No lançamento da Editora Alaúde AC Cobra – A verdadeira história por trás da lenda, o autor Rinsey Mills, apresenta em detalhes a história de como a improvável associação entre um arrojado piloto de corridas texano, Carroll Shelby, e uma empresa dirigida por discretos cavalheiros ingleses deu origem ao que viria a ser, até os dias atuais, o carro esporte por excelência – o lendário AC Cobra.
Em 160 páginas ricamente ilustradas com inúmeras fotografias de época e outras produzidas em estúdio, a obra apresenta em detalhes a transformação de um carro comum em um grande vencedor. Concebido, a princípio, como carro esporte de corridas pelo engenheiro e estilista John Tojeiro no começo dos anos 1950 – e depois de passar por uma fase como AC Ace –, o Cobra surgiu em 1962 graças à perspicácia de Shelby, que patrocinou a grande transformação do projeto original de Tojeiro.
Nos primeiros meses, a dupla tinha apenas um protótipo para mostrar ao mundo e, sobretudo, para convencer a Ford Motor Company a financiar o que prometia ser o projeto perfeito para a campanha Total Performance da montadora. Um ano depois, com apenas cinquenta carros produzidos, Carroll Shelby começou a participar de competições, vencendo, logo no início, três campeonatos nos Estados Unidos. Em 1965, o Cobra conseguiu derrotar inclusive a escuderia italiana Ferrari, com a vitória no Campeonato Mundial de Carros Esporte.
O livro apresenta ainda a listagem com o número do chassi de todas as quase mil unidades produzidas nos cinco anos em que o carro foi fabricado. No Brasil, onde o Cobra nunca chegou, circulam algumas réplicas.
Sobre o autor:
Rinsey Mills é um renomado estudioso dos AC. Seu livro Original Ace and Cobra, publicado em 1990, é até hoje leitura obrigatória para restauradores. Neste livro, o autor aprofunda suas pesquisas e traz informações novas e inéditas até para os especialistas. Além de ter sido proprietário de vários AC desde a década de 1960, Mills possui duas antigas motocicletas Norton e um veleiro de competição fabricado há cinquenta anos.
Fonte: Virta Comunicação Corporativa