Marc Márquez, piloto do Honda Racing Corporation (HRC) e do time Honda Repsol, tornou-se campeão mundial do Campeonato Mundial FIM de MotoGP pela quinta vez na sua carreira e terceiro ano consecutivo. O título aconteceu na 16ª rodada, no Grande Prêmio MOTUL do Japão, realizado em 21 de outubro no Twin Ring Motegi, na província de Tochigi, Japão.
Márquez venceu o seu primeiro campeonato de MotoGP em seu ano de estreia, em 2013, com a equipe de fábrica da Honda, o time Honda Repsol. Desde então, acumulou os títulos de 2014, 2016 e 2017.
Na sua sexta temporada de MotoGP, apesar de não ter vencido nas duas primeiras jornadas, Márquez terminou na frente nas três etapas seguintes, começando com o Grande Prémio das Américas. Até o Grande Prêmio do Japão, o desempenho sólido de cinco pole positions e sete vitórias deu a ele o campeonato com três corridas ainda restantes.
Marc Márquez
“Eu me sinto ótimo! A corrida foi perfeita. Comecei na 6ª posição, mas nosso plano funcionou, e no final da primeira volta eu estava correndo em 2º e consegui ir para a disputa com o Dovi. Como na Tailândia, eu fiz a minha jogada nos momentos finais e assumi a liderança. Quando vi a placa dos boxes que Dovi caiu, senti por ele, mas sabia que tinha ganho o campeonato, e foi uma sensação muito, muito feliz”.
Takahiro Hachigo, presidente da Honda Motor Co., Ltd.
“Eu envio meus mais sinceros parabéns para Marc Márquez, que permanece no auge das corridas de motocicletas, e foi recompensado com seu quinto título de campeão. Também estou feliz por ele ter garantido o título no GP da casa da Honda, na frente de todos os fãs e patrocinadores. A Honda continuará a se esforçar para trazer alegria aos seus fãs de automobilismo. Agradeço a todos os nossos apoiadores em todo o mundo. ”
Yoshishige Nomura, presidente da Honda Racing Corporation
“Apesar das expectativas e pressão para conquistar seu terceiro título consecutivo, Marc Márquez hipnotizou seus fãs com um desempenho excepcional durante toda a temporada. Eu parabenizo Marc por outro trabalho bem feito. Também gostaria de agradecer à equipe por todo apoio a ele, nossos patrocinadores que apoiaram nossas atividades de corrida e fãs de MotoGP em todo o mundo por apoiarem o esporte”.