A Ford apresenta no Salão de Frankfurt, na Alemanha, os novos EcoSport e Mustang que chegam ao mercado europeu nos próximos meses. Além dessas pre-estreias importantes no setor automotivo, o maior salão do mundo exibe outras novidades para aquele continente, como a versão especial Ranger Black Edition, em série limitada, e a nova van Tourneo Custom.
Também exclusivamente para a Europa é mostrada a nova linha Fiesta com o esportivo ST-Line, a grife de luxo Vignale e as versões Active e ST, estas duas que chegam no ano que vem. Traz também o Ford GT ’67 Heritage, edição especial do supercarro em homenagem ao GT40 vencedor de Le Mans.
Com um show de performance, estilo e tecnologia, que vai desde o Fiesta, com 18 milhões de unidades vendidas no mundo em quatro décadas, ao exclusivo Ford GT, com produção limitada a apenas 1.000 exemplares em quatro anos, a Ford mostra a abrangência da sua linha na Europa. Material adicional de imprensa pode ser encontrado no http://iaa2017.fordpresskits.com.
“A variedade da nossa linha de veículos permite democratizar inovações e tecnologias sofisticadas para os clientes de todos os segmentos. Nossa pesquisa para o desenvolvimento do Ford GT, por exemplo, influenciou a tela digital de 12 polegadas do novo Mustang e o desenho ergonômico do novo EcoSport”, diz Steven Armstrong, presidente da Ford na Europa, Oriente Médio e África.
O Salão de Frankfurt abre para o público de 16 a 23 de setembro. Dentro da programação de imprensa, Steven Armstrong vai falar sobre a visão da Ford para o futuro da mobilidade e anunciar uma nova iniciativa do plano Ford Smart Mobility, no dia 12 de setembro, na New Mobility World.
Novo EcoSport, completo e eficiente
O novo Ford EcoSport começa a ser vendido na Europa no final do ano, com a inédita versão esportiva ST-Line e uma opção com motor diesel 1.5 e tração integral inteligente AWD. O modelo europeu segue as mudanças já introduzidas pelo utilitário esportivo no Brasil, incluindo o novo design externo, acabamento interno aprimorado e equipamentos como sete airbags, central multimídia SYNC 3 com tela de 6,5” ou 8”, sensor de ponto cego e controle de estabilidade com sistema anticapotamento.
Como diferenciais, o EcoSport europeu oferece motores a gasolina e diesel e ajustes específicos de suspensão e direção para a região, além da opção de carroceria com ou sem estepe montado na traseira. A lista de opcionais inclui faróis com acendimento automático, sensor de chuva, controle eletrônico automático de temperatura, painel de instrumentos com tela de 4,2 polegadas, piloto automático e câmera de ré, além de volante e retrovisores aquecidos e sistema de som B&O Play com dez alto-falantes, estes últimos exclusivos para o mercado local.
Pela primeira vez, o utilitário esportivo compacto é oferecido com o sistema de tração integral inteligente All Wheel Drive (AWD) da Ford, combinado com o novo motor diesel EcoBlue 1.5, de 125 cv. O premiado motor EcoBoost 1.0 a gasolina também vai equipar a linha, com três versões de potência de até 140 cv.
O EcoSport ST-Line faz parte de uma nova linha esportiva, inspirada na grife esportiva ST. Além de para-choques e saias laterais exclusivos, rodas de liga leve de 17 polegadas e distintivos ST, tem teto, colunas, grade dianteira e retrovisores pintados em preto. O interior vem com volante, alavanca de câmbio e de freio revestidos em couro, bancos parcialmente em couro e Miko-Dinamica –camurça ecológica feita de poliéster reciclado – com costura vermelha, pedaleira de aço inox e soleira personalizada ST.
A Ford já vendeu 150.000 EcoSports na Europa desde o seu lançamento no continente em 2014.
Mustang: inconfundível
Mais bonito, rápido e tecnológico, o novo Ford Mustang chega à Europa com estilo atlético, várias atualizações de motor e suspensão e recursos avançados de assistência ao motorista. O perfil poderoso e marcante do esportivo exibe agora um capô mais baixo e linhas mais agressivas. Na traseira, o design traz para-choque e difusor remodelados. A Ford já vendeu cerca de 30 mil Mustangs na Europa desde 2015, onde ele foi lançado pela primeira vez em mais de 50 anos.
O Mustang também ganhou em prazer de dirigir e desempenho com o aprimorado motor Ford V8 5.0, que gera uma potência da ordem de 450 cv. Tanto a versão V8 como o motor EcoBoost 2.3 de 290 cv são disponíveis com uma nova e avançada transmissão automática de 10 velocidades que usa programação adaptativa de mudança em tempo real para aumentar a economia de combustível e a aceleração.
O novo sistema de amortecimento MagneRide, opcional, oferece resposta ultrarrápida às mudanças nas condições da pista. Há também dois novos modos de direção – o “Drag Strip”, para arrancada, e o “My Mode”, personalizado –, além dos modos normal, esporte, pista e neve/molhado.
A tecnologia de escapamento com válvula ativa de performance inclui o inovador “modo bom vizinho”, que limita automaticamente o ronco do escape para não incomodar a vizinhança. Com o modo “Drag Strip” ativado, o novo Mustang V8 5.0 deve atingir a aceleração mais rápida de todos os tempos, indo de 0 a 100 km/h em cerca de 4 segundos, um marco antes reservado somente a supercarros.
As novas tecnologias de assistência ao motorista do Mustang incluem assistente autônomo de frenagem com detector de pedestre, piloto automático adaptativo, alerta de distância, monitoramento e alerta de manutenção na faixa. Tem ainda painel de instrumentos com tela de 12 polegadas totalmente digital e personalizável e central multimídia SYNC 3 compatível com Apple CarPlay e Android Auto, com comandos de voz e tela sensível ao toque de 8 polegadas.
Tourneo Custom, única e versátil
A nova van Tourneo Custom oferece viagem de primeira classe para até nove ocupantes. Com frente nova e robusta, é o único veículo do segmento com seis bancos traseiros individuais que permitem formar duas linhas em formato de conferência. Os passageiros dos bancos traseiros também contam com sistema de ar-condicionado mais eficiente, seis entradas USB e sistema de som com 10 alto-falantes. O acabamento é refinado com tecidos especiais e couro de qualidade. A van é equipada também com central multimídia SYNC 3 e tela sensível ao toque de 8 polegadas.
O motor diesel Ford EcoBlue de última geração gera até 170 cv, com transmissão automática SelectShift de seis velocidades. O sistema de suspensão a ar traseiro, único no segmento, oferece rodagem confortável e controlada sob várias condições de carga.
A nova Tourneo Custom é o primeiro veículo do segmento a oferecer limitador de velocidade inteligente, além de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado. Esses novos recursos juntam-se à lista de tecnologias já disponíveis na van, como assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, alerta de manutenção na faixa, estabilizador de vento lateral e piloto automático adaptativo.
Ranger Black Edition
Limitada a 2.500 unidades, a Ranger Black Edition é uma versão nova e exclusiva da picape mais vendida da Europa, com aparência marcante. O modelo Black Edition se baseia na conhecida versão Limited, com carroceria em preto Absolute Black e acabamento no mesmo tom na grade do radiador, rodas de liga leve, santantônio e acessórios externos.
Oferecida somente em versão cabine dupla, a Ranger Black Edition vem equipada de série com sistema de navegação por satélite, sensor de estacionamento dianteiro e câmera de ré, além de central multimídia SYNC 3 com tela sensível ao toque de 8 polegadas, ar-condicionado eletrônico de dupla zona, bancos de couro e retrovisores aquecidos com rebatimento elétrico.
Tributo a Le Mans
No início do ano, a Ford apresentou o Ford GT ’67 Heritage, edição exclusiva em homenagem ao GT40 Mark IV vencedor de Le Mans em 1967, pilotado por Dan Gurney e A.J. Foyt. Com carroceria em vermelho brilhante Race Red, listras brancas e itens de carbono aparente, o carro também exibe grafismos em branco com o número 1 estampado no capô e nas portas. Rodas de 20 polegadas de alumínio forjado em peça única, pinças de freio vermelhas e capas dos retrovisores em prata completam o visual.
O interior traz novo acabamento em couro nos bancos de fibra de carbono, com costura vermelha contrastante, tema também aplicado ao volante. Os cintos de segurança têm correia vermelha e fechos em cinza anodizado. Além de console central, soleiras e comandos das saídas de ar em fibra de carbono, cada veículo traz uma placa de série personalizada.
O motor EcoBoost V6 3.5 do Ford GT gera 656 cavalos de potência e 76 kgfm de torque, segundo as especificações dos EUA. A velocidade máxima de 347 km/h faz dele o veículo de produção da Ford mais rápido de todos os tempos.
Novo Fiesta
O novo Fiesta é o compacto de tecnologia mais avançada à venda na Europa, com recursos sofisticados de assistência ao motorista como o detector de pedestres que ajuda a evitar acidentes no escuro e o primeiro sistema de estacionamento automático da Ford capaz de acionar o freio para evitar batidas em baixa velocidade.
Seus recursos de conectividade incluem sistema de som premium B&O Play e central multimídia SYNC 3 com tela de até 8 polegadas. O novo Fiesta também traz design reestilizado e interior revolucionário com várias opções de personalização e o primeiro teto solar de vidro panorâmico.
A linha Fiesta inclui as versões Trend, Titanium, a esportiva ST-Line e a sofisticada Vignale. No ano que vem, terá também a versão crossover Active –primeira de uma nova série que vai abranger toda a linha Ford nos próximos anos – e o novo Fiesta ST de 200 cv.
Ford Performance e linha ST-Line
A linha ST-Line de modelos esportivos da Ford, inspirada na Ford Performance, agora inclui o EcoSport ST-Line, o Edge ST-Line, o Fiesta ST-Line, o Focus ST-Line, o Kuga ST-Line, o Mondeo ST-Line e o S‑MAX ST-Line, expostos no estande em Frankfurt. Os modelos Ford ST-Line combinam estilo e dinâmica arrojada de direção, com motores EcoBoost a gasolina e diesel TDCi, potentes e econômicos. Nos dias de exibição pública em Frankfurt, também podem ser vistos os modelosFocus ST e Focus RS e o hatch KA+ Limited Edition de cinco portas, compacto e espaçoso.