Peugeot 308 ganha novos conjuntos mecânico e de suspensão

308_Frente

Acaba de chegar à rede de concessionários Peugeot de todo o Brasil uma nova versão de acabamento do 308, a Allure 2.0L Automática. Sucesso comercial da Marca no país, o hatchback recebeu importantes mudanças nos conjuntos mecânico e de suspensão, estendida a toda gama do modelo, que garante ainda mais conforto à condução esportiva característica do veículo.

A exemplo do sedã 408, a Allure 2.0L Automática estreia um novo powertrain formado pela transmissão automática sequencial de seis velocidades, até então disponível nas versões com motorização THP do portfólio da Marca, e pelo reconhecido motor 2.0L 16V VVT Flex, de 151 CV de potência máxima quando abastecido com etanol.

Em termos de segurança e confiabilidade, a caixa de segunda geração produzida pela AISIN, chamada AT6, possui um moderno sistema de trava eletrônica que impede o engate de uma marcha incompatível com a rotação do motor. Na prática, o sistema impossibilita o movimento da alavanca para as opções “P” (parking) e “R” (marcha a ré) quando o veículo ultrapassa a velocidade de 6 km/h, preservando a transmissão.

Para otimizar o funcionamento da caixa AT6 com o motor 2.0L foram desenvolvidas novas linhas de admissão de ar e de escape, além de uma calibração específica para o motor, privilegiando o conforto na utilização da função “Drive” e, ainda, proporcionando uma condução mais dinâmica e esportiva no modo “Sport”.

Outro item de destaque da caixa AT6 é o sistema de correção dinâmica, que faz a leitura do relevo pela qual o veículo está trafegando. A transmissão “segura” as marchas em descida, acionando o freio motor, e nas subidas trabalha na melhor faixa possível de torque. O sistema também retém a marcha quando o motorista tira o pé do acelerador, permitindo, caso ele aborte uma ultrapassagem, refazer a operação, garantindo maior segurança. Se o mecanismo não estivesse disponível, com a desaceleração, o carro ganharia velocidade e o motorista precisaria acionar os freios.

Motor 2.0L 16V VVT Flex: confiável, robusto e flexível

O propulsor de quatro cilindros e 16 válvulas Flex, com duplo comando de válvulas e cilindrada de 1.997 cm3 (diâmetro 85 mm, curso 88 mm), é compacto e de liga leve. O comando de válvulas de admissão, equipado com sistema de distribuição variável e contínuo (VVT), tem uma cartografia que possibilita variar a admissão em função das condições de condução. Esta característica proporciona ao motor flexibilidade e torque em baixa rotação.

O motor gera potência máxima de 151 CV a 6.000 rpm quando abastecido a etanol (143 CV a gasolina) e o torque máximo alcança 22 mkgf a 4.000 rpm, também abastecido com o combustível vegetal (20 mkgf a 4.000 rpm no caso da gasolina). Com tais números, a relação peso / potência do Peugeot 308 fica abaixo dos 10 kg / CV, garantindo um comportamento dinâmico com bom desempenho e segurança.

Novo conjunto: melhores desempenho e nível de consumo

A implantação do câmbio AT6 junto ao motor 2.0L 16V VVT Flex gerou ganhos de performance, tendo como principais destaques acelerações e retomadas, e a redução no consumo de combustível.

Nas acelerações de 0 a 100 km/h, houve uma melhora de 0,8 s comparado ao câmbio de quatro velocidades, pois a caixa AT6 tem relações mais curtas em 1ª e 2ª marchas. O mesmo ocorreu quanto às retomadas, principalmente de 80 km/h a 120 km/h, no qual o tempo foi reduzido em 0,5s.

Com o câmbio AT6, o consumo foi reduzido em todas as situações de uso (cidade ou estrada) e combustível (etanol ou gasolina). Nos testes realizados pelo Departamento de Engenharia da PSA Peugeot Citroën, o 308 registrou uma economia de 5% se comparado com sua versão anterior, equipada com a transmissão automática de quatro velocidades.

Nova suspensão: mais conforto em favor da dirigibilidade

No ano modelo 2014, o 308 recebeu modificações importantes no conjunto de suspensão aplicadas a toda gama do modelo.

No eixo traseiro foram trocadas as buchas de articulação, que agora estão mais macias, e colocado um calço de elastômero no apoio da mola com a carroceria. No eixo dianteiro, foi aplicado um novo apoio superior da mola, que também contribui para a melhor filtragem das irregularidades do piso.

Essas evoluções tiveram o objetivo de aumentar o conforto sem perder a estabilidade característica do modelo Peugeot. A excelente rigidez à torção do hatch médio também permite um rendimento máximo dos trens de rodagem.

Na dianteira, a suspensão é do tipo pseudo MacPherson invertido com barra estabilizadora desacoplada, cuja tecnologia propicia uma excelente dirigibilidade. Contribui para isso suas articulações flexíveis – coxins de borracha – entre a suspensão e a longarina, com alto conforto acústico no interior do veículo. A suspensão traseira é composta por uma travessa deformável e uma barra estabilizadora integrada, que assegura o controle das vibrações e de estabilidade, assim como um elevado nível de conforto para os passageiros do banco traseiro.

O bem-estar a bordo do 308 é também garantido pelo tratamento acústico, que envolve a rigidez da carroceria, juntas de dupla vedação e de vidros laterais com espessura de 4 mm, placas insonorizantes que revestem o capô e a tampa do porta-malas e à aplicação de um para-brisas acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior.

Interior com espaço, luminosidade e conforto

Por sua arquitetura semi-alta, o painel de instrumentos do 308 proporciona uma ampla visibilidade externa por sua forte inclinação. Com dimensão interior generosa, o modelo se converte em um dos mais espaçosos veículos de seu segmento.

O 308 recebeu um tratamento de alta gama no habitáculo, permitindo uma elevada percepção de qualidade. Elegante, o painel de instrumentos reserva uma vasta superfície para materiais nobres, tanto no aspecto visual quanto tátil, como o revestimento do tipo slush, macio ao toque. Promove também uma ótima integração de seus equipamentos, como módulo de comando da climatização, sistema de som e computador de bordo, entre outros, todos à mão do condutor.

Atrás, os passageiros desfrutam de um habitáculo de grande luminosidade, com muito conforto e espaço, atributos ressaltados pelo teto panorâmico de vidro, agora disponível como opcional na versão de entrada Active 1.6 e item de série no restante da gama. O equipamento, de 0,83 m2 de área, aumenta a superfície envidraçada do modelo para 4,86 m2, e proporciona aos ocupantes ótima luminosidade interna. É possível regular a entrada de luz no interior do 308 graças ao acionamento elétrico da cortina do teto.

O hatchback da Peugeot mantém ainda estreito compromisso com o conforto. Além da aplicação de um para-brisa acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior, desde a versão de entrada o modelo dispõe de ajustes de altura do banco do motorista, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, direção com assistência eletro-hidráulica, computador de bordo, rodas de liga leve de 16 polegadas (17 polegadas para as demais versões), volante revestido em couro, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento e porta-luvas refrigerado e iluminado, entre outros.

Tecnologia a bordo

O 308 dispõe de vasta tecnologia e equipamentos de auxílio à condução de última geração. É o caso, em especial, do sistema multimídia com tela retrátil colorida de sete polegadas – opcional nas versões equipadas com o motor 2.0L 16V VVT Flex e de série na Griffe THP, que integra a navegação WIP Nav, as informações do sistema de som, a agenda de contatos do celular e, ainda, apresenta os dados transmitidos pelos sensores de estacionamento.

O sistema de som dispõe de rádio com tocador de CD e leitor de MP3, conexão para USB/iPod, entrada auxiliar e Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a tela do carro, além da função “audiostreaming”, que permite ao usuário ouvir músicas registradas no celular ou em um aparelho MP3 sem necessidade de cabo.

 Preços
308 Active Flex 1.6 16V – 52.990,00
308 Allure (M) Flex 2.0 16V – 60.990,00
308 Allure (AT6) Flex 2.0 16V – 66.490,00
308 Griffe THP (A) 1.6 THP –  74.990,00

Fonte: Imprensa Peugeot do Brasil

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