Honda CBR1000RR Fireblade SP: edição comemorativa dos 25 anos chega com unidades exclusivas e limitadas

O conceito “Controle Total” guia desde sempre o projeto de todas Fireblade. Tal filosofia, simples mas genial, deu origem às mais espetaculares superesportivas da categoria Superbike, resultando em motocicletas capazes de conciliar potência com maneabilidade em doses exatas.

As Fireblade são instrumentos perfeitos para pilotos talentosos e também acessíveis para aqueles que desejam aperfeiçoar a tocada. O “Controle Total” está na raiz desta versatilidade, fator de sucesso nas pistas e que fez escola, sendo por muitos imitado mas jamais igualado.

A Fireblade foi 100% renovada em 2017, ano de seu 25º aniversário, porém manteve intocado seu DNA. A versão mais sofisticada, a SP “Sport Package”, será oferecida em versão comemorativa ? exclusiva e numerada ?, limitadas à apenas 25 exemplares para o mercado brasileiro. São verdadeiras preciosidades, imediatas “cult bikes”, destinadas à típica e merecida valorização por representarem o máximo de diferenciação, qualidade e performance dentro de seu segmento.

A CBR1000RR Fireblade em versão SP exalta de maneira superior um aspecto marcante da filosofia “Controle Total”: a relação peso/potência favorabilíssima, que na prática resulta em maneabilidade, aceleração e comportamento superior seja em curva ou nas acelerações.

Nenhuma Fireblade conseguiu ser tão eficiente quanto esta nova “safra” comemorativa dos 25 anos, que nesta versão SP tem peso reduzido em 15 kg face a versão ABS, com o tetraciliíndro de potência elevada em 11cv, alcançando a brutal cifra de 192 cv a 13 mil rpm e exatos 998 cm³.

Para gerenciar tal cavalaria a Honda afinou a eletrônica da Fireblade à um nível de estado de arte através do RMSS ? Riding Mode Selectable System, que permite ao piloto escolher vários modos adequados às condições de uso e suas necessidades específicas.

Através da unidade de medição inercial IMU ? Inertial Measurement Unit ?  ocorre a análise em tempo real com leitura em cinco eixos (três de aceleração e dois de velocidade angular), determinando assim a ação do controle de tração HSTC ? Honda Selectable Torque Control System ? em nove níveis e a exata gestão da derrapagem da roda traseira sob a precisa ação do acelerador eletrônico TBW ? Throttle-By-Wire.

A plataforma inercial IMU está integrada ao ABS e limita a elevação da roda traseira em frenagem(RLC ? Real Lift Control) como o levantamento da roda dianteira sob aceleração.

Os três modos de gestão eletrônica selecionáveis ? Street (Estrada), Circuit (Circuito) e Mechanic (Mecânico) ? podem ser ajustados durante a condução através de controles no punho esquerdo e todas as operações podem ser observadas através do painel LCD TFT colorido.

O uso de materais nobres como o magnésio resultou na redução de 2 kg apenas no motor. O escape de titânio 4-2-1 é 2,8 kg mais leve e o tanque de combustível realizado no mesmo material  perdeu 1,3 kg. Tais componentes, exclusivos da versão SP resultaram peso de apenas 195 kg em ordem de marcha, 15 kg a menos se comparada à Fireblade ABS.