Mercedes mostra novo S 65 AMG Coupé

S 65 AMG Coupé 2014

O S 65 AMG Coupé é o novo modelo topo de linha de doze cilindros da família Classe S Coupé. Conforto de condução inigualável, referência em desempenho e detalhes refinados são as marcas registradas deste veículo de duas portas. Os contornos irresistíveis do V12 Coupé são acentuados por um conjunto de expressivos elementos de design em cromo de alto brilho. O motor AMG V12 biturbo 6,0 litros, com 463 kW (630 cv) de potência e 1.000 Nm de torque é único em seu segmento, assim como a suspensão esportiva AMG baseada no sistema MAGIC BODY CONTROL com função de inclinação nas curvas e o ROAD SURFACE SCAN (scaner de superfície da estrada).

Segundo Tobias Moers, CEO da Mercedes-AMG GmbH, “há fãs da AMG para quem o motor V12 biturbo é o parâmetro de todas as coisas. Para estes clientes, desenvolvemos um carro único, o novo S 65 AMG Coupé. Da dinâmica de condução ao conforto e equipamentos, nosso novo cupê de doze cilindros ultrapassa até mesmo as mais altas expectativas.”

Coupé, sedã, roadster e off-roader: após o S 65 AMG, o SL 65 AMG e o G 65 AMG, o novo S 65 AMG Coupé é o quarto veículo de alta performance da AMG com um motor V12. Nenhum outro fabricante de automóveis no mundo oferece um portfólio tão amplo de veículos com doze cilindros como a Mercedes-AMG. Em 2003, a marca de performance da Mercedes-Benz apresentou um cupê com um potente motor V12 biturbo, o CL 65 AMG (série de modelos C215). Seu sucessor, o CL 65 AMG (série de modelos C216) foi oferecido entre 2007 e 2014 e foi o antecessor direto do novo 65 AMG Coupé.

Motores de doze cilindros continuam sendo considerados o ápice da engenharia de motores. Entre os conhecedores, o motor AMG V12 biturbo 6,0 litros, em particular, é visto como um exemplo destacado de seu segmento. Basta abrir o capô do S 65 AMG Coupé e isto fica óbvio: a exclusiva cobertura do motor em fibra de carbono e alumínio indica os excepcionais pontos fortes do V12 construído em Affalterbach segundo o princípio “um homem, um motor”. Além de ser a marca registrada da AMG para confirmar superlativa qualidade e precisão, a placa de identificação dos motores AMG, com a assinatura do técnico responsável sob a estrela da Mercedes, é uma prova inquestionável do impecável DNA da marca de performance da Mercedes-Benz.

O AMG V12 tem potência máxima de 630 cv e torque máximo de 1.000 Nm, proporcionando uma performance superior. O S 65 AMG Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). Também em outros aspectos o motor AMG V12 biturbo 6,0 litros garante uma condução sensacional: conforto de rodagem em grande estilo, poder de impulsão e entrega de força sem esforço em todas as faixas de rotação se combinam às refinadas características de funcionamento e com a típica e diferenciada sonoridade do AMG V12.

Os dados de consumo e emissões mostram que o AMG V12 está pronto para o futuro: consumindo 11,9 litros por 100 quilômetros segundo a norma NEDC (consumo combinado), o equivalente a emissões de 279 g/km de CO2, o S 65 AMG Coupé é significativamente mais econômico que todos os seus competidores. Comparado ao modelo CL 65 AMG anterior, o consumo de combustível foi reduzido em 2,4 litros por 100 quilômetros (consumo combinado NEDC). O modelo topo de linha de doze cilindros atende ao padrão de emissões EU6.

A transmissão AMG SPEEDSHIFT PLUS 7G-TRONIC é responsável por levar a força do motor ao eixo traseiro. A transmissão oferece três modos individuais: o motorista pode optar entre Controlled Efficiency (C – eficiência controlada), Sport (S) e Manual (M) por meio de uma tecla no console central. Os modos Sport e Manual privilegiam o dinamismo do veículo: o apelo emocional e a tangível esportividade são garantidos pelos cortes breves e precisamente definidos da ignição e injeção nas trocas de marchas ascendentes a plena aceleração. Isto encurta os tempos das mudanças e dá um tom audível mais emocionante às trocas de marchas. A função ECO start/stop também é ativada sempre que o modo “C” for selecionado.

O S 65 AMG Coupé traz de série uma bateria de íons de lítio. Esta tecnologia inovadora oferece numerosas vantagens sobre as baterias convencionais. Com capacidade de 78 Ah, ela substitui tanto a bateria do motor de partida como a bateria reserva, com uma economia de peso de mais de 20 quilos.

A suspensão esportiva AMG baseada no sistema MAGIC BODY CONTROL proporciona uma incomparável sensação de rodagem. A combinação de série do Active Body Control (ABC), ROAD SURFACE SCAN e a função de inclinação nas curvas é única. Esta função permite que o S 65 AMG Coupé se incline para o lado interno das curvas, da mesma forma que um motociclista ou esquiador. A aceleração lateral que age sobre os ocupantes do carro é similar à que ocorre em uma curva inclinada. Em estradas muito sinuosas, em especial, essa nova função aumenta o prazer de conduzir e o conforto. O objetivo não é atingir velocidades maiores, mas criar uma experiência de rodagem mais agradável. A função de inclinação nas curvas pode ser selecionada, como os três modos de condução. Ela funciona em velocidades entre 15 e 180 km/h.

Nas curvas, o veículo se inclina automática e continuamente em frações de segundo, de acordo com o raio da curva e a velocidade. O inovador sistema de suspensão detecta as curvas usando simultaneamente uma câmera estereoscópica localizada atrás do para-brisa, que registra a curvatura da estrada até 15 metros à frente, e um sensor de aceleração lateral adicional. A função de inclinação nas curvas está estreando no S 63 AMG Coupé e no S 65 AMG Coupé.

A tecnologia ROAD SURFACE SCAN pode detectar com antecedência ondulações na superfície do caminho, com a ajuda de uma câmera estereoscópica. O sistema MAGIC BODY CONTROL ajusta a suspensão antecipadamente de acordo com a situação, compensando com eficiência os movimentos do chassi. Os modos de suspensão – “Comfort” e “Sport” – também estão disponíveis. Além da suspensão esportiva AMG, o S 65 AMG Coupé apresenta uma elastocinemática específica. O motorista se beneficia desta maior precisão, ganhando um modo de condução mais dinâmico.

O S 65 AMG Coupé traz rodas forjadas com design multirraios, tamanho 8,5 x20 na dianteira e 9,5 x 20 na traseira, com pneus 255/40 R 20 e 285/35 R20. As exclusivas rodas forjadas do V12 Coupé fascinam pelo design excepcional, uma interpretação contemporânea dos aros de veículos esportivos clássicos. Cada um dos 16 raios é conformado para que os contornos captem a luminosidade e irradiem para o centro do cubo da roda. O efeito criado dá impressão de que as rodas são ainda maiores.

A incomparável superioridade visual das rodas forjadas AMG, polidas com cerâmica e altamente brilhantes, é fruto de um elaborado processo de acabamento: o polimento inicial é seguido pelo lixamento manual das rodas de liga leve. Duas etapas de polimento, utilizando diferentes materiais criam o brilho desejado. Após serem limpas, as rodas passam por um tratamento final, incluindo o revestimento com verniz transparente.

As rodas forjadas trazem de série a cobertura das porcas totalmente integrada, em alumínio forjado. Seu formato remete ao travamento central usado no automobilismo esportivo. O logotipo AMG é incorporado ao aro, como um elemento de design. Três outras rodas forjadas no mesmo formato são oferecidas como opcionais – uma versão de design com acabamento preto fosco e aro em alto brilho.

O sistema de freios AMG de alta performance traz pinças na cor cinza. Pinças vermelhas são oferecidas como opcionais. Um sistema de freios de composto de cerâmica também é disponibilizado como opcional. O design mais de 20% mais leve garante menores massas não suspensas, assim como um melhor desempenho na condução, agilidade e conforto de rodagem.

Suprema esportividade combinada à clareza sensual típica da Mercedes-Benz – as irresistíveis formas do S 65 AMG Coupé são cativantes. Itens específicos do V12 incluem incontáveis elementos de design em cromo de alto brilho na dianteira, laterais e traseira que se destacam especialmente em conjunto com a pintura escura: a grande estrela da Mercedes no conjunto dianteiro, a grade do radiador com dupla lâmina, todas as grades das entradas de ar, o friso na “asa A”, os defletores de ar laterais e o dianteiro têm elementos cromados.

Dos lados, o olhar é atraído para o logotipo “V12 BITURBO” nos para-lamas e os insertos em cromo brilhante nas saias laterais, que se harmonizam perfeitamente com as rodas forjadas polidas. A vista traseira também é memorável: as duas ponteiras duplas cromadas do sistema de escapamento esportivo AMG, em design V12, são integradas ao conjunto. Acima do difusor, pintado em preto brilhante, o friso cria um eficiente contraste: ele ecoa o design da “asa A” da dianteira e tem acabamento em cromo de alto brilho.

A personalidade também se evidencia no interior: o S 65 AMG Coupé recebe seus ocupantes com um ambiente de elegância incomparável. O coupé apresenta os mais finos materiais, a mais alta qualidade de manufatura e uma ampla gama de equipamentos de série. Em termos visuais, o interior é dominado pelos bancos esportivos. A forração em couro napa designo AMG Exclusive, com padronagem em diamante, traz perfurações cuidadosamente distribuídas. O resultado são junções extraordinariamente precisas e uma inigualável impressão de qualidade.

Desenvolvidos com exclusividade, os bancos esportivos AMG garantem ótimo conforto em longos percursos. Comandos elétricos de posicionamento, função de memória e controle climático são itens de série. Como benefício extra, as novas almofadas dos assentos e encostos aumentam o apoio lateral em curvas feitas em alta velocidade. Distintivos AMG de alta qualidade estão presentes nos quatro apoios de cabeça e o logotipo AMG é incrustado no console central dianteiro.

Outros itens do pacote Exclusive incluem forro do teto em couro napa, painel de instrumentos em couro, painéis centrais das portas com padrão diamante, alças de teto forradas em couro e soleiras das portas exclusivas AMG em aço inoxidável com iluminação branca. Os clientes que escolherem o estofamento designo AMG Exclusive em couro napa podem optar entre preto e as combinações porcelana/marrom espresso, marrom/preto, porcelana/preto e cinza cristal/preto.

O novo volante esportivo AMG com três raios permite perfeito controle do veículo.  Ele inclui shift paddles, um elegante friso no contorno, acabamento em couro perfurado na área de manuseio e um inserto metálico com a inscrição AMG.

Outra especialidade característica da AMG é o painel de instrumentos: informações sobre a rotação do motor, velocidade do veículo e muito mais aparecem em dois mostradores redondos animados na tela TFT de alta resolução com 31,2 centímetros. O grafismo, os ponteiros em vermelho e prata, o velocímetro com escala até 360 km/h e o logotipo “V12 BITURBO” no conta-giros têm design específico da AMG. Quando a porta do motorista é aberta, uma tela de inicialização especial aparece no display à direita, enquanto uma representação animada do S 65 AMG Coupé surge no conjunto de instrumentos.

A ampla gama de equipamentos standard do S 65 AMG Coupé inclui o head-up display e o touchpad. O head-up display projeta no para-brisa informações importantes, tais como a velocidade do carro, limites locais de velocidade, informações de navegação, sinais de trânsito e informações do DISTRONIC PLUS. A visualização da rotação do motor e da marcha utilizada no momento é exclusividade da AMG. No modo de transmissão Manual, uma barra colorida indicadora de troca e as possíveis marchas a serem usadas também são projetadas no para-brisa.  O display virtual colorido, medindo 21 x 7 centímetros, aparenta flutuar sobre o capô a uma distância aproximada de dois metros à frente do motorista. O inovador touchpad da Mercedes-Benz facilita, sobretudo, a operação do sistema de rádio, telefone e navegação. Ele pode ser usado para operar todas as funções de informação e entretenimento. A área de entrada mede aproximadamente 6,5 x 4,5 centímetros e fica integrada ao apoio para a mão, com uma cobertura para o teclado.

O S 65 AMG Coupé também estabelece novos parâmetros em segurança ativa e passiva. O que começou pelo PRE-SAFE, há dez anos, e teve continuidade com o DISTRONIC PLUS, agora leva a uma nova dimensão ao dirigir. Conforto e segurança foram reunidos. É o que a Mercedes-Benz chama de “direção inteligente”. Novos sistemas tornam o novo Classe S Coupé ainda mais seguro e confortável.

Fonte: Imprensa Mercedes-Benz

Related posts