Por Marcus Lauria
A Bugatti apresentou o Vision Gran Turismo, um super-esportivo virtual desenvolvido especificamente para o jogo Gran Turismo 6 para a Playstation 3. O supercarro, que antecipa o sucessor do Veyron, conhecido por Chiron, foi inspirado no Type 57 Tank e nas suas vitórias nas 24 Horas de Le Mans em 1937 e 1939.
Desta forma, o Bugatti Vision Gran Turismo ostenta os clássicos dois tons de azul do Type 57 G Tank, o carro vencedor de 1937, ao mesmo tempo que evoca as cores dos carros de competição franceses históricos desse período. Desde então, o azul também passou a ser conhecido como a cor oficial da marca Bugatti.
“Em nenhuma circunstância tivemos como objetivo criar um carro de corrida de estilo retro em memória dos sucessos em Le Mans, mas quisemos antes transferir a sensação e o espírito destes momentos especiais na história da Bugatti para um veículo moderno,” disse Sasha Selipanov, responsável pelo departamento de Exterior Design Creative Development.
“Queríamos criar um projeto tão realista quanto possível para os nossos fãs e colocar um Bugatti real no mundo virtual desta série de vídeo-games para PlayStation,” explicou Frank Heyl, responsável pelo departamento de Exterior Design for Production Development da Bugatti.
“Todas as características do design são definidas pela sua função. O Bugatti Vision Gran Turismo é a simbiose perfeita entre a engenharia e a estética”, acrescentou o responsável.
Tal como aconteceu no exterior, no interior não existiram concessões no estilo. “Isto é um carro de competição sem compromissos, ” enfatizou Etienne Salome, responsável pelo departamento de Interior Design da Bugatti.
O interior foi desenhado para ir de encontro às necessidades em ambiente de competição. Todos os indicadores, instrumentos e controlos encontram-se à mão do piloto.
“Queríamos desenvolver um carro de competição virtual para os nossos fãs, um Bugatti genuíno até ao mais pequeno detalhe e que represente os valores sem limites da marca,” contaram os designers. “Esperamos que os jogadores se divirtam tanto a conduzir este carro como nós a criá-lo.”