A tendência positiva se mantém: com 130.598 veículos vendidos em todo o mundo apenas nos primeiros seis meses de 2018, a Porsche AG superou a alta recorde do ano passado em mais 3%, tornando o primeiro semestre de 2018 o mais bem-sucedido da história da companhia. O Panamera foi o modelo com o maior crescimento percentual: até o final de junho, a Porsche contabilizava a venda de 20.500 unidades do carro esportivo de quatro portas, quase o dobro do número registrado no mesmo período do ano passado. O 911 também teve crescimento de dois dígitos, com um aumento de 28%, correspondente a 21.400 veículos entregues. As linhas de maior volume continuam a ser a Macan, com 46.600 veículos entregues e a Cayenne, com 28.700 unidades.
“No ano da comemoração dos ’70 anos da Porsche’, estamos especialmente felizes por nosso ícone, o 911, continuar mantendo um impulso muito forte”, afirmou Detlev von Platen, membro do Conselho Executivo da Porsche AG responsável por Vendas e Marketing. “Isso demonstra como nossa marca é forte e procurada.”
Em seu mercado doméstico, a Alemanha, a Porsche registrou um aumento de 11% no primeiro semestre de 2018. Em toda a Europa, o crescimento foi de 9%. A China continua a ser o mercado individual mais forte para a Porsche, com 33.363 veículos entregues, à frente dos Estados Unidos (29.421 unidades). O declínio das entregas na China, de 7%, deve-se principalmente à redução das tarifas de importação que entrou em vigor a partir de 1º de julho de 2018. Desde que essa medida foi anunciada, um número significativo de clientes deixou de concretizar compras. “As situações políticas e econômicas em nossos principais mercados, especialmente na China e nos Estados Unidos, representam desafios consideráveis neste momento. Na Europa, estamos preparando nossa linha de modelos para os futuros parâmetros de emissões. Mesmo assim, graças ao nosso desempenho positivo nos primeiros seis meses deste ano, estamos confiantes de que voltaremos a alcançar os altos níveis do ano passado novamente”, disse von Platen.
PORSCHE AG Entregas |
1º semestre | ||
---|---|---|---|
2017 | 2018 | Diferença | |
Mundo | 126,497 | 130,598 | +3% |
Europa | 42,972 | 46,955 | +9% |
Alemanha | 15,474 | 17,215 | +11% |
America | 33,428 | 35,635 | +7% |
EUA | 27,568 | 29,421 | +7% |
Ásia-Pacífico, África e Oriente Médio |
50,097 | 48,008 | -4% |
China | 35,864 | 33,363 | -7% |
No Brasil, o primeiro semestre também foi de recorde histórico. Nunca se vendeu tantos carros como em 2018. Foram 722 unidades no acumulado de janeiro a junho, o que corresponde a um aumento de 30% a mais do que o ano anterior. Os grandes destaques foram o Panamera, com 85 unidades comercializadas, o 718 (Boxster/Cayman), com 139 unidades, e o grande ícone 911, que teve 103 modelos vendidos. Todos os carros acima são líderes em seus respectivos segmentos no país.
“A Porsche vem desempenhando um papel importante no Brasil, graças aos carros cada vez mais tecnológicos, avançados e esportivos que disponibiliza. Temos que agradecer também aos nossos parceiros concessionários pelo grande trabalho realizado. Esperamos que o restante do ano seja ainda mais forte, uma vez que teremos o lançamento da nova geração do Cayenne, um de nossos líderes históricos de vendas, e a abertura de mais uma nova concessionária, desta vez em Belo Horizonte (MG) administrada pelo Grupo Bamaq”, revelou Werner Schaal, diretor de vendas da Porsche Brasil.