Motos e mulheres – O maior evento para mulheres motociclistas do Brasil aconteceu no Campo de Marte neste último sábado, 30.

Estiveram presentes mais de 400 mulheres motociclistas, garupas, acompanhantes, imprensa, 19 motos para test-ride e mais de 20 marcas no evento, entre patrocinadores e apoiadores.

No último sábado, 30, o Acelerada Experience Women’s s Day 2024, maior evento para mulheres motociclistas e garupas já realizado no país, contou com a presença de mais de 400 mulheres motociclistas, garupas, 20 marcas patrocinadoras e 19 diferentes modelos de motos para test-rides no Hangar Campo de Marte, na cidade de São Paulo.

O evento – idealizado e realizado por Eliana Malizia (idealizadora e fundadora do site Acelerada e Movimento Aceleradas) e Mariana Romero (fundadora da Galvaa Comunicação e empresária) em 2023 – está em sua 2a edição e planeja estar anualmente no calendário de eventos para mulheres que pilotam. O intuito é que seja realizado sempre no mês de março, celebrando o universo feminino e alertando a respeito do combate ao câncer no colo do útero – a quarta maior causa de morte do público feminino no Brasil – que, inclusive, contou este ano com a startup da empresa See Me para falar um pouco mais sobre o tema.

Os patrocinadores deste ano: a BMW Motorrad, Bajaj, Castrol, Duas Rodas, Heliar, Norisk, Triumph, Royal Enfield, Honda Remaza, Grupo Nacar com Yamaha e Suzuki, Suhai Seguradora, Triumph, Watts, O Boticário e Vedamotors marcaram presença e abrilhantaram o evento tão aguardado.

 

Segundo a Abraciclo, a presença feminina na condução de uma motocicleta cresce a cada dia entre as mulheres brasileiras. Atualmente, o Brasil conta com 9.468.705 motociclistas do gênero feminino, representando um crescimento de 69,5% em dez anos. Em 2014, esse número era de 5.586.855 mulheres.

De acordo com dados da Senatran/IBGE (Secretaria Nacional de Trânsito/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), analisados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, os três estados que têm mais mulheres habilitadas na categoria A, em termos porcentuais, são: Rondônia (31,9%), Santa Catarina (27,6%) e Mato Grosso (24,6%). Em números absolutos, a liderança é de São Paulo, com 2.823.660 motociclistas.

Apesar do aumento expressivo, elas representam 24,5% entre todos os cidadãos brasileiros habilitados na categoria A – com esse tipo de carteira de motorista, é possível conduzir veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais que 50 cm3.

“Muito feliz e satisfeita com a 2a edição do Acelerada Experience Women’s Day, que trouxe ainda mais novidades e poder ver as motociclistas e garupas

alegres foi uma grande satisfação. Superação foi o grande tema deste evento! Emocionante presenciar mulheres que nunca haviam pilotado motos de alta cilindrada, se sentindo encorajadas e vencendo medos. Uma apoiando a outra. Os instrutores da equipe do piloto Leandro Mello foram instruídos a incentivá- las, correr do lado quando fosse preciso. E os test-rides foram além das expectativas: quase todas as mulheres testaram o total de 19 modelos de motos disponíveis. É lindo de ver e já estou visualizando a próxima edição. Este ano, mais de 300 mulheres vestiram a camisa Acelerada; ano que vem quero ver ainda mais”, comenta Eliana Malizia, idealizadora e fundadora do site Acelerada e Movimento Aceleradas.

 

“O mercado ansiava por um evento que focasse na mulher motociclista como a estrela. Venho do segmento automotivo e entendo que existe espaço sim para trabalharmos com o público feminino, que tem crescido de forma exponencial, tem poder aquisitivo e ainda é grande formador de opinião. As mulheres influenciam, representam nas vendas e merecem ser vistas com carinho e respeito. Estou muito contente por ter idealizado este evento com a Eliana e termos colocado-o em prática. Era um sonho que estava no papel. Teremos sempre que aperfeiçoá-lo, mas esta 2a edição superou a 1a, com certeza”, comenta Mariana Romero, empresária e business owner da Consultoria de Comunicação Galvaa.

 

“Viver este dia foi, de longe, uma das melhores coisas que aconteceram comigo. O evento inteiro tinha aquela aura acolhedora, aquele gás de empolgação que bate no coração, junto com a ansiedade para conhecer tudo que tinha disponível para nós ali. Eu passava pelos estandes, reconhecia as aceleradas que já partilharam momentos comigo e sorria imediatamente, porque ali eu me sentia completamente em casa. O test-ride com as marcas foi um ponto de virada de chave para mim, que sempre tive o receio de subir em uma moto grande e acabar fazendo besteira por viver todo dia na minha scooter 125cc. Passei o evento inteiro em cima de uma moto, ignorei tamanho e cilindrada e só me lancei, me joguei de cara na experiência e minhas expectativas superaram a estratosfera! Não foi à toa que fiquei praticamente o evento inteiro em cima de motos e provei todas as que estavam disponíveis para nós!”, diz Mariana Queiroz, técnica de laboratório.

 

“Eu sempre tive muito medo de pilotar (ainda tenho), sofro por ansiedade e já tive depressão. Conheci as aceleradas, que me ajudaram muito. Fui à primeira edição do evento e me apaixonei, me encontrei e consegui tirar minha CNH. Ainda piloto com receio, mas supero a cada dia graças ao movimento acelerada e cada uma envolvida. É um acolhimento maravilhoso. E agora, com o Acelerada Experience Women’s Day, foi um grande passo para testar diferentes modelos de motos e vencer ainda mais meus medos. Gratidão.”, comenta Vilma Ferreira Lima, consultora de vendas.

 

A Estação Talk Show recebeu os porta-vozes das marcas Bajaj, BMW, Triumph, Norisk, See Me, Royal Endfield e a concessionária Nacar para conversar com as motociclistas presentes.

A Estação Beleza, patrocinada pela marca Triumph, disponibilizou dois de seus lançamentos, recém-chegados ao Brasil, para o evento. A Speed 400 e a Scrambler 400X – as convidadas puderam apreciar as novas integrantes da marca em exclusividade. Além disso, as inscritas puderam relaxar com uma massagem nas costas (quick massage) pelas mãos das massoterapeutas da Onodera, unidade Santa Terezinha. O espaço contou também com o apoio da Top Internacional, que tem uma linda perfumaria na famosa Oscar Freire, que maquiou com maestria as inscritas, deixando-as ainda mais lindas. Como novidade, o espaço teve a participação de 3 tatuadoras com a flash tattoo e uma profissional de piercing.

 

A Estação Gourmet, a nossa praça de alimentação, contou com 6 foodtrucks incríveis para abastecer as energias dos convidados.

A Estação Deles contou com uma mesa de sinuca para a diversão dos acompanhantes, e o parceiro foi o Clube de Tiro Tabata Guns.

E a estrela do dia foi com certeza o test-ride com a equipe de instrutores do piloto Leandro Mello. Foram 9 horas de degustação dos modelos disponíveis, contando também as motocicletas elétricas.

Animando este grande encontro a DJ Bia Maza tocou músicas descoladas e clássicas com bastante estilo.

Este ano, a revista Duas Rodas apoiou a Tenda das Aceleradas, incentivando o projeto “Juntas Somos Mais”, que reúne no mesmo espaço diversas motociclistas que são pequenas empreendedoras.

Por fim, este ano, uma outra novidade no evento: a premiação chamada “As mais desejadas”, onde as inscritas que fizeram o test-ride durante o evento poderão escolher as suas “queridinhas” e as 3 marcas em destaque ganharão o trófeu.

O evento teve uma finalização em ritmo de festa, com um lindo pôr do sol na pista de voo do Campo de Marte.

Link com as fotos do evento: Aceleradas Experience – Google Drive Crédito: Gustavo Epifanio

https://drive.google.com/drive/folders/1h90PghFs3Fa1rTQxYKS6XNuZWdluv496?usp=drive_link

Siga-nos nas redes sociais: @_aceleradas_ @eliana.malizia @galvaa.comunicacao

 

Sobre a Aceleradas:

Movimento Aceleradas surgiu a partir do momento em que Eliana Malizia começou a trabalhar reportando matérias sobre motos – desde 2006 -, reunindo mulheres para eventos e passeios. Com o passar do tempo, decidiu dar um nome para o movimento: ACELERADAS. Um nome que tem ligação com o seu site, o acelerada.com.br. Somos Todas Aceleradas, este é o lema. Um movimento para TODAS, onde não importa a cilindrada. A junção de todos os motogrupos, motoclubes femininos, mulheres motociclistas e garupas de todo o Brasil. Juntas participam de eventos, encontros, viagens, ações sociais e diversas experiências.

@_ aceleradas _

 

Sobre a Galvaa Comunicação:

Consultoria de Comunicação 360o que constrói a voz de empresas de maneira estratégica, sem ruídos e personalizada. Com uma carteira de clientes nacionais e multinacionais, conectamos de forma coesa e criativa os 3 pontos principais de uma marca: a conexão do público interno, seus porta-vozes e a sua imagem perante o mercado. Dentre nossos serviços, oferecemos assessoria de imprensa dedicada, relações públicas, influencer experience, branding, assessoria de talentos, desenvolvimento de experiências únicas em eventos e treinamento de comunicação assertiva/oratória para gestores e líderes.

 

Related posts