O novo KAnibal – Global da Ford para mercados emergentes

FordKaConcept-01

Ainda um protótipo conceito, para estudos e para pesquisar a reação do consumidor, em próximos salões e clínicas marketeiras. Mas, seu destino já esta definido. O hatch de cinco portas, precursor de um compacto mundial totalmente novo, para 2014, apresentado na fábrica de Camaçari, será o carro global de entrada da Ford.

Um canibal que, primeiro, tirará do mercado o atual Ka, proibido por não atender as novas exigências das novas normas de segurança impostas pelo governo. Depois, “comerá” seu irmão de plataforma, o Fiesta Rocam, que acaba de subir no telhado e assumirá  o posto de carro de entrada da Ford, com recheio tecnológico melhor que dos concorrentes mais próximos.

”Além disso, será competitivo em preço, espaço interno, porta-malas, número de portas, motor 3 cilindros 1.0, para se tornar, não o carro básico da marca, mas, o primeiro carro da família do consumidor”, disse Oswaldo Ramos, cacique de Marketing da Ford, durante a apresentação do novo veículo na fábrica da empresa em Camaçari.

O novo modelo terá, também, uma versão mais luxuosa e atraente, em relação à conectividade, equipada com motor 1.5, o mesmo do New Fiesta, em posto imediatamente superior e com tecnologias só disponíveis em segmentos de maior patente.

Olhando para a Ford 2015, veremos que a empresa abandonou os modelos ditos “pelados”, pois daqui a 13 ou 14 meses, a marca só venderá carros globais no Brasil, sempre acima do patamar dos 30 mil reais.

Para Oswaldo Ramos, o objetivo do novo modelo é guerrear com HB20 e Onix, ambos já instalados no mercado, mas que poderão ser surpreendidos, pois o novo Karro da Ford entrará completo em campo.

Por enquanto, nada de ficha técnica, pois o protótipo, nem motor tem. Mais um pouco de tempo e a Ford inaugurará sua unidade de produção de motores, também no sítio de Camaçari, vizinha da linha de produção. Aí sim, teremos mais um novo carro brasileiro para o mundo.

Seu nome, ainda esta em aberto. Porém, uma coisa é certa: não se chamará Escort ou Lázaro, pois a empresa não pretende entrar no ramo da ressurreição dos mortos, uma fantasia que, recentemente, passeou por muitas redações.

Figurões da política baiana, ministros e o simpático Bill Ford, bisneto do fundador e manda-chuva da marca, boa parte da diretoria da Ford Brasil e mundial, imprensa, além de grande número de empregados que, orgulhosos pela produção do segundo carro global Ford construído no Brasil, conferiram a apresentação do Ka Concept.

A VISÃO GLOBAL

O conceito Ka, apresentado no Brasil, é parte da estratégia One Ford de construir modelos globais que possam ser vendidos em diversos países. Ford está trabalhando para que seus veículos sejam iguais em todo o mundo, dentro de uma série de plataformas centrais, como prevê o plano One Ford. Ao fazer isso, a montadora espera economizar dinheiro em engenharia, compra de matérias-primas e na linha de produção.

Seguindo essa filosofia, Ford pode vender na Europa o minicarro, por enquanto, Ka cinco portas, revelado no Brasil. No momento, ainda não há uma decisão sobre a estratégia de oferecê-lo no velho continente, mas estará na “prateleira” da Ford Europa para ser usado quando necessário.

Provavelmente, a caminhada logística comece pelo mercado chinês e indiano e outros no sudeste da Ásia, locais onde o veículo poderá ser fabricado e América do Sul, abastecida pela produção no Brasil. Afinal, as pesquisas revelam que essas regiões são onde mais famílias estão acumulando poder de compra para investir no primeiro carro.

Fonte: www.fordparatodos.com.br

Related posts