DS AUTOMOBILES NO SALÃO RÉTROMOBILE: O FUTURO NASCE DO LEGADO

Para sua terceira participação no Salão Rétromobile – um dos mais importantes salões de automóveis antigos da Europa -, a DS AUTOMOBILES desejou juntar o futurista DS E-TENSE com cinco DS e SM de coleção. Assim, ela convida os visitantes para um passeio no tempo e nas cores.

Vermelho “incendiário”, azul luminoso, bege com reflexos dourados, preto chique, verde Ametrina… Um leque de tons gráficos com nuances particularmente contrastantes para esses emblemáticos carros que demonstram “a arte de viver à francesa”. Graças à valiosa ajuda da Amicale Citroën&DS France e dos clubes DS e SM*, o futuro e o legado da marca DS poderão ser encontrados no Pavilhão 1 do Parque de Exposições da Porte de Versailles de Paris.

 

“Desde sua criação, a marca DS apoia-se em valores de inovação, excelência e vanguarda de sua maior inspiração: o DS 19. Com seu irmão, o SM, eles são o símbolo do automóvel francês “topo de gama”. Ao expor o DS E-TENSE, nossa última criação, ao lado de modelos históricos, afirmamos nosso compromisso com o estilo marcante e a tecnologia avançada, entre conforto e dinamismo, entre materiais nobres e requinte. Ontem, hoje e amanhã”, declara Yves Bonnefont, diretor geral da marca DS.

Todos os anos, o salão Rétromobile é o encontro europeu mais esperado pelos colecionadores e apaixonados pelo automóvel. Uma ampla concentração de modelos míticos, revolucionários, lendários… Modelos que marcaram gerações e que ainda vivem com toda plenitude e vigor dentro das mentes de fãs, proprietários e restauradores. Assim, até este domingo, eles têm um encontro marcado no Parque das Exposições da Porte de Versailles de Paris. Em uma área de 400 m2, localizado no Hall 1, a DS AUTOMOBILES compartilhará com o público algumas das mais belas peças de seu patrimônio. Nesta ocasião, a Marca organizou o encontro entre o concept DS E-TENSE e suas fontes inspiradoras, os DS e SM, modelos lendários que sempre representaram a vanguarda e o savoir-faire francês. No programa, um passeio no tempo seguindo os passos dos DS e SM, um passeio também conduzido ao futuro com o DS E-TENSE. Um passeio, enfim, rico em encontros, paixão e trocas entre os representantes de clubes, especialistas e novatos.

 

UMA SELEÇÃO NOTÁVEL COM CORES GRÁFICAS E FORTES

“Em um carro, todas as mulheres lhe dirão que a mecânica não tem importância. O que conta é a forma e a cor. Se o hábito não faz o monge, é a carroceria que faz o carro. (…). A gama de cores dos carros é cuidadosamente estudada e escolhida, tal como um grande costureiro define as cores de seus modelos pensando em sua próxima coleção, (…) »**. A prova disso é a seleção escolhida pela DS AUTOMOBILES para a sua terceira participação no Salão Rétromobile, com:

–           Um DS 21 Cabriolet Export US, de setembro de 1966: pepita incandescente. Graças à Amicale Citroën & DS France, um dos raros DS Cabriolet (apenas 121 conversíveis DS 21 modelo 1967 foram produzidos no total) é apresentado em sua versão americana. Seu motor tem uma cilindrada de 2.175 cm3 e uma potência de 100 cv DIN (ou 109 cv SAE), sempre a 5.500 rpm. Ele é equipado com uma caixa de câmbio hidráulica de 4 marchas e um virabrequim de 5 mancais. Mesmo se o DS à “moda americana” é muito pouco diferente da versão francesa, ele se distingue notadamente pelas luzes indicadoras de direção proeminentes na frente, assim como redondas, pequenas e acopladas às luzes traseiras atrás. Pequenos detalhes necessários para se adaptar às normas regulamentares do país. Sua cor brilhante Vermelho Rubi – AC 416 – o torna um carro notável, que dificilmente deixará de ser notado onde quer que se passe. É notável também a grande inovação dessa safra de 1967, que inaugura a utilização de óleo mineral designado LHM – diferentemente do anterior, sintético, denominado LHS – para o funcionamento do circuito hidráulico. A partir de agosto de 1966, todos os modelos DS e ID produzidos adotaram este novo líquido de cor verde, que apresenta uma estabilidade muito superior aos anteriores nas condições de pressão e de temperatura de utilização. De acordo com a expressão das revistas especializadas da época, o DS Cabriolet é consagrado como “o must do luxo à francesa”.

–           DS 23 IE Pallas Climatização preto (Noir), Safra 1975: requinte final. Apresentado com o apoio do Club Idéale DS France, o DS 23 IE representa os últimos modelos produzidos em 1975. Saindo da célere usina de Javel em 22 de novembro de 1974, este carro e em sua versão Pallas, particularmente bem acabada e sofisticada, apresenta equipamentos “top de gama” para a época: ar condicionado da marca “Autoclima”, revestimento em couro, presença de acabamentos em cromo, faróis giratórios… Impulsionado pelo motor mais potente da gama DS, ele foi comercializado em Avignon (França). Este pilar do “luxo à francesa” viajou pelas estradas do sul da França até 2013, sucessivamente dirigido por, nada menos, três proprietários. Sempre mantido em sua cor original, ele chegou a andar mais de 400.000 quilômetros. Após ter sido adquirido por seu último proprietário, residente na região de Paris, em 2013, alguns restauradores apaixonados pela DS lhe ofereceram um tratamento de rejuvenescimento do qual precisava. Majestoso com sua cor preta, ele circula, desde maio de 2016, pelas estradas e cidades, atraindo inúmeros olhares.

–           DS 20 break 1975 Cor Azul Delta: luminoso e metalizado. Exposto com a ajuda do DS-ID Club de France e do DS Club Révolution 55, este DS 20 Break Confort de 1975 é um representante das últimas versões produzidas. A qualidade de seu espaço interno, sua modularidade e engenharia chamam a atenção por sua vanguarda à época: dobrando o assento traseiro, seu assoalho aumenta de tamanho e se torna plano, enquanto, graças aos banquinhos, dois passageiros suplementares podem instalar-se a bordo. Sua nuance metalizada Azul Delta – AC 640 – combina com a cor Jersey Azul interna. O teto Cinza Rosé – AC 136 – harmoniza-se perfeitamente com esses tons de azul.

–           SM Export Japon Bege Tholonet, Safra 1972: chique e raro. Apresentado pelo Euro SM Club, o SM Modelo Exportação Japonês é um dos 134 SM importados no Japão pela Seibu Motors Sale, distribuidor exclusivo da década de 1970. Sua carroceria Bege Tholonet combina com seu espaço interno em couro marrom. Os vidros escurecidos, o auto rádio e o ar condicionado completam os equipamentos. Seu motor Maserati de 2.965 cm³, acoplado à transmissão automática Borg Warner Tipo 35, multiplica suas possibilidades, já notáveis. Parecido com a versão americana, exceto pelas luzes indicadoras de direção dos para-lamas dianteiros, exclusivos do modelo japonês, ele é equipado com quatro faróis circulares, sem vidros frontais. Este modelo de 1972, tão chique quanto raro, foi preservado e mantido pelos agentes da Seibu Motors Sale até seu recente retorno para o XVº Distrito de Paris, onde foi produzido na década de 1970. De fato, o SM compartilhava as mesmas oficinas de montagem e de acabamento da DS. Da concepção até a realização, um forte vínculo já unia esses dois carros…

SM Carburador Vermelho Teto Preto, versão 1971: contrastado como a paixão. Exposto com a ajuda do SM Club de France, este SM tem uma cor vermelho Lúcifer que contrasta com o teto preto. A combinação inesperada dessas duas cores foi uma personalização exclusiva, escolhida por seu proprietário. De fato, de acordo com o catálogo da época, o SM Carburador era notadamente disponível nas cores Vermelho Rio, Vermelho Granada ou completamente preto (Noir). Este modelo gráfico celebra os requintes da excelência à francesa, combinados com a exclusividade italiana. Seu estilo de grande cupê esportivo animou toda uma geração. Suas linhas, tão suaves quanto vivas, evocam velocidade e potência. Ele consegue a síntese entre estabilidade na estrada e excelência aerodinâmica (perfil, faróis, ausência de grade dianteira…). Sua bitola traseira, mais estreita do que a dianteira, facilitava o escoamento do ar. A suspensão hidráulica, continuamente melhorada ao longo de dezesseis anos de pesquisas, o corretor de nivelamento, os eixos dianteiro e traseiro e o sistema de freios assistido garantiam uma direção segura e estável. Quatro lugares confortáveis, tração dianteira, motor V6 Maserati de 2.670 cm3, com quatro eixos de comando de válvulas, três carburadores corpo duplo, suspensão hidropneumática, direção com assistência hidráulica variando em função da velocidade (DIRAVI)… Quanta inovação!

–           DS E-TENSE: único, eletrizante, de alto desempenho. Visão do Gran Turismo pela DS AUTOMOBILES, ele é o prisma através do qual o futuro da DS ganha vida, um futuro marcado pela tecnologia avançada e pelo requinte. O DS E-TENSE representa a autenticidade do know-how artesanal com a criatividade oriunda de ferramentas digitais inovadoras. Os designers da DS moldaram cada detalhe para aperfeiçoar sua aparência escultural de GT de alto desempenho. Personalidade vanguardista, o DS E-TENSE explora a tecnologia para superar as correntes estilísticas. Usando como modelo a alta costura e a arquitetura, o design paramétrico permitiu construir sua grade dianteira com maior volume e seu painel de bordo futurista. As oitocentas horas de atenção necessárias à confecção de seu espaço interno e a participação de artesão em couros da Casa MOYNAT, do relojoeiro BRM Chronographes e do especialista acústico FOCAL, produziram um ambiente incomparável. A intensidade, a profundidade e o aspecto cristalino de sua cor, Verde Ametrina, dão mais grandeza ao seu porte escultural. A cor de seu revestimento interno amplifica sua elegância, combinando o verde acinzentado do couro ligeiramente azulado à cor verde dos painéis. Além de sua silhueta inédita, o DS E-TENSE torna-se maior ainda graças à sua cadeia de tração elétrica de alto desempenho, com uma potência de 402 cavalos e um torque de 516 Nm. Com uma autonomia de mais de 300 km, o DS E-TENSE inscreve-se no universo dos GT de alto desempenho.

 

A LOJA DS PARA GUARDAR UMA LEMBRANÇA DESTE PASSEIO ÚNICO

A poucos passos dos carros expostos no espaço DS AUTOMOBILES, os visitantes poderão visitar a loja da Aventura Peugeot, Citroën e DS para adquirir uma lembrança deste passeio único.

Miniaturas de DS históricos, de SM, de DS E-TENSE, ou ainda modelos da coleção atual, uma ampla escolha de produtos será proposta para que apaixonados ou amadores, pequenos ou grandes, possam enriquecer sua coleção.

*Estande DS AUTOMOBILES no Salão Rétromobile (Pavilhão 1), lista dos Clubes DS e SM presentes:

Amicale Citroën & DS France com um DS 21 Cabriolet Export US – ano modelo 1967

DS-ID Club de France e DS club révolution 55 com um DS 20 Break Confort de1975

Club Idéale DS France com um DS 23 IE PALLAS de 1975

Euro SM Club com um SM Export Japão de 1972

SM Club de France com um SM carburador de 1971

 

** Extrato de um artigo Citroën de uso interno intitulado “Como o DS é pintado?” de 22 de março de 195X (ano apagado no documento de arquivo)*

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related posts