Nissan e-NV200 e aprovado pela FedEx Express em teste no Brasil

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Nissan Motor Co., Ltd., e a FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. começaram a testar o Nissan e-NV200, um veículo comercial leve 100% elétrico, no Brasil desde o dia 22 de janeiro. Completado um mês de teste, o modelo foi aprovado pela empresa. O teste foi realizado no Estado do Rio de Janeiro, onde fica a sede da Nissan no País.

Os testes fazem parte do programa global de avaliação e do programa de desenvolvimento do veículo, que está sendo realizado conjuntamente pelas duas empresas. Esta será a primeira vez que o modelo rodará no continente americano. Até o momento, a parceria viabilizou testes com o e-NV200 no Japão, no Reino Unido e em Cingapura, e, em breve, testes serão realizados também nos Estados Unidos. E pela primeira vez jornalistas e convidados puderam dirigir o modelo em todo o mundo. Ele será apresentado oficialmente no Salão de Genebra deste ano, como modelo de produção.

A escolha do Brasil para integrar o programa de avaliação do e-NV200 demonstra a importância do País para as empresas, que buscam crescer suas operações locais de maneira sustentável. A Nissan, que prepara-se para inaugurar uma de suas fábricas mais sustentáveis do mundo em Resende, no estado do Rio de Janeiro. “A oportunidade de testar o e-NV200 no Brasil é uma prova de que veículos 100% elétricos são também uma opção viável no mercado local. Além disso, nós estamos testando 25 unidades do carro elétrico LEAF por meio de um projeto-piloto de táxis nas cidades do Rio e de São Paulo, e também como veículo policial no Rio de Janeiro, com a utilização de duas unidades pela Polícia Militar na cidade”, diz François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.

Como líder global na utilização de veículos elétricos no setor de transporte e logística, a FedEx está comprometida em trazer alternativas inovadoras e diferentes ao mercado, a fim de encontrar as melhores soluções para reduzir a emissão de CO2 e aumentar a eficiência operacional da companhia”, afirma Mike Murkowski, vice-presidente sênior de operações da FedEx Express para a América do Sul.

Em dezembro, a companhia colocou seis veículos elétricos em circulação, nas operações do Rio de Janeiro e de São Paulo. A introdução do carro elétrico na operação brasileira faz parte da EarthSmartR, plataforma mundial de sustentabilidade da FedEx desenhada para conduzir o compromisso ambiental da empresa nas comunidades onde atua.

O e-NV200 oferece as mesmas características de versatilidade, funcionalidade e praticidade do modelo-base, a van compacta NV200 com motor a combustão. Seu trem de força usa como base o do Nissan LEAF. O motor elétrico é o mesmo, alimentado por uma bateria de íons de lítio. O Furgão ecológico tem tração dianteira aceleração suave e tranquila. Mantendo as emissões zero de CO2, comparado a aproximadamente 140g de CO2/km emitidos por veículos com motores de propulsão a gás. Além disso, 80% da capacidade total da bateria podem ser rapidamente carregados em 30 minutos.

O modelo oferece uma vasta gama de utilizações para diferentes negócios, com o seu sistema de telemática avançada e a fonte de alimentação no compartimento de carga, que permite ligar equipamentos externos. A disposição inteligente dos módulos da bateria garante ampla área para carga, que é um fator fundamental para um veículo comercial leve. Além disso, o e-NV200 apresenta excelente custo de propriedade, item muito importante para empresas, o que garante alta atratividade.

A FedEx possui atualmente 167 veículos elétricos e 365 híbridos elétricos nos Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Japão, China e Brasil. Até o final deste ano fiscal (maio de 2014), a empresa terá aumentado essa quantidade para 222 e 393, respectivamente. De 2005 a 2012, a introdução desses tipos de carro na frota fez com que a companhia economizasse aproximadamente 2,4 milhões de litros de combustível.

O Nissan e-NV200 será produzido na Espanha, em Barcelona, a partir de marco deste ano. Ele tem dimensões bem aproveitáveis, com 4,4 m de comprimento, 1,69 m de largura e 1,85 m de altura. Trata-se de um furgão de carga de uma ou duas fileiras de bancos ou de passageiros. Possui uma capacidade de carga de 4.200 litros, compartimento de carga com comprimento de dois metros e potência de 109 cv (80 kW), com torque máximo de 28,5 kgfm (280 Nm), ele é movido por uma bateria de íon-lítio, a mesma usada no Leaf. (Marcus Lauria)

*Evento a convite da Nissan do Brasil

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