Criada para encantar consumidores, garantir amplo espaço e proporcionar elevado nível de conforto para toda a família, chega ao Brasil a linha Hyundai Santa Fe 2016. O SUV Premium da Hyundai, disponível nas versões cinco e sete lugares, ganhou atualizações em seu design que garantem ainda mais modernidade e expressividade às suas linhas, evidenciadas pelo design “Escultura Fluida”, inspirada nas formas harmoniosas da natureza e que reflete uma noção de continuidade e movimento em seus traços.
As novas linhas do design exterior do Hyundai Santa Fe foram baseadas no conceito “Storm Edge” (em português: frente de tempestade), uma evolução do conceito “Escultura Fluida” marca registrada dos modelos Hyundai.
Suas linhas externas criam a impressão de uma movimentação irreprimível, que captura as imagens fortes e dinâmicas criadas pela natureza durante a formação de uma tempestade. Para proporcionar a ilusão de movimento constante, os designers da Hyundai usaram uma grade dianteira hexagonal cortada por três frisos, mesclaram de maneira harmônica linhas curvas e angulares, que remetem a força e robustez; linha de cintura que se eleva para a traseira, trilhos de teto opcionais em preto e lanternas traseiras envolventes.
A grade frontal hexagonal passou a contar na linha 2016, com um novo acabamento Chumbo Fosco e as aletas passaram a ser mais finas e arredondadas. A dianteira do veículo teve ainda outras importantes mudanças visuais: o para-choque dianteiro foi redesenhado, conferindo ainda mais elegância ao veículo. O conjunto óptico também é totalmente novo, os projetores do farol passam a ser redondos e as lâmpadas de pisca ficam, agora, localizadas na parte interna da peça. O farol de neblina possui desenho diferenciado do utilizado em seu antecessor e o equipamento ganhou uma nova moldura. Estas mudanças promoveram uma maior sensação de agressividade e deixam o visual ainda mais vanguardista.
Tudo isso mostra que o Santa Fe é um típico veículo Hyundai. Além disso, as novas rodas de 18 polegadas em liga leve, que são equipamento de série, passam a contar com novos traços em seus cinco raios duplos e um novo elemento central prateado, conferindo elevado nível de requinte.O estepe também é oferecido em liga leve.
Completando as mudanças visuais externas, o Hyundai Santa Fe passa a ter lanternas traseiras com uma nova disposição e fita LED, o para-choque traseiro também foi redesenhado. Por fim, as duplas ponteiras de escapamento deixaram de ser arredondadas e passam a ter linhas retas e assimétricas. O conjunto de mudanças ocorridas na parte traseira do Hyundai Santa Fe completa as alterações visuais realizadas em praticamente todas as áreas externas do SUV Premium e garantem que a sensação de inovação estética seja percebida por todos os ângulos em que o veículo seja visto.
Cuidados especiais dedicados a outros detalhes internos foram mantidos: teto solar elétrico panorâmico, que permite maior iluminação natural, regulagem elétrica para os bancos dianteiros com memória para dois ocupantes, matérias com textura agradável ao toque e o acabamento superior em todos os detalhes, como nos comandos de abertura dos vidros. Entre os equipamentos que se destacam estão o botão de partida com chave de proximidade (que não precisa sair do bolso do motorista) e o Supervision Cluster (painel de instrumentos) com tela TFT LCD.
Como novidades internas, o Hyundai Santa Fe está equipado com Central de Entretenimento reestilizada, novo porta-objeto com tampa na parte superior do painel e o redesenhado console de teto, proporcionando a percepção da contemporaneidade também por quem está usufruindo do conforto interno do modelo.
O motor Lambda II 3.3 MPI, V6, D-CVVT gera 270 cv a 6.400 rpm e torque de 32,4 kgfm a 5.300 rpm. Como destaque, oferece maior economia de combustível devido à aplicação de uma camada de revestimento para redução de atrito e a utilização de uma bomba de óleo variável e é dotado do sistema de admissão variável (VIS – Variable Intake System) que altera a abertura e fechamento das válvulas de acordo com a rotação do motor e as condições de carga. O controle variável das válvulas melhora o desempenho em todas as áreas.
O Hyundai Santa Fe é equipado com a transmissão automática Hyundai de seis marchas com opção de controle manual. Esta transmissão proporciona trocas suaves e um amplo campo de variação que se adapta de forma ideal às características do motor. O sistema inclui um aquecedor que mantém o óleo da transmissão na temperatura ideal de operação, aumentando a economia de combustível.
O óleo da transmissão não precisa ser trocado, para maior conveniência e redução no custo de manutenção, e o câmbio tem o uso facilitado durante a noite, quando o indicador de posicionamento das marchas fica iluminado.
Os consumidores poderão sentir os benefícios dos sistemas inteligentes de tração integral ativa (AWD) e TVCC opcionais, que trabalham para controlar o torque e a frenagem, em conjunto com o Sistema de Gerenciamento de Estabilidade do veículo. Esse sistema pode prever as necessidades de tração e aumentar a estabilidade através da frenagem, por meio do monitoramento contínuo das condições de rodagem mais do que outros sistemas de tração integral, que só reagem às situações após elas ocorrerem.
O modelo conta com tração integral com uma unidade de controle inteligente que analisa continuamente os dados do veículo e, por meio de uma embreagem multidiscos, distribui o torque para cada roda individualmente. O sistema de acoplamento é totalmente controlável através de um sistema de atuação eletro-hidráulico. A força de frenagem pode ser direcionada a cada roda, individualmente, através do software. Esses processos são chamados de gerenciamento de torque e frenagem de torque. Todas essas análises são completamente transparentes para o motorista.
A tração integral garante ao SUV maior estabilidade lateral ao longo das curvas, elimina a tendência de sobre ou subesterço através da redução da tração indesejada nos eixos, dianteiro e traseiro, e eleva a capacidade térmica, evitando o sobreaquecimento em subidas e quando o carro é usado para reboque.
Além disso, maior eficiência é alcançada por meio do controle eletrônico inteligente que administra o torque necessário para melhorar a tração nas diversas situações de rodagem. O resultado é a redução no consumo de combustível e emissões. Os componentes eletrônicos são também otimizados para utilizarem o mínimo de energia. O sistema inteligente permite mais controle pelo motorista.
O Hyundai Santa Fe possui os sistemas Hillstart Assist Control (HAC – Assistência na Partida em Subidas) e Downhill Brake Control (DBC – Controle de Frenagem na Descida) para maximizar o controle em aclives e declives acentuados. O HAC elimina o recuo nas arrancadas em rampas acentuadas, enquanto o DBC ajuda o condutor a manter o controle do veículo e a velocidade constante em descidas de grande inclinação.
A atual geração do SUV Santa Fe é ainda marcada pelo fato dos engenheiros da Hyundai terem conseguido reduzir o diâmetro de manobra do veículo para apenas 10,9 metros, facilitando manobras de estacionamento e de retorno.
Fonte: Hyundai CAOA – Departamento de Comunicação – CAOA