Kawazaki revela Z1000 e Ninja 1000 Tourer 2014

Ninja 1000 Tourer e Z1000

Foram reveladas essa semana os primeiros modelos 2015 da linha Kawasaki. São elas: a sport touring Ninja 1000, que passa a se chamar Ninja 1000 Tourer, e a nova geração da naked Z1000. Ambas usam o mesmo motor de 1000 cc.

A Ninja 1000 Tourer, que já havia sido revelada no último Salão Duas Rodas, é designada para uso em estradas e traz itens exclusivos como e pacote eletrônico que inclui controle de tração (KTRC) e dois modos de pilotagem – Low Power e Full Power e malas laterais rígidas na parte traseira. Em versão única, ela custa R$ 56.990 com ABS e apenas na cor verde.

Enquanto a naked Z1000, uma moto mais arrojada, é oferecida em quatro versões, sendo duas com freios ABS e outras duas sem o sistema. Por R$ 48.990 e R$ 51.990, respectivamente, estão disponíveis as versões z1000 e Z1000 ABS na cor laranja. A Z1000 SE sai a R$ 49.990, enquanto que a Z1000 ABS SE custa R$ 52.990, ambas nas cores verde e cinza.

KAWASAKI Z1000 2015 – A FERA MOSTRA SUAS GARRAS

Agressiva, tem a missão de lutar pela supremacia na classe de supernakeds, intransigente, franca e acima de tudo, distinta. Destilando o conceito Z, para chegar ainda mais longe, este projeto de design traz a essência do conceito Kawasaki Sugomi.

Simplificando a filosofia Sugomi — usada pela primeira vez no modelo Z800 e suas versões, causando grande impacto em todo o mundo — abrange todos os aspectos do estilo e abordagem da engenharia. Invoca e provoca de maneira impressionante, imponente, inspiradora, uma mistura de tudo isso para criar cuidadosamente o marcante conceito final Z.

O estilo Sugomi é concebido para ser experimentado pelo piloto em toda sua essência, uma experiência de condução visual, tanto quanto em nível de desempenho do motor e respostas do chassi, refinando ainda mais a condução e esportividade do modelo.

Nua, carrega em si uma intenção quase primitiva, herdada das conhecidas características da linha Z, mostradas nos inéditos contornos do design Sugomi, inspiradas no caráter felino para ser intimidante e marcante ao mesmo tempo. Dinâmica e funcional, a nova Z1000 revela atualizações sedutoras que vão além das revolucionarias linhas e detalhes.

Proporcionando altíssimo controle, as pinças de freio monobloco tornam ainda mais radicais as frenagens e entradas de curva, com total controle na ponta dos dedos. Com montagem radial, e cilindro mestre exclusivo, impressiona tanto pela performance quanto pelo visual, combinado com os discos em formato pétala, oferecendo ótimo tempo de resposta às frenagens.

Nova suspensão dianteira de pistões superdimensionados e funções separadas. Ajustável na compressão e pré-carga, proporciona efeitos diferenciados para quem busca esportividade ou apenas trafegar confortavelmente pela cidade, por exemplo. Utilizados pela primeira vez um uma motocicleta Kawasaki, os faróis com lâmpada de LED compõem a dianteira do modelo, proporcionando visão clara e de longo alcance para o piloto. Além do menor consumo de energia, os LED’s tem maior vida útil. São quatro lâmpadas para o farol alto, sendo que apenas duas destas ficam acesas durante o uso do farol baixo.

Elevando o poder de desempenho Z para o próximo nível, a mais recente configuração de construção do motor da Z1000 oferece ainda mais força, mais torque e muito mais resposta de aceleração, tornando imediatas as respostas da moto como nunca antes visto.

Ainda mais estimulante com as mudanças na ECU, comando e conectores ovais entre os tubos de escape, além de uma infinidade de aprimoramentos, tais como cilindros conectados para menor perda de bombeamento. A nova Z1000 traz melhora em baixa, mas não às custas das características de alta.

Incorporando um ressonador e nova caixa de ar, a sensação de velocidade é enaltecida por sonoro “uivo”, vindo da captação de ar pelo motor. Um estímulo a mais para o piloto que sente a necessidade de mais velocidade.

Como um felino, a posição de pilotagem da nova Z1000 convida para uma nova forma de pilotar. Inclinação à frente na medida certa, apoiado no guidão de alumínio, largo e confortável, retrovisores com desenho elegante e arrojado e painel LCD para total controle desta supermáquina da engenharia japonesa.

Inspirada no icônico modelo Z1, ela exibe com orgulho um sistema de escapamento com quatro saídas, para acentuar sua atitude agressiva e musculosa. Com bastante espaço aberto acima do pneu traseiro e assento ligeiramente angulado, as luzes traseiras compostas por lâmpadas LED conferem personalidade a Z1000 2015, perpetuando o estilo Sugomi e suas raízes primitivas de desempenho superior.

NINJA 1000 TOURER ABS 2015

Pilotos que buscam no mundo real, o desempenho de uma legítima sport-touring precisam olhar mais de perto a renovada Ninja 1000 Tourer. Com perfil inconfundivelmente agressivo, derivado da linhagem com design característico da família Ninja, esta motocicleta faz a combinação perfeita entre potência, resposta e precisão na pilotagem, aparência e tecnologia.

Os engenheiros da Kawasaki concentraram-se em tornar a Ninja 1000 Tourer muito mais companheira de seus proprietários. Seu avançado sistema de controle de tração KTRC (Kawasaki Traction Control), apresenta três modos diferentes, oferecendo o máximo desempenho, colaborando com o sensível aumento na confiança do piloto, independente das condições de uso. Da mesma forma, os dois modos de potência selecionáveis servem para conciliar o desempenho do motor, com as condições aferidas pelo piloto, que pode optar pela entrega bruta de potencia ou limitar a mesma, aumentando a segurança ao trafegar por pisos escorregadios, por exemplo.

No grande monobloco de montagem radial, as pinças de freio dianteiras oferecem poder de frenagem sem igual. Com a 6ª marcha alongada, as rotações do motor diminuem mantendo a velocidade da motocicleta, diminuindo o consumo de combustível e aumentando o conforto. Ideal para tocada em longas viagens sem perder o toque de esportividade. O subchassi foi redesenhado pensando na diversificação de usos, permitindo melhor acomodação do piloto e passageiro, além dos acessórios para transporte de bagagem, as bolsas laterais, sendo ainda, elegante e funcional.

Toda força de impulsão da Ninja 1000 Tourer vem do poderoso tetracilíndrico Kawasaki de 1043 cc, DOHC de 16 válvulas, com a admissão redesenhada para privilegiar o torque também em baixas e medias rotações. Fica a cargo da refrigeração líquida a dosagem da temperatura do motor. Tendo somente a estrada a sua frente, a grande Ninja pode esticar um pouco mais a adrenalina dos ocupantes graças à nova caixa de ar e às novas vias de ligação do cilindro, exaltando a potência em médios e altos regimes. Essa mudança melhora nitidamente o fluxo de ar e reduz as perdas de desempenho. Seja para quem faz passeios em baixa rotação ou busca a excitação das curvas em velocidade, quem pilotar a nova Ninja 1000 Tourer ficará com um sorriso estampado no rosto só de ouvir o ronco do motor.

Mas a magia deste motor está baseada na flexibilidade e facilidade de uso, mais do que simplesmente no pico de potência que pode produzir. O confiável quatro cilindros em linha Kawasaki entrega desempenho invejável, além de ostentar as mais atraentes formas entre os modelos do segmento.

Perfeitamente ajustado para o máximo desempenho da motocicleta, o sistema de injeção de combustível da Ninja 1000 Tourer utiliza quatro corpos de aceleração ovais, Keihin, com 38 milímetros cada, fazendo fluir com precisão a mistura ar/combustível em cada câmara de combustão. Comandada pela avançada ECU, auxiliada e recebendo fôlego extra das novas entradas de ar posicionadas à frente da motocicleta, seu comportamento e resposta serão como de um atleta de ponta, pronto para bater recordes e vencer os concorrentes.

O novíssimo filtro de ar proporciona aumento significativo no fluxo de ar, sobretudo em rotações mais elevadas. A melhora na equalização do motor e as respostas rápidas na aceleração farão da Ninja 1000 Tourer uma moto muito mais divertida. O avanço de tempo digital (Digital Timing Advance) contribui para o aumento de potencia nos baixos e médios regimes de rotação, enquanto as velas foram montadas de forma a dar o tempo perfeito para cada cilindro separadamente.

No sistema de controle de tração KTRC (Kawasaki Traction Control), a sublime combinação dos três modos ajustáveis que, somadas ao sistema de controle de potência, PMS (Power Mode Selection), oferecem variadas configurações a escolha do piloto, desde a entrega total de desempenho da motocicleta às limitações que garantem a segurança do condutor em situações de piso escorregadio. Além disso, o uso de diferentes combinações pode assegurar economia no consumo de combustível, prolongando a autonomia do modelo de acordo com o modo de pilotagem assumido.

Assim como na Ninja ZX-6R 636, os dois primeiros modos do KTRC são destinados à máxima aceleração, já o terceiro modo é ideal para terrenos de pouca tração (piso molhado ou de baixa aderência), similar ao utilizado na Concours 14. Exibidos diretamente no painel de instrumentos, o que facilita a escolha sem tirar a atenção da via, o modo off também pode ser assumido, no entanto, a moto ficará apenas sob as ordens e a habilidade do piloto. Também são mostradas no display LCD a indicação de modo pilotagem econômica (ECO) e as informações sobre os freios ABS.

Operando internamente, o virabrequim de eixo sólido e balanceado cadencia o sistema, que expele os gases através do escapamento estilo 4 x 2 x 2, equipado com catalisador para atender as rígidas normas ambientais internacionais, sem desperdiçar a potência produzida pelo motor, além de produzir um dos roncos mais encorpados e marcantes que se possa ouvir.

Utilizando conceitos muito semelhantes de fabricação, o avançado chassi em alumínio possui características que descendem da superbike da marca, a ZX-10R. Alternando entre áreas mais espessas, mais exigidas quanto à torção, e outras mais finas, em zonas de menor torção, resultam em leveza do conjunto, rigidez excepcional e baixíssima vibração. Com isso, o encaixe do piloto na moto é muito mais anatômico, perfeitamente natural, proporcionando conforto e esportividade. Chassi e braço da suspensão traseira são forjados inteiros, eliminando as soldas, o que resulta em uma peça esteticamente lisa, sem marcas. O novo subchassi vem preparado para receber malas laterais rígidas com capacidade para 29 litros cada.

No mais puro “estado da arte”, rodas de seis hastes em liga especial, freios e o conjunto de suspensões fazem com que se tenha a impressão da moto flutuar, tamanha graciosidade e leveza com que trafega. Na dianteira, garfo invertido (USD) com canelas de 41 mm, e na traseira, totalmente ajustável na pré-carga e retorno, a suspensão traseira, que apresenta o novo ajuste remoto, ideal para mudanças rápidas de configuração ao carregar passageiros ou bagagem extra. O monoamortecedor está posicionado quase horizontalmente, acima da balança traseira, privilegiando a centralização das massas e consequentemente, aumentando a refrigeração do sistema.

Equipada com generosos discos de freio em formato margarida com 300 milímetros cada, pressionados por pinças de montagem radial, fabricadas a partir de um único bloco de alumínio, aumenta a rigidez e sensibilidade no poder de frenagem, assim como as superbikes da marca. Até mesmo os novatos poderão desfrutar da força de parada desta moto, pois o sistema ABS de última geração assegura controle total do manete, com sensibilidade na ponta dos dedos.

Leveza, aderência e contato constante com o solo, as novas rodas de seis hastes, feitas em liga especial, mais leve, receberam pneus radiais que, junto das suspensões, copiam melhor e mais rápido as irregularidades do piso, mantendo contato e segurança totais para o condutor.

E o mais impressionante, com aspecto elegante e envolvente, as formas e linhas da carenagem foram projetadas com clara alusão aos modelos mais recentes: Ninja ZX-6R 636 e ZX-10R. Como um olhar penetrante, o conjunto ótico frontal está mais sisudo, pronto para cortar o vento, como suas musas inspiradoras. De ajuste manual fácil, o para-brisas oferece três posições de altura diferentes, permitindo o acerto ideal para cada uso e tipo físico de piloto.

Aumentando e contribuindo para a refrigeração do motor, afastando o calor das pernas dos ocupantes, a abertura na lateral da carenagem invoca a esportividade. As novas alças do garupa e seu posicionamento sobre a moto são agradáveis até mesmo para quem pretende percorrer longas distâncias. Através do novíssimo e completo painel de instrumentos, é possível acessar as principais funções e informações para uma pilotagem tranquila. Além dos indicadores dos modos de potência e de tração selecionados, o display digital mostra a velocidade atual, odômetro total e parcial, quilometragem restante, consumo médio e instantâneo de combustível. Também há os indicadores do nível de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento, relógio e indicador de modo ECO. Característica marcante nos modelos esportivos, o grande conta-giros análogo de 13 mil RPM. O joystick com os comandos está posicionado junto ao punho esquerdo.

Fonte: VGCOM – Vanessa Gianellini Comunicação

Ninja 1000 Tourer e Z10002

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