Honda XRE 300 Sahara 2024: Design moderno com estilo aventureiro em uma proposta totalmente inédita ao segmento

Honda XRE 300 Sahara 2024: Design moderno com estilo aventureiro em uma proposta totalmente inédita ao segmento
Disponível em três versões – Standard, Rally e Adventure – os modelos compostos de novo motor de 300cc, chassi robusto e alta tecnologia para atender às mais elevadas expectativas.
 
Resumo

1. Introdução

2. Generalidades do modelo

3. Características principais

4. Preço, valores e garantia

5. Especificações técnicas

 

1. Introdução

Durante os anos de 1990 o nome Sahara foi sinônimo de motocicleta robusta, versátil, adequada a diferentes tipos de utilização e usuários. Inspirada nos modelos da Honda vitoriosos em competições nos desertos africanos, tais como o Rally Paris-Dakar, a NX 350 Sahara inspirou essas “engolidoras de desertos” não apenas na aparência, pelas clássicas cores da HRC – Honda Racing Corporation, mas também por oferecer excelente desempenho e, sobretudo, muita resistência e robustez.
Essas qualidades tornaram a Sahara um ícone entre motociclistas que desejam uma motocicleta capaz de cumprir rotas em estradas de qualquer tipo, com boa performance, suspensões e freios eficientes e com conforto, proporcionados pela proteção aerodinâmica. Se o uso fosse urbano, a agilidade do modelo não deixaria a desejar. Ou seja, era uma motocicleta completa, adequada a uma utilização plural no mais amplo sentido.
A escolha do nome Sahara para batizar um novo modelo teve por objetivo o resgate de valores de moto multiuso completo, capaz de atender a diferentes demandas de usuários, que tanto podem querer cruzar o Brasil de norte a sul como apenas cumprir trajetos urbanos corriqueiros, ou ambos. Enfim, o Sahara 300 nasce sob o pilar da total ambição, com três versões habilmente diferenciadas entre si (Standard, Rally e Adventure), mas que preservam integralmente o espírito “Sahara”, inspirado numa utilização a 360º.
A receita técnica da novidade parte de elementos de confiança de eficiência: o chassi da CRF 250F, off-road de projeto moderno, e o motor que descende da CB 300F Twister, moderna streetfighter lançada cerca de um ano atrás. Tais escolhas apontam para uma filosofia construtiva que valoriza uma característica comum a todas as Honda, a mais alta confiabilidade.
2. Generalidades do modelo

O foco principal na criação da Sahara 300 foi unir as características de características do lendário modelo do passado à tecnologia mais atual, desenvolvendo uma nova motocicleta enaltecendo as reconhecidas qualidades da família XRE. Foram somados elementos positivos oriundos da vasta experiência da Honda no segmento on-off para atingir um novo patamar de eficiência e durabilidade.
Usar como base o chassi da CRF 250F foi a opção ideal para obter resistência superior. A concepção de tal estrutura atende ao padrão exigido de uma motocicleta que venceu por quatro vezes consecutivas, a mais dura prova do off-road da América do Sul, o Rally dos Sertões. Neste contexto, é devido mencionar que o motor da Sahara 300 deriva do que equipa a nova CB 300F Twister.
Ao escolher chassis e motor já consagrados e aliá-los à vocação natural “divertida” do XRE, os projetistas alcançaram as metas de desenvolvimento do Sahara 300: aliar o vínculo entre conforto e facilidade de uso a uma elevada concepção técnica. O resultado é um modelo que equilibra de maneira ideal desempenho, resistência e praticidade.
A força desta configuração vem acompanhada do esmero em detalhes importantes, como por exemplo o novo painel digital LCD Blackout, que apresenta indicador de marcha e todas as informações que permitem controlar efetivamente partes essenciais, como velocidade instantânea, média, giros do motor, nível do motor combustível, quilometragem total e parcial (A e B), consumo de combustível e médio, e tensão da bateria. O alto contraste da tela e o padrão do grafismo facilitam a visualização em diferentes condições de iluminação. Relógio e indicador de manutenção periódica – além das luzes tradicionais-alerta – definem um padrão superior da Sahara 300 neste item.
Fundamental para o conforto, a densidade da espuma e revestimento do assento é outro aspecto de destaque no Sahara 300. Idem o incremento na maciez da absorção assistida que proporciona mais conforto no acionamento importante especialmente nos trajetos urbanos e em conjunto com a tecnologia deslizante que proporciona maior segurança nas reduções de marchas mais severas. Já nos deslocamentos rodoviários, a introdução da sexta marcha contribuiu para redução de consumo e emissão de ruído. Detalhes históricos sobre praticidade e aumento da segurança também estão presentes no novo modelo, como a porta USB-C ao lado do painel e o sistema ESS – Emergency Stop Signal, que aciona automaticamente as luzes dos piscas em frenagens bruscas, a iluminação full-LED e o pisca-alerta no punho direito.
Do ponto de vista estético, o Sahara 300 inova com linhas imponentes inspiradas nas aventureiras de referência da linha Honda, trazendo um “sentimento familiar” que exalta a resistência do modelo. A roda dianteira de 21 polegadas e suspensões de longo curso caracterizam-se como verdadeiramente on-off. A versão Adventure se diferencia das demais versões pelo para-brisa de maior dimensão, estrutura perimetral tubular de aço que protege laterais e frontal da carenagem e também pelo protetor de cárter. Nas versões Standard e Rally (com cor e grafismo que remete às motos campeãs no Team Honda Racing no off-road), tais componentes são indiretamente. Uma linha completa de acessórios dedicados para o Sahara 300 e a grife Honda Store estará disponível nas Concessionárias Honda.
Enfim, a Sahara 300 chega para atender um amplo segmento de mercado com competência renovada, preservando o legado de sua antepassada cujo nome, ou recuperada, persevera no imaginário dos motociclistas como exemplo de eficiência, economia, resistência e resistência.

 

3. Características principais

  1. Design e aspectos práticos
  • Novo painel com indicador de marcha
  • Pisca-alerta no punho direito
  • Sistema ESS – Sinal de Parada de Emergência
  • Porta USB sem painel

A identidade Visual da Sahara 300, desenvolvida pela época de design da Honda Brasil, apresenta forte personalidade, marcada pelas linhas angulosas da carenagem, cuja função é aerodinâmica, de proteção ao piloto e os componentes necessários como tanque de combustível e painel. O conjunto formado pelo reservatório de combustível, banco e laterais forma uma superfície fluida, que transmite ao usuário uma agradável sensação visual de conforto, consistente ao assumir a posição de pilotagem com ergonomia irretocável. O mesmo refinamento é oferecido ao garupa, que encontra grande conforto no assento, alças laterais, e pedaleiras a distância do assento, o que permite viajar com pernas distendidas.
O tanque tem capacidade de 13,8 litros, em um formato que privilegia o conforto, possibilitando manter as pernas protegidas pelas carenagens laterais, proporcionando facilidade na movimentação do piloto, típica na pilotagem off-road.
O botão de pisca-alerta no punho direito e o sistema ESS – Emergency Stop Signal, que nas frenagens bruscas acima de 50 Km/h liga automaticamente os indicadores de direção, são exclusividades inauguradas pelo Sahara 300 em seus segmentos, dispositivos de segurança antes restritos a modelos de maior cilindrada. A praticidade da porta USB-C na lateral do painel de instrumentos é um passo adiante em termos de praticidade, facilitando o uso e recarga de smartphones.
O prático e resistente bagageiro traseiro é comum a todas as versões do Sahara 300. A estrutura de proteção perimetral de tubos de aço, assim como o para-brisa mais longo e proteção de cárter do motor, são equipamentos de série na versão Adventure e instruções para as demais versões.

 

 

3.2 Motor

  • Motor de 293,5 cm 3 , SOHC de quatro válvulas, arrefecido a ar
  • Maior torque em rotações baixas e médias
  • Câmbio de seis marchas com placa deslizante e assistida
  • Tecnologia FlexOne

O motor da Sahara 300 é um moderno monocilíndrico arrefecido a ar, de características técnicas diferentes em relação ao motor que equipava o XRE 300 apesar da pequena diferença de capacidade cúbica – de 291,6 cm³ para 293,5 cm³. De fato, o novo motor apresenta uma relação entre diâmetro do diâmetro e curso do escudo que privilegia o torque em baixas e rotações médias pela redução do diâmetro do diâmetro (de 79 para 77 mm) e aumento do curso (de 59,5 para 63 mm) . Privilegiando uma curva de torque mais robusta desde baixas rotações o motor ficou mais elástico, com entrega de torque constantemente superior, alcançando um ganho de cerca de 8% a 3.000 rpm. Enfim, o novo motor do Sahara 300 fornece uma “pegada” mais robusta justamente na faixa de rotações utilizada com maior frequência.

 

A resposta mais consistente ao comando do acelerador determina menor abertura do acelerador, mudanças de marcha menos frequentes e maior economia. Outro dado distintivo do motor do Sahara 300 está no cabeçote, antes DOHC – Double Overhead Camshaft e agora OHC – Single Overhead Camshaft. A opção pelo comando simples com balancins roletados em substituição ao duplo comando para o acionamento das quatro válvulas permitidas contém dimensões, peso e complexidade mecânica sem prejuízo da potência máxima.

 

No que tange à alimentação, o sistema de injeção eletrônica PGM-FI com tecnologia FlexOne permite que o motor da Sahara 300 seja abastecido com gasolina ou etanol. O uso de um ou outro combustível – ou a mistura de ambos em qualquer proporção. Importante lembrar que o novo motor da Sahara 300 está em conformidade com a legislação PROMOT 5.

 

Novidade muito esperada, a inclusão da 6ª marcha, veio acompanhada de um novo sistema de assistência da embreagem, que é do tipo assistida e deslizante. O resultado desses aprimoramentos é verificado através do grau reduzido de esforço para atuar no acionamento da alavancagem. Quanto à placa deslizante, ela proporciona segurança nas reduções de marcha mais extremas para conter a perda de aderência da roda traseira. Outro equipamento do Sahara 300 é o radiador de óleo, posicionado de maneira a não sofrer variações em eventuais tombos e garantir a estabilidade térmica, fator determinante para durabilidade do motor, reduzindo as chances de superaquecimentos em uso intensivo assim como prolongando a eficiência do financiamento.

 

3.3 Chassi

  • Novo  chassi tipo berço semiduplo fechado
  • Nova balança de suspensão
  • Novo sistema de ajuste da tensão da corrente

O chassi da nova Sahara 300 é semelhante ao que equipa a CRF 250F, motocicleta projetada especificamente para a prática off-road. A arquitetura tipo berço semiduplo, padrão nas CRF, é garantia de resistência a estruturas extremas, e sua realização em tubos de aço de elevação projeta um novo padrão no segmento.
A suspensão dianteira telescópica, com tubos de 41 mmØ, permite 245 mm de curso à roda, que tem ar de alumínio de 21 polegadas e é calçada com pneu medida 90/90. Na traseira, o destaque vai para a nova balança de suspensão de alumínio, também derivada da CRF 250F. O curso é de 225 mm e o conjunto mola-amortecedor permite regular a carga da mola em sete níveis. O pneu traseiro tem medida 120/80 – 18. Importante mencionar que os pneus Metzeler Karoo Street que equipam o Sahara 300 foram especificamente desenvolvidos para o modelo, resultando em maior aderência tanto em vias pavimentadas quanto na terra, assim como maior economia e menor rumorosidade .
Dado importante que influencia de maneira positiva aspectos relacionados à maneabilidade, frenagem e desempenho da Honda Sahara 300 é a redução do peso a seco nas versões Standard e Rally, que passou de 148 kg para 147 kg. Na versão Adventure o peso a seco é de 149 kg. A frenagem traz sistema ABS (Antilock Brake System) de dois canais. O disco dianteiro tem 256 mm de diâmetro, não qual atua um cáliper de visão duplo de comando hidráulico. O disco traseiro tem 220 mm de diâmetro e cáliper é de visão simples, também com comando hidráulico.
3.3 Acessórios

  • Opcionais desenvolvidos no Brasil
  • Intercambiáveis ​​entre as versões Standard, Rally e Adventure
  • Equipamentos de pilotagem e linha casual Honda Store

Uma série de acessórios exclusivos, exclusivos para o Sahara 300, será disponibilizada nas lojas Honda. A linha de acessórios criada no Brasil oferece a possibilidade de personalizar o Sahara 300 e elevar o grau de proteção e elegância do modelo. Diferentes opções de para-brisa, top box, protetor de carenagem e protetor de cárter se unem aos produtos Honda Store, formados por uma série de capacetes, roupas específicas para pilotagem e coleção casual. Tudo com a marca Honda, uma garantia de durabilidade com alto padrão de qualidade.
4. Preço, núcleos, garantia

Oferecido nas versões Standard, Rally e Adventure, o XRE 300 Sahara estará disponível na rede de concessionários Honda a partir de dezembro. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 milhas ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 milhas ou 6 meses.

 

As opções de cores disponíveis e o preço público sugerido base São Paulo/SP, que não incluem despesas com frete ou seguro, são as seguintes:

 

Honda XRE 300 Sahara Standard (Cinza Metálico): R$ 27.090,00

Honda XRE 300 Sahara Rally (Vermelho): R$ 27.690,00

Honda XRE 300 Sahara Adventure (Bege Metálico): R$ 28.650,00

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