Esportivo elétrico Veeco tem encomendas esgotadas

Veeco

Por Marcus Lauria

O “primeiro automóvel esportivo” totalmente feito em Portugal já tem encomendas suficientes para esgotar a produção prevista para 2016. Quem o garante é João Oliveira, o fundador da VE – Fabricação de Veículos de Tração Elétricos.

“Ainda não estamos aceitando encomendas fixas, porque estamos negociando encomendas com os fornecedores, mas tenho interessados para todos os que podemos produzir no primeiro ano, cerca de 200”, explicou o responsável ao Jornal de Notícias daquele País.

Cada exemplar do Veeco vai custar entre 23 e 25 mil euros, já com baterias incluídas. O carro tem uma autonomia de 400 quilômetros e pode atingir os 100 km/h.

Este “reverse trike”, ou triciclo invertido (porque as duas rodas estão para frente) tem dois lugares, portas com abertura vertical, e pode ser carregado “durante a noite numa tomada comum monofásica como as de casa”. A produção do Veeco arrancatem início no primeiro trimestre de 2016, em Vila Nova de Gaia onde se irá instalar a linha de montagem.

O preço é uma desvantagem, comum a todas as marcas que trabalham nesta área e certamente uma das explicações para que a procura destes modelos em Portugal (como noutros países) continue baixa. Helena Silva, diretora executiva do CEIIA, cluster da mobilidade, estima que em Portugal existam cerca de mil carros elétricos. Este ano foram vendidos, até maio, 187 carros elétricos e 97 híbridos, revela o JN.

Veeco2

Related posts