Instituto Renault realizou diversas ações durante o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1

  • Ação digital do projeto O Trânsito e Eu, do Instituto Renault, ocorreu durante o evento
  • Kits Alpine F1 Team foram entregues aos convidados Renault no evento em Sacochilas com a marca Alpine, produzidas pela Associação Borda Viva
  • Visitantes puderam conhecer os produtos Borda Viva produzidos com reutilização de tecido automotivo e cinto de segurança
O Instituto Renault realizou importantes ações durante o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1. Em um espaço dedicado para o instituto, dentro do autódromo de Interlagos, foram realizadas diversas atividades, como a construção de uma minicidade do projeto O Trânsito e Eu para uma ação digital educativa.

Com óculos de realidade virtual, as crianças puderam vivenciar, durante os três dias do evento, as situações de convivência no trânsito em um ambiente 100% digital. O sistema foi desenvolvido pelo Instituto Renault, em parceria com a Loox estúdios e mostra diferentes situações de trânsito em uma minicidade, onde o jogador deve indicar quais são as ações corretas e erradas.

O aplicativo já é utilizado na cidade de São Paulo e, também, foi utilizado pelo município de Pinhais, no Paraná. Cerca de 100 crianças de escolas públicas de São Paulo foram convidadas pela organização do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 e puderam realizar as atividades educativas, com a presença do presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), Giovanni Guerra. O projeto O Trânsito e Eu já beneficiou mais de 260 mil crianças.

“A presença do projeto de educação no trânsito para crianças no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 demonstra a importância dada ao tema pela Confederação Brasileira de Automobilismo e pela organização do GP, parceiros neste projeto. Acreditamos que a educação é a base para um trânsito cada vez mais seguro”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da Renault do Brasil.

A iniciativa foi fruto de uma parceria do Instituto Renault com a CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo e a organização do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1.

Associação Borda Viva

Os convidados receberam um kit da Alpine F1 team em uma sacochila com a marca Alpine produzidas especialmente para a ocasião pela Associação Borda Viva, projeto social apoiado pelo Instituto Renault. A confecção destes itens já é uma tradição no Grande Prêmio e já é feita há 10 anos pela Renault.

A Associação Borda Viva também teve um espaço dedicado para a exposição dos seus produtos, produzidos com reutilização de tecido automotivo e cinto de segurança, doados por fornecedores Renault e que contribuem para a geração de renda para as famílias da região da Borda do Campo, bairro onde fica localizado o Complexo industrial Ayrton Senna.

Sobre o Instituto Renault

A nova estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social.

Nos últimos 10 anos, o Instituto Renault já impactou mais de 830 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável. Com a nova estratégia Socioambiental, reestruturamos os pilares para Inclusão e Segurança no Trânsito.

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 96 mil pessoas desde 2005.

A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações em gastronomia e costura para promover a geração de renda, a AMARB formou 171 pessoas em 2021, contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.

Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. São 196 jovens formados em cinco turmas do programa. Dentre as quatro turmas anteriores, 82% dos jovens formados já estão empregados.

Na Segurança no Trânsito, a Renault é signatária do “Programa Laço Amarelo” e promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 260 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

Além disso, contribuindo significativamente para a redução das emissões de carbono, a Renault já comercializou mais de 500 veículos 100% elétricos no Brasil.

Conheça mais sobre o Instituto Renault:

https://institutorenault.com.br/

Sobre a Associação Borda Viva

Associação Borda Viva é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 2002 no desenvolvimento social, segurança alimentar para crianças e no empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. A associação está localizada no bairro Borda do Campo, região próxima à fábrica da Renault em São José dos Pinhais – PR. Cerca de 90 mil pessoas já foram impactadas pelas ações da Associação que conta com a parceria do Instituto Renault.

Para promover a segurança alimentar, crianças cadastradas em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social, recebem diariamente refeições preparadas pelas mulheres da comunidade. Ao todo são 37,2 mil refeições servidas por ano.

A geração de renda possui três frentes:

– A Cozinha Comercial, lançada em 2012, cujo objetivo é gerar renda para as mulheres da comunidade oferecendo refeições de qualidade a um preço acessível.

– Associação também atua na comercialização de coffee breaks para eventos de empresas e outras organizações.

– A Casa da Costura, lançada em 2010, que tem como objetivo formar mulheres na área da costura e modelagem, além de bordados e estampagens. Para trazer maior atratividade aos seus produtos, desde 2015 a Casa da Costura passou a contar com uma coleção desenvolvida pelas mulheres do projeto com o auxílio de uma designer. Mantendo a sua tradição em produtos sustentáveis, a nova coleção utiliza, na sua maioria, aparas e sobras de materiais da indústria automobilística, como cintos de segurança e tecidos automotivos

 

 

 

 

 

 

 

 

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