist, que auxilia em manobras de baliza sem a interferência do condutor. O novo sistema Perpendicular Assist permite também manobras automáticas em vagas a 90º, comuns em estacionamentos de shoppings.

O sistema Closing Vehicle Sensing and Reverse Traffic Detection aciona avisos no painel do veículo quando os sensores de estacionamento colocados nos para-choques traseiro e dianteiro do modelo identificam a aproximação de um outro veículo.

O modo Fast-Off mede a velocidade que é liberada do pedal do acelerador e antecipa novas solicitações de potência pelo condutor, mantendo a mesma velocidade selecionada, se necessário. Assim, se o condutor solicitar uma relação mais curta quando o veículo circula a uma velocidade elevada, o sistema memoriza o pedido e seleciona a relação inferior assim que a velocidade for reduzida para o nível apropriado.

Para melhoria no consumo de combustível, a linha 2014 chega com o sistema Stop/Start, que interrompe o funcionamento do veículo em situações de congestionamento e religa o veículo imediatamente ao primeiro toque do motorista no acelerador.

“O Range Rover Evoque é um verdadeiro fenômeno de vendas em todo o mundo. A versão 2014 do modelo chega com atualizações significativas, que incluem o inédito câmbio ZF de nove marchas, o primeiro do gênero no Brasil a equipar um veículo de passeio. Isso, juntamente com as novas tecnologias que incluímos nesta versão, deverá consolidar ainda mais o sucesso desse modelo no mercado brasileiro”, afirma Marcos Saade, gerente de Produto da Jaguar Land Rover Brasil.

A caixa de câmbio ZF-9HP é uma obra-prima em termos de dimensões por ser extremamente compacta. Apesar das três velocidades adicionais, é apenas 6 mm mais larga e pesa 7,5 kg menos que a caixa anterior de seis velocidades. Isto é possível por meio do seu design inovador, que inclui uma bomba hidráulica que contribui também para uma maior eficiência, a qual se somam duas embreagens patenteadas, em vez dos conjuntos de embreagens convencionais mais volumosos, e um novo conjunto de engrenagens de alojamento inteligente.

Disponível nas versões Pure, Dynamic e Prestige, a linha 2014 do Range Rover Evoque é equipada com motor de 2.0 litros Turbo com 240 cv de potência.

Com vendas que superam as 200 mil unidades em todo o mundo, o Evoque se configurou como sucesso absoluto nos mais de 170 países em que os modelos Land Rover são comercializados. No Brasil, as vendas da linha chegaram a 13.243 unidades desde o lançamento do veículo, no segundo semestre de 2011. Número esse que deverá crescer ainda mais com a chegada da versão 2014.

Fonte: Jaguar Land Rover América Latina e Caribe

Evoquenineabre2_1

Related posts