Nissan revela carro das 24 Horas de Le Mans

Nissan_GT_R_LM_NISMO_14

A Nissan declarou-se pronta para assumir a posição de melhor fabricante de carros esportivos do mundo após a revelar o Nissan GT-R NISMO LM, seu carro para a disputa da tradicional prova das 24 Horas de Le Mans, durante o intervalo comercial do Super Bowl XLIX, realizado ontem à noite.

No ano passado, o Super Bowl foi o programa de televisão mais assistido na história da televisão dos Estados Unidos, com mais de 110 milhões de telespectadores. Dessa forma, o jogo final do campeonato de futebol americano deste ano foi a oportunidade ideal para a Nissan exibir pela primeira vez o comercial “With Dad” – “Com Papai” (veja a peça publicitária no link www.withdad.com) –, que revela o tão aguardado Nissan GT-R NISMO LM, bólido que vai correr para assumir o posto de melhor do mundo na prova das 24 Horas de Le Mans 2015.

Em um movimento ousado, a fabricante japonesa interpretou os regulamentos técnicos da prova de forma inovadora, e desenvolveu um carro de tração e motor dianteiros (V6 3.0 biturbo a gasolina) e um sistema de recuperação de energia cinética. “Por isso tivemos um grande orgulho ao revelar o Nissan GT-R NISMO LM durante o Super Bowl”, explicou Roel de Vries, chefe global de Marketing e Estratégia de Marca da Nissan. “A combinação do Super Bowl com a 24 Horas de Le Mans – dois dos eventos esportivos mais assistidos no mundo – nos deu uma oportunidade única de mostrar nosso programa de esporte motor mais ambicioso dos últimos tempos. O GT-R é o nosso carro de rua mais representativo. E o GT-R continua a linhagem esportiva que remonta três décadas da NISMO, braço de automobilismo e performance da Nissan. A prova de Le Mans impulsiona a inovação, e o sucesso lá nos levará a uma maior inovação na nossa gama de carros de rua. Nós somos os novos garotos de Le Mans. Nossos adversários são os melhores do mundo, mas estamos prontos”, completou.

O novo carro da Nissan vai disputar a classe LM P1 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, a principal categoria de carros esportivos de corrida. A partir de Silverstone, no Reino Unido, em 12 de abril, a temporada irá ter provas em Spa, na Bélgica, Le Mans, na França, e Nürburgring, na Alemanha, antes de se tornar global com corridas nos EUA, Japão, China e Oriente Médio.

O Campeonato Mundial de Endurance FIA é o campo de provas final para empresas de automóveis avalizarem suas novas tecnologias antes serem transportadas para carros de produção em série. Os engenheiros dos carros de competição, por exemplo, estão enfrentando os mesmos desafios que os engenheiros das linhas de produção em relação à eficiência energética, um dos assuntos mais importantes do momento da indústria. Com mais liberdade do que na Fórmula 1, os engenheiros LM P1 tem grande oportunidade para inovar.

O programa de teste intensivo do Nissan GT-R NISMO LM começou no Arizona no ano passado e continua nos EUA. Todos os pilotos da Nissan para a LM P1 serão revelados em breve.

A Nissan também aproveitou a oportunidade para anunciar três parcerias do seu programa LM P1. A fabricante suíça de relógios TAG Heuer será a parceira oficial, com todos os pilotos usando os relógios da marca. A parceria será ativada globalmente por ambas as partes com diversos eventos a serem anunciados nos próximos meses.

Os lubrificantes serão fornecidos pela Motul, que trabalhará em estreita colaboração com o departamento de motores da NISMO para desenvolver produtos de alta performance que vão melhorar a competitividade e a eficiência. A Motul tem uma longa relação com a NISMO nas últimas duas décadas e esta expansão natural no programa LM P1 vem logo após a vitória no Campeonato Super GT com o icônico # GT-R 23 MOTUL AUTECH.

O programa LM P1 usará pneus fornecidos pela Michelin. O fabricante francês desenvolveu pneus especialmente para o Nissan GT-R NISMO LM e foi ativa no extenso programa de testes do carro.

Fonte: NissanNews.com.

Related posts