Fundação Toyota discute os desafios dos negócios sustentáveis em encontro da CNI no Rio de Janeiro

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Semana passada, Ricardo Bastos, presidente da Fundação Toyota do Brasil, participou junto a empresários e especialistas brasileiros e estrangeiros de um debate sobre os desafios e as oportunidades para a indústria sobre os valores éticos e socioambientais. O encontro faz parte da quinta edição do CNI Sustentabilidade, encontro promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Rio de Janeiro.

No primeiro painel, intitulado A influência dos valores socioambientais nos padrões de produção e consumo, foram debatidas tendências de mercado com a inserção de aspectos éticos e relativos à sustentabilidade, como respeito a comunidades e conservação do meio ambiente.

Os painelistas discutiram e apresentaram exemplos de como a indústria pode transformar seus negócios, criar novos modelos rentáveis a partir da globalização e democratização das novas tecnologias em busca do desenvolvimento sustentável. Entre os vários modelos de democratização, Boyd Cohen, especialista em empreendedorismo, inovação e cidades inteligentes, salientou um recente exemplo da indústria automotiva, a liberação de cinco mil patentes de veículos movidos a hidrogênio por parte da Toyota. “A empresa que divide com o mercado as soluções tecnológicas para dilemas da sociedade moderna estão um passo à frente. Pois essa estratégia vai fazer com que outras empresas trabalhem para criar infrae strutura necessária e acessibi lidade para este tipo de tecnologia em diferentes partes do mundo, globalizando e democratizando-a”, comenta.

Ricardo Bastos ressaltou no debate que o poder da indústria na educação e no engajamento das comunidades é fundamental para o desenvolvimento das comunidades. “Investir na conservação ambiental, na formação de cidadãos e em tecnologias transformadoras é prezar pela biodiversidade. É essencial que a indústria perceba sua responsabilidade no crescimento sustentável. Vamos continuar dividindo com a sociedade nossos ensinamentos em busca de uma sociedade harmoniosa e equilibrada”, explica.

O segundo painel, O Papel do Mercado na Valorização das Florestas e da Biodiversidade, discute os desafios e as oportunidades para o Brasil no uso sustentável e conservação de florestas e da biodiversidade.

Além disso, foi divulgada a pesquisa Retrato do uso sustentável de recursos da biodiversidade para a indústria brasileira, realizada com 120 executivos de pequenas, médias e grandes empresas. O levantamento mostra o grau de atenção das empresas ao uso sustentável da biodiversidade, tipos de práticas de conservação de biodiversidade e os desafios para o Brasil aproveitar seu potencial nesse mercado.

 

Sobre o CNI Sustentabilidade

O CNI Sustentabilidade é uma ação de mobilização do setor empresarial para um debate sobre tendências de negócios, tecnologias inovadoras, oportunidades e desafios para nortear a indústria na busca da competitividade com sustentabilidade. Essa iniciativa é um resultado da mobilização do setor industrial brasileiro, coordenada pela CNI, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20, em 2012. Durante a conferência, mais de 1 mil empresários brasileiros se reuniram no Encontro da Indústria para Sustentabilidade.

O projeto, que tem correalização do SESI e do SENAI, entende a sustentabilidade em suas três dimensões (econômica, social e ambiental) e considera sua relação com a inovação e a competitividade. Cada edição anual tem um tema, que orienta análises e debates entre especialistas nacionais e internacionais sobre políticas públicas, gestão corporativa e projeções para o futuro da economia mundial.

 

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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