Mercedes-Benz lança E 63 AMG 4MATIC no Brasil

Mercedes-Benz E 63 AMG

A Mercedes-Benz completa a gama de modelos da Classe E disponíveis no Brasil com a chegada ao país da nova versão de seu modelo de maior desempenho, o E 63 AMG 4MATIC. Da mesma forma que ocorreu com o sedã, o cabriolet e o coupé, a versão de alto desempenho da Classe E também passou por profundas modificações estéticas e funcionais que aprimoraram ainda mais este sedã de alta categoria e temperamento esportivo.

Entre as mudanças, o motor V8 5,5 litros turbo do E 63 AMG 4MATIC teve a potência elevada de 525 para 557 cv, atingindo torque de 720 Nm. O aproveitamento da força disponível é otimizado pelo sistema de tração integral AMG 4MATIC, especialmente voltado para maior performance, que também contribui para o comportamento dinâmico e segurança do carro.

O novo E 63 AMG 4MATIC tem caráter mais forte e aparência mais esportiva que todos seus antecessores: a nova filosofia de design da AMG é imediatamente visível na nova grade do radiador com dupla lâmina e ressaltada pelo novo defletor aerodinâmico na dianteira, que traz os traços característicos da AMG. A atratividade do E 63 AMG foi incrementada também pelo maior valor agregado: os clientes agora dispõem de mais desempenho e melhor dinâmica de condução junto com um espectro mais amplo de equipamentos e acabamentos de série.

Interior esportivo e exclusivo

Internamente, o Mercedes-Benz E 63 AMG 4MATIC oferece uma combinação única de conforto de primeira classe, materiais e acabamento de alta qualidade e o marcante dinamismo e esportividade da marca AMG. Três opções de série de couro – preto, bege ou cinza – se combinam com elementos de acabamento refinados, com destaque para o novo relógio analógico IWC exclusivo posicionado entre as duas entradas de ar centrais no painel. Outras opções de revestimento estão disponíveis no programa sob-encomenda.

Os bancos esportivos AMG trazem ajustes elétricos, aquecimento e são identificados por logos nos encostos. Bancos, apoios de braços e painéis das portas são revestidos de couro napa. O volante AMG Performance tem a base e a parte superior achatadas e as áreas de contato forradas de couro Alcântara, além das borboletas de trocas de marchas em alumínio. O conjunto de instrumentos recebe o condutor com um marcante logotipo AMG no display central TFT colorido. O motorista pode optar entre três menus de informações: “Warm Up”, com indicações das temperaturas do óleo e da água, “Set Up”, que mostra o modo do sistema ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), a regulagem da suspensão – “Comfort”, “Sport” ou “Sport plus” e o modo da transmissão – “C”, “S”, “S+” ou “M”. O mostrador da marcha em uso fica acima do display central.

Esportividade com responsabilidade ambiental

O motor V8 biturbo AMG 5,5 litros continua sendo o V8 produzido em série mais eficiente do mundo – mesmo contando com uma capacidade cúbica substancialmente maior que a de seus concorrentes diretos. O novo E 63 AMG 4MATIC passa a atender às exigentes normas de emissões Euro 6, que só entrarão em vigor em 2015.

Os pontos altos da tecnologia presente no V8 do E 63 AMG incluem o sistema de injeção direta de gasolina na câmara de combustão, a dupla alimentação por turbocompressores, cárter em alumínio, quatro válvulas por cilindro com comando ajustável, gerenciamento do alternador e função ECO start/stop.

É importante destacar o papel dos turbocompressores no desempenho do motor. A plena carga, eles giram a nada menos de 185.000 rpm, forçando a entrada de 1.750 kg de ar por hora nas câmaras de combustão. Graças ao seu design compacto, com as estruturas das turbinas soldadas ao coletor de exaustão, os engenheiros da AMG conseguiram otimizar o espaço junto ao motor, acelerando também o aquecimento dos conversores catalíticos para reduzir as emissões logo após a partida.

O cárter do V8 biturbo AMG 5,5 litros é feito de alumínio fundido. Esta concepção é parte da filosofia de construção de baixo peso que, além de reduzir o consumo e as emissões, contribui para o equilíbrio na distribuição de pesos do veículo. Drenado, o motor pesa apenas 204 quilos.

Orifícios de ventilação no cárter contribuem também para aumentar a potência e a economia de combustível. Normalmente, o movimento dos pistões força o ar para dentro e para fora do cárter, levando a um aumento de resistência e perda de eficiência. Os orifícios de ventilação evitam que isso aconteça, assegurando a compensação da pressão.

A função ECO start/stop, que desliga o motor sempre que o veículo estiver parado, não é o único sistema a contribuir para o baixo consumo de combustível. O gerenciamento do gerador de eletricidade também tem papel importante nesse sentido: sempre que a velocidade for reduzida ou nas frenagens, a energia cinética excedente é usada para recarregar a bateria, em vez de dissipada como calor da forma convencional. Desta forma, em todas as outras circunstâncias o gerador trabalha em baixa voltagem, reduzindo a carga sobre o motor e reduzindo o consumo em até 0,2 litro por 100 quilômetros no tráfego urbano, com suas frequentes fases de desaceleração e frenagem.

Todas as funções do motor são executadas e controladas por uma unidade de gerenciamento extremamente eficiente. Este computador de última geração, além de controlar a injeção direta de gasolina, a pressão dos turbocompressores, o ajusta do comando de válvulas e a lubrificação com fluxo variável também se comunica com outras unidades de controle, como a da transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT. O microprocessador responsável por isto tem mais de 30 mil diferentes parâmetros e funções armazenadas na memória e consegue executar até 260 milhões de operações individuais por segundo.

Como todos os motores AMG de alta performance, o V8 biturbo do E 63 AMG 4MATIC é montado a mão na seção de acabamento da empresa, observando os mais estritos padrões de qualidade. Montadores altamente qualificados são responsáveis pela produção do motor segundo a filosofia “um homem, um motor”. A assinatura do montador figura na placa de identificação do motor como um atestado de qualidade da marca.

Transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT de sete marchas com acerto personalizado

O máximo de individualização e dinamismo customizado – estas são as qualidades mais marcantes da transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas utilizada no E 63 AMG 4MATIC. Os quatro modos de utilização – “C” (Eficiência Controlada), “S” (Esporte), “S+” (Esporte plus) e “M” (Manual) – proporcionam ao condutor a escolha de um acerto personalizado, adequado ao seu modo de guiar e às necessidades momentâneas de condução. No modo “C”, a função ECO start/stop é ativada e desliga o motor de oito cilindros sempre que o veículo estiver parado. Além disso, as características de trabalho da transmissão são sensivelmente suaves, com trocas de marchas quase imperceptíveis e antecipadas. Nesse modo de operação, normalmente a segunda marcha é utilizada quando o carro arranca.

O motor e a transmissão ficam bem mais ágeis nos modos “S”, “S+” e “M”, nos quais a função ECO start/stop é desativada. A supressão parcial dos cilindros é um recurso perfeito para uma dirigibilidade racional: breves e precisos cortes na injeção e ignição a plena carga provocam trocas de marchas ainda mais rápidas, com uma sonoridade mais emocionante do que nunca. Redução de marchas automáticas com dupla debreagem e a função RACE START, para arrancadas radicais, também são de série na transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas.

Tração integral permanente 4MATIC

Otimizado para alto desempenho, o sistema AMG 4MATIC de tração integral distribui a força do motor entre os eixos dianteiro e traseiro na proporção 33:67. O direcionamento da maior parte do torque do motor para o eixo traseiro garante o característico dinamismo da marca AMG e o máximo de prazer ao volante. O sistema ESP (electronic stability program – programa eletrônico de estabilidade) de três estágios do E 63 AMG foi concebido especificamente para o sistema de tração integral permanente. No modo “SPORT Handling”, o sistema Torque Vectoring Brake executa intervenções freando as rodas seletivamente para manter a alta agilidade do carro, evitando assim que ele saia de frente nas curvas. Em curvas muito fechadas, a atuação específica do freio da roda traseira do lado interno ajuda de forma incisiva o carro a executar sua trajetória.

O sistema de tração integral AMG 4MATIC aumenta a segurança de direção e a aderência em pisos molhados. A ótima tração é garantida por uma embreagem multidiscos com efeito blocante de 50 Nm que explora o potencial de conexão através da fricção para todas as quatro rodas, especialmente em pisos altamente escorregadios. Esta operação é realizada por uma caixa de transferência que dirige maior força para o eixo traseiro.

A caixa de transferência é integrada de forma compacta à transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT de sete marchas e praticamente não exige espaço adicional para sua instalação. O torque é transmitido para o eixo dianteiro pela saída de força por meio de um eixo propulsor. A transmissão de força do diferencial do eixo dianteiro para o semieixo dianteiro esquerdo é feita por um eixo intermediário que passa através de um duto encapsulado por dentro do cárter do motor. Este design compacto resulta em pouco acréscimo de massa devido ao sistema de tração integral – apenas 70 quilogramas.

Suspensão esportiva

Todos os modelos E 63 AMG são equipados com a suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL com sistema de amortecimento controlado eletronicamente. O eixo dianteiro emprega um sistema com molas de aço, enquanto o traseiro é equipado com um sistema de suspensão com apoio totalmente pneumático. Basta apertar a tecla indicada pela figura de um amortecedor na AMG DRIVE UNIT para modificar eletronicamente a regulagem da suspensão de “Comfort” para “Sport” ou “Sport plus”.

A suspensão dianteira de três braços foi submetida a um processo de otimização ainda maior para o E 63 AMG com tração integral. Juntamente com os componentes de alumínio do eixo recém-desenvolvidos, essas medidas de otimização levam a uma aderência marcantemente reforçada e agilidade combinadas com alto nível de neutralidade em curvas rápidas. A bitola 48 milímetros mais larga do E 63 AMG 4MATIC em relação ao modelo normal aumenta substancialmente a estabilidade em curvas de alta velocidade e permite maior sensibilidade ao motorista. A cambagem negativa mais acentuada nos dois eixos também contribui para a dinâmica lateral.

O sistema de direção eletromecânico AMG sensível à velocidade complementa o acerto do veículo à perfeição, com a relação de direção direta de 14: 1 proporcionando dirigibilidade extremamente ágil em curvas fechadas em conjunto com a servoassistência variável de acordo com o modo de suspensão selecionado. O E 63 AMG 4MATIC é equipado de série com rodas AMG de liga leve com 10 raios pintadas em preto e com acabamento em alto brilho. O modelo com tração integral vem com pneus 255/35 R 19 (dianteiros) e 285/30 19 (traseiros), em rodas AMG de liga leve nos tamanhos 9,0 x 19 e 9,5 x 19 polegadas. Preço: US$ 245.900,00

Fonte: Imprensa Mercedes-Benz

E_63_AMG_3

Related posts