Porsche mantém vendas estáveis em 2023: forte crescimento para o 911 e Taycan

  • 320.221 entregas em todo o mundo durante o ano de 2023
  • Aumento de três por cento em relação ao ano anterior
  • Distribuição de entrega de veículos equilibrada em todas as regiões ao redor do mundo
  • Taycan registra mais de 40.000 unidades entregues
  • 5.151 unidades entregues no mercado brasileiro, constituindo o oitavo ano consecutivo de crescimento no país
A Porsche registrou um crescimento robusto no ano fiscal de 2023 e apresentou um leve aumento nas entregas. O fabricante de carros esportivos entregou um total de 320.221 carros nos últimos 12 meses. Isso representa um aumento de três por cento em relação a 2022. “Mesmo em tempos de incerteza econômica global, nossa marca permanece desejável e exclusiva”, afirma Detlev von Platen, Membro do Conselho Executivo de Vendas e Marketing da Porsche AG. “No ano passado, nos beneficiamos da posição muito equilibrada da Porsche em suas maiores regiões de vendas. Continuaremos a otimizar essa distribuição de mercado harmoniosa.”

Em seu mercado doméstico, a Alemanha, 32.430 clientes receberam novos carros – um aumento de 10%. Nos demais países europeus (excluindo a Alemanha), a Porsche entregou 70.229 carros no ano passado. Isso representa um aumento de 12% em relação a 2022. A América do Norte registrou 86.059 entregas (+9%), tornando-se a maior região de vendas da Porsche em 2023. Na China, as chaves de 79.283 carros foram entregues aos clientes (-15%). A queda neste mercado é atribuída à contínua situação econômica desafiadora na região. A região de vendas responsável pelos mercados emergentes continua a se desenvolver positivamente, com um aumento nas entregas de 16%. No total, 52.220 carros foram entregues aos clientes destes países no último ano.

O 911 continua sendo um dos modelos mais desejados
O Porsche 911 registrou o maior aumento entre todas as linhas de modelos em 2023, com um aumento de 24 por cento. O 911 foi entregue a 50.146 clientes em todo o mundo. O Taycan também apresentou ganhos de dois dígitos, com 40.629 clientes recebendo seus novos carros (+17 por cento).

O modelo com o maior número de entregas foi o Cayenne. Exemplares do SUV foram entregues a 87.553 clientes no ano passado (-8 por cento). A queda em relação a 2022 pode ser explicada pela mudança de modelo, incluindo o lançamento escalonado da nova geração em todo o mundo desde o lançamento no mercado em abril, bem como uma atualização de software para os modelos híbridos para garantir a melhor qualidade possível. O Porsche Macan foi entregue a 87.355 clientes, mantendo-se assim no mesmo nível do ano anterior. No último ano de seu ciclo de vida, a geração atual do Panamera registrou 34.020 entregas. A nova geração do sedã de luxo, que estreou em novembro, estará disponível para os clientes a partir de 2024. Os modelos 718 Boxster e 718 Cayman registraram 20.518 entregas (+13 por cento).

Olhando para o futuro em 2024, von Platen espera um ano desafiador: “Estamos lançando as bases para o futuro e atualizando quatro das seis séries de modelos – mais lançamentos de produtos com implantações escalonadas do que nunca em um único ano”. O Membro do Conselho responsável pelas áreas Vendas e Marketing também espera que as condições de mercado na China permaneçam desafiadoras. “Portanto, é importante que continuemos a equilibrar nossa estrutura de vendas e fortalecer nossas operações no exterior. Em 2024, focaremos mais do que nunca no crescimento orientado para a geração de valor e em manter um nível de vendas estável.”

Porsche estabelece um novo recorde de vendas no Brasil
Em 2023, a Porsche entregou 5.151 carros ao mercado brasileiro. Este número representa um aumento de 61% em comparação a 2022, constituindo o oitavo recorde consecutivo de vendas no país.

De acordo com Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil, “tivemos um desempenho sólido e positivo em 2023. Esse resultado somente foi possível por meio de uma colaboração muito forte entre nossa equipe e nossos parceiros nos Porsche Centers.”

“Reunimos mais de 30.000 fãs, clientes e amigos durante nosso Festival Porsche, realizado em dezembro no circuito de Interlagos. Toda essa paixão demonstra que estamos seguindo na direção certa.”

A expansão da rede de concessionárias foi um dos pilares fundamentais para o resultado positivo. “Inauguramos dois novos Porsche Centers em 2023: nossa segunda concessionária na cidade de São Paulo (Porsche Center São Paulo Oeste) e o Porsche Center Salvador. Esses novos pontos nos permitem oferecer mais experiências e serviços aos nossos clientes e fãs”, conclui Peter Vogel.

O Porsche Cayenne foi o modelo mais vendido, com 1.451 unidades entregues. A linha de modelos Macan ocupa a segunda posição, com 1.297 unidades. Os SUVs são seguidos de perto pelo icônico Porsche 911, com 1.038 unidades entregues. A linha de esportivos de motor central 718 contribuiu com 543 unidades. O Panamera e o Taycan também apresentaram resultados positivos, com 508 e 314 carros entregues.

 PORSCHE AG

Entregas

    Janeiro – Dezembro
2022  2023  Variação 
 Mundial 309.884 320.221 +3% 
 Alemanha 29,512 32,430 +10%
 América do Norte 79,260 86,059 +9%
 China 93,286 79,283 -15%
 Europa (excluindo Alemanha) 62,685 70,229 +12%
 Mercados emergentes 45,141 52,220 +16%

Related posts