Linha F-Type 2016 chega ao Brasil com novidades

F-TYPE AWD R Storm Grey_Studio_01

O F-Type, modelo mais esportivo da Jaguar, chega à linha 2016 com ainda mais esportividade. As grandes novidades ficam por conta da inclusão da tração integral como opção para os clientes e da adoção do sistema de direção elétrica assistida (EPAS) como item de série em todas as versões.

Com estrutura construída totalmente em alumínio, o F-Type oferece o máximo em esportividade e experiência ao volante. O modelo é fiel ao DNA da Jaguar, marca que, dentro e fora das pistas, permanece como ícone de esportividade, design e desempenho há exatos 80 anos.

A introdução do novo sistema de direção elétrica (EPAS) e a adoção do sistema de vetorização de torque (TVBB) em toda a linha proporciona mais estabilidade ao veículo.

A linha F-Type chega ao mercado com três diferentes opções de motores: duas V6 de 340 e 380 cv respectivamente e uma V8 com impressionantes 550 cv de potência. Todas equipadas com um sistema de transmissão XF de oito velocidades.

A versão V6 Supercharged de 340 cv está disponível na linha F-Type Coupé e é capaz de levar o modelo da imobilidade aos 100 km/h em 5,3 segundos, com velocidade máxima limitada a 260 km/h.

Já a opção de motor V6 de 380 cv equipa as versões coupé e conversível “S”, ambas com tração traseira. O propulsor desenvolve 460 Nm de torque e pode levar ambos os modelos aos 275 km/h.

A versão topo de linha, F-Type Coupé R, é equipada com motor V8 Supercharged de 550 cv de potência e tração integral, que desenvolve impressionantes 680 Nm de torque e permite o modelo sair da imobilidade para os 100km/h em apenas 4,1 segundos, com uma velocidade máxima de 300 km/h.

Toda a linha Jaguar F-Type 2016 conta com o novo sistema de Direção Elétrica Assistida (EPAS), que substitui o sistema hidráulico e oferece uma série de melhorias.

A tecnologia é dotada de sensores que são utilizados na medição da força de direção aplicada pelo motorista, ângulo do volante e velocidade que ele está sendo acionado. Essas informações são enviadas a um software que determina a quantidade ideal de assistência de direção, que será fornecida de acordo com as circunstâncias de condução.

Um sistema de direção hidráulico convencional consome parte da energia gerada pelo motor para alimentar uma bomba que permitem os comandos de direção. Para manter seu funcionamento, o sistema utiliza até 5PS de força do motor que poderia ser enviado às rodas.

A versão F-Type Coupé R, topo de linha do modelo, oferece aos clientes a máxima experiência esportiva ao volante. Equipado com sistema de tração integral (AWD), o modelo oferece melhor performance em curvas, mais controle do motorista e permite a máxima utilização do motor com o melhor proveito da performance em qualquer condição. A versão Coupé R também conta com o Sistema de Vetorização de Torque, que garante total estabilidade.

Em situações de baixa aderência ou quando se trafega em alta velocidade por curvas, é comum que o veículo entre em situação de subesterço, que o impede de traçar a sua rota normal. O Sistema de Vetorização de Torque pode identificar automaticamente uma situação como essa e aplicar uma determinada força de frenagem para as rodas mais adequadas, proporcionando um maior torque às demais rodas, o que proporciona mais segurança e estabilidade ao motorista.

Além do Sistema de Vetorização de Torque, a versão Coupé R de 550 cv conta ainda com Diferencial Ativo, que oferece ainda mais agilidade, otimiza a tração e ajuda a garantir estabilidade total.

A versão também traz o novo sistema Inteligent Driveline Dynamics, software interligado a um sensor que foi colocado na suspensão do veículo e age em conjunto com o sistema AWD. Ele é capaz de antever uma possível situação de substerço e sobresterço e fazer o carro agir da melhor forma possível.

Além de uma performance ainda melhor na pista, o sistema AWD proporciona uma dirigibilidade mais segura durante uma situação de chuva ou neve. Para receber o sistema de tração integral, o F-Type Coupé R recebeu pequenas mudanças em seu design. O capô que guarda o motor V8 de 550 cv ficou um pouco mais elevado em relação às demais versões e teve as duas entradas de ar remodeladas. O visual agressivo também é garantido pelas rodas de aro 22 escurecidas, que envolvem um sistema de freios de última geração.

Confira abaixo as versões e os preços da linha:

F-Type Coupé – 3.0 V6 340 cv R$ 427.000

F-Type S Coupé – 3.0 V6 380 cv R$ 498.400

F-Type S Conversível – 3.0 V6 380 cv R$ 509.000

F-Type R Coupé 5.0 V8 550 cv AWD R$ 687.700

Fonte: Imprensa Jaguar Land Rover

Related posts