Nissan Sentra chega a linha 2016 com série especial Unique

UNIQUE_12-620x414

Vendido em quase 70 países, com mais de 500 mil unidades vendidas no último ano fiscal e mais de 5 milhões veículos vendidos desde seu lançamento no mundo, em 1982, o Nissan Sentra chega a sua linha 2016, com novidades tecnológicas e a apresentação da série especial Unique. Além de trazer como novidades a incorporação dos controles de tração e de estabilidade e da plataforma de mídias sociais Nissan Connect™. Os preços começam em R$ 69.190.

Uma das principais novidades da linha 2016, a série especial Unique é um nome conhecido do cliente Nissan e dos consumidores brasileiros, já que a geração anterior do sedã médio teve também uma edição especial na linha 2012. Na atual versão, é a primeira vez que o modelo tem essa série, que traz requinte com o acabamento do interior e dos bancos de couro claros e acessórios como soleiras das portas iluminadas, tapetes e rodas esportivas exclusivas, entre outros itens.

O Nissan Sentra 2016 incorpora ainda em sua lista completa de equipamentos de série duas importantes novidades de segurança e tecnologia: controles de tração e de estabilidade (Vehicle Dynamic Control – VDC) e a plataforma mundial da marca que conecta o veículo às redes sociais e ao GPS, o Nissan Connect™ (nas versões SL e Unique).

A marca japonesa traz de volta a série especial Unique, criada com o objetivo oferecer exclusividade aos clientes do sedã médio. Posicionada no topo da gama, a novidade traz refinamento nos detalhes, e tem preço sugerido de R$ 87.490.

Equipado com o mesmo motor da família, o 2.0 16V, de 140 cavalos, o Nissan Sentra Unique mantém também todo o conforto e requinte da versão topo de linha SL, na qual é baseada, mas com toques de exclusividade. Difere-se principalmente pelo acabamento claro, em uma combinação de tons cinza e bege chamada de “Greige”, dos paineis das portas e dos bancos de couro, detalhes que dão ainda sofisticação ao habitáculo e ampliam a sensação de espaço do interior.

Outros detalhes dessa série especial são os itens desenvolvidos especialmente para torná-la diferenciada, como tapete com a inscrição “Unique”; rodas esportivas aro 17 com desenho exclusivo; logotipo na tampa do porta-malas “Unique”; friso lateral pintado na cor da carroceria e posicionado na base da porta; soleiras das portas iluminadas com o nome “Sentra” gravado; automatizador dos quatro vidros com acionamento elétrico e sistema antiesmagamento, além do alarme volumétrico. Este último, e novo, equipamento de série utiliza um sensor ultrassônico para emitir ondas sonoras dentro da cabine do carro que monitoram as movimentações. Conta com dois pontos que funcionam como “alto-falante” e “microfone”, que trocam sinais pelo interior do veículo até se encontrarem.

Dessa forma, quando o veículo está totalmente fechado, o perfil da onda sonora que chega ao “microfone” é o padrão, bem definido e conhecido pelo módulo eletrônico que controla o sistema de alarme. Se uma ou mais janelas forem violadas, o perfil da onda sonora é alterado, o que indica ao módulo eletrônico a violação do veículo e a necessidade de se disparar o alarme sonoro.

Equipamentos de série como esse ajudaram o Nissan Sentra a tirar a nota mais alta entre os modelos avaliados nos testes do “Índice de Furtos”, promovidos desde 2012 pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil). Desde que passou a integrar esses ensaios do órgão, o Nissan Sentra sempre foi o campeão da avalição, que classifica os modelos de acordo com a disponibilidade e a qualidade dos dispositivos de segurança patrimonial instalados de série, como chaves codificadas, imobilizadores, localização da bateria, trava de coluna de direção, alarme e outros. Todas as versões do Nissan Sentra receberam 4,5 estrelas de 5 possíveis.

Completam a lista de equipamentos do Nissan Sentra Unique itens como a chave inteligente I-Key, que dispensa o manuseio para abertura das portas e partida do motor; farois de neblina; volante revestido de couro com controle de áudio por Bluetooth®; câmera traseira com imagem no display do rádio; sistema de navegação por GPS; airbags frontais para motorista e passageiro, laterais e de cortina; sensor de estacionamento; teto solar; controles de tração e de estabilidade (Vehicle Dynamic Control – VDC); conectividade com mídias sociais por meio do Nissan Connect™, entre outros.

Os controles de tração e estabilidade estão presentes também como equipamentos de série nas versões SV e SL do Nissan Sentra 2016. Trata-se de importante adição de segurança, que deixa o Sentra em linha com o que o mercado oferece.

O VDC tem como principal objetivo auxiliar o motorista em situações de condução que levam à perda de estabilidade, colaborando para evitar acidentes. O sistema eletrônico trabalha diretamente nos freios antitravamento ABS e no pedal do acelerador para controlar o torque em situações de sobresterço e subesterço. A segurança para os ocupantes aumenta, uma vez que o condutor pode não conseguir controlar o veículo sozinho em tais condições.

O sistema, fornecido pela Bosch, monitora constantemente os movimentos de condução e frenagem por meio de sensores espalhados pelo veículo. Ao perceber qualquer variação fora do padrão, o VDC age compensando-a com a redução da velocidade dos giros do motor e aplicando pressão no freio da roda que está perdendo aderência. Adicionalmente, o controle de tração percebe também se há deslizamento das rodas para responder instantaneamente e ajudar a reduzir a aceleração, recuperando o controle do carro.

O motorista percebe quando o VDC está em funcionamento pelo indicador “SLIP” no painel de instrumentos, que pisca para indicar condições de pavimento escorregadias. O sistema pode ser desativado por meio de um botão no lado esquerdo do painel – entre a porta e o volante, abaixo da abertura do porta-malas. Mesmo desligando o sistema, os freios antitravamento ABS funcionarão normalmente.

Outra grande novidade do Nissan Sentra 2016 é a incorporação do sistema Nissan Connect™, plataforma global da marca japonesa para a conectividade do carro com apps de smartphones, como item de série para a versão SL e a série especial Unique. Com ele, motoristas podem ter a experiência digital diretamente em seu veículo. O pacote de serviço do Nissan Connect™ é gratuito para os primeiros três anos após a data de compra do carro. É importante ressaltar que o funcionamento depende da compatibilidade do smartphone com o pacote de dados e do cadastro no app.

E desde a versão de entrada 2.0 S, o Nissan Sentra traz o sistema Bluetooth® com comandos no volante. Com ele, o telefone celular interage com o sistema de som do veículo, minimizando a distração por manter as mãos livres para dirigir, evitando acidentes ou multas. A versão topo de linha 2.0 SL permite ainda o acesso ao sistema Bluetooth® (que sincroniza agenda telefônica e músicas) por meio da tela de 5.3 polegadas no painel, que reúne também as informações dos sistemas de áudio e de navegação. Com comandos de voz em português, o GPS é o mesmo sistema usado pela Nissan em modelos do mercado norteamericano.

A Nissan oferece diversos equipamentos que dão praticidade e conforto a todos os ocupantes. Assim, desde a versão de entrada 2.0 S, o sedã traz aberturas internas da tampa do combustível e do porta-malas por meio de botão no painel; retrovisores externos com regulagem elétrica; porta-óculos; vidros dianteiros e traseiros elétricos com função um toque para o motorista; para-sol com espelhos cortesia e iluminação para motorista e passageiro; iluminação do porta-malas e porta-luvas; computador de bordo com consumo médio, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa; aviso de abertura das portas; comandos do sistema de áudio no volante; faróis de neblina; alarme perimétrico (volumétrico na Unique); três alças de teto retráteis para os passageiros; travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento; bloqueio de ignição por meio do imobilizador do motor e limpador de para-brisa com duas velocidades e controle intermitente variável. Como itens de segurança, os destaques ficam com os freios com discos ventilados dianteiros e discos sólidos traseiros equipados com ABS de quatro canais e quatro sensores e controle eletrônico de distribuição de força (EBD); airbags frontais e fixadores traseiros para cadeiras de bebês sistema ISOFIX.

A versão 2.0 SL traz ainda acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular); airbags laterais e de cortina (seis no total) e sensor de estacionamento que atua em conjunto com a câmera de ré para facilitar as manobras e evitar colisões ou atropelamentos com alertas sonoros de proximidade; retrovisor interno eletrocrômico; controlador automático de velocidade de cruzeiro. A versão conta, opcionalmente, com teto solar com controle elétrico e sistema antiesmagamento.

Uma comodidade – e diferencial também – da linha é a chave presencial I-Key. Disponível desde a versão de entrada 2.0 S, dispensa a chave convencional para abrir as portas e dar a partida no motor. Basta mantê-la no bolso ou bolsa, aproximar-se das maçanetas ou do volante e apertar levemente os botões.

Presente em todos os veículos de passeio da Nissan no Brasil, a direção com assistência elétrica deixa as manobras, especialmente as de estacionamento, muito mais leves, sem que isso prejudique a segurança e a sensação de condução em estradas. Uma central eletrônica gerencia o esforço demandado para deixar a direção mais firme de acordo com a velocidade.

Para os passageiros do banco traseiro, o Nissan Sentra traz o terceiro apoio de cabeça, que é item de série desde a versão de entrada e exclusivo do modelo vendido no mercado brasileiro, e cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros do banco traseiro. Na versão 2.0 SL, o sistema de retenção conta com pré-tensionadores. O sistema de airbags do modelo recebeu ainda novos sensores para colisões laterais, que melhoram o tempo de detecção do impacto. Estão posicionados na área inferior da coluna C, complementando os existentes nas zonas de deformação da carroceria.

O Nissan Sentra traz o motor MR20DE, de 2 litros, quatro cilindros e 16 válvulas, que é o único com essa cilindrada a ser flex fuel para o modelo em todo o mundo. Além de ser admirado pelos proprietários do Sentra, esse motor atende à demanda do mercado de sedãs médios e oferece maior confiabilidade e baixo custo de manutenção.

Com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS), o bloco desenvolve 140 cavalos de potência a 5.100 rpm e entrega torque de 20 kgfm a 4.800 rpm. É econômico, tendo obtido nota “A” na sua categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do INMETRO, tanto nas versões equipadas com o câmbio manual de seis velocidades (2.0 S) como nas com câmbio XTRONIC CVT® (2.0 SV,2.0 SL e 2.0 Unique). O Nissan Sentra recebeu também o selo “Conpet” de Eficiência Energética Veicular, concedido pela Petrobras aos veículos mais eficientes que participam do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

O câmbio Xtronic CVT utilizado no Nissan Sentra é de última geração, carregando duas décadas de liderança da marca japonesa em inovação em transmissões continuamente variáveis. Ele é 13% mais leve e produz 30% menos atritos na comparação com a geração anterior. A redução veio também da diminuição do diâmetro das polias, da adoção de uma bomba de óleo mais compacta, que necessita de baixa viscosidade para lubrificação, e da redução das perdas de lubrificante e de pressão. Além disso, conta com um controle lógico do sistema e o acoplamento antecipado do conversor de torque. A relação é mais ampla (7.3:1) que os CVTs convencionais e que as transmissões automáticas de sete velocidades.

O Nissan Sentra também conta com uma linha de acessórios para personalização, que deixa o veículo ao gosto do cliente. Entre os itens disponíveis encontrados na rede de concessionárias da marca estão tapete de borracha; sensor de estacionamento; central multimídia; automatizador de vidros; alarme volumétrico; soleira iluminada; frisos laterais; aerofólio traseiro e protetor de cárter.

Preços do Nissan Sentra 2016:

Sentra 2.0 S = R$ 69.190

Sentra 2.0 SV = R$ 75.990

Sentra 2.0 SL sem teto solar = R$ 82.490

Sentra 2.0 SL com teto solar = R$ 84.990

Sentra 2.0 Unique = R$ 87.490

Fonte: Nissan do Brasil / Viagem a convite da Nissan

 UNIQUE_28-620x414

SL_12-620x414SL_7-620x414

Related posts