COLUNA JOÃO MENDES – 26/10/2015

VOLKS SPEED UP

O ÁGIL VOLKSWAGEN SPEED UP

O Volkswagen UP era pra vender mais do que vende, é um carro moderno e econômico mas minhas pesquisas indicam que o preço não esta muito real para o seu tamanho. Como jornalista especializado no assunto há algumas décadas eu sei que o carro tem muitos predicados, uns até que o público em geral não dá importância. Aqui se compra carro pelo preço e nem sempre se valoriza opcionais que são de extremo valor, ainda bem que freios com ABS e os air bags passaram a ser equipamentos obrigatórios senão seriam poucos aqueles a fazer questão deles e evidentemente pagar. Esta semana curti bons passeios com o Speed UP, versão do UP com motor 1.0 Flex, designado Tsi, 3 cilindros, com injeção direta de combustível e turbocompressor. Com este propulsor, que gera 105 cavalos usando só o etanol, o UP vira fera e arranca com muita disposição, são 16,8 kgfm de torque já a 1500 RPM, e se sair rápido e demorar a colocar a segunda marcha o motor vai cortar porque vai entrar na faixa vermelha, é preciso ficar esperto. No dia a dia é gostoso de dirigir por ser pequeno e ter motor pra saltar na frente dos outros. O Speed Up faz de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 182 km/k, nada mal para um 1.0, mas um 1.0 de respeito. Também é econômico, mais de 20 km/l na estrada Tem ainda um ótimo e bem visível computador de bordo, com GPS e muita informação, volante e bancos revestidos em couro sintético, bonitas rodas 15”, enfim, é um UP diferenciado e custa R$49.990, será que vai vender ?

FIAT BRAVO BLACKMOTION

FIAT BRAVO BLACKMOTION

A Fiat, líder de vendas, é portadora de um portfólio de veículos muito variado. Uns lideram o mercado como o Palio e a picape Strada mas também tem outros que atendem a um grupo menor como o Bravo que vende pouco mais de 200 unidades por mês. Testei o Bravo Blackmotion que é uma série especial, muito equipada. O carro tem motor 1.8 16V Flex que desenvolve até 132 cavalos, a versão testada tinha câmbio Automático Dualogic Plus, que é opcional por R$3.616, e confesso que não sou muito fã dele. Apesar de ter evoluído bastante o Dualogic não tem o conforto de um automático verdadeiro ( inclusive ele era chamado de automatizado para não confundir ) e por isso eu sempre sugiro que com ele a direção seja feita trocando as marchas manualmente, aí fica mais gostoso de dirigir com a comodidade de não ter que apertar um pedal de embreagem. O bom deste carro é que ele vem  com alarme, ar condicionado Dualtemp, freio a disco nas quatro rodas, sistema My Car Fiat que personaliza funções, sensor de estacionamento, central multimídia touchscreen de 5”, com GPS câmera de ré, e muito mais. Andando o carro é bom mas o que chama mais atenção é o visual esportivo com destaque para a bonitas rodas de liga leve de 17” e as ponteiras do escapamento. O preço da versão Blackmotion é de R$72.780 mas com o Pack Safety, que tem mais air bags, câmbio Dualogic, Kit Creative Top no multimídia e teto solar Skydome vai para R$90.000, e aí fica caro.

 

BMW RIO MOTOCLUBE

Motociclista veterano e fundador do  BMW Rio Moto Clube, Aziz Chidid foi empossado como novo presidente da entidade e quer aumentar o número de associados. Para fazer parte do clube, de apaixonados por BMW,  basta ir no site  www.bmwriomotoclube.com.br  e acessar a janela “CADASTRE-SE”, não paga nada, nem mensalidade. O clube não é só pra quem tem moto BMW e sim para quem tem o espírito do motociclista.

 

MONTADORAS FORA DO FUTEBOL  

A  Rede Globo anunciou que vendeu todas as suas cotas de patrocínio para suas transmissões de futebol de 2016 e para minha surpresa não tinha nenhuma montadora de automóveis patrocinando. Este ano a Volkswagen patrocina as transmissões da Globo e a Chevrolet patrocina o Campeonato Brasileiro através da CBF. É grave a crise.

 

SALÃO DO TÁXI

Vai acontecer nos dias 13 e 14 de novembro mais um Salão do Táxi Rio de Janeiro, no pavilhão 5 do Riocentro. A entrada é franca e o estacionamento e gratuito para táxis. A mostra terá produtos comercializados para a categoria, palestras e test drive de veículos.

 

CINQUENTINHAS SEM CARTEIRA

A Associação Nacional de Usuários de Ciclomotores venceu uma ação contra a União Federal e a decisão judicial suspende exigência de Carteira de Habilitação  para ciclomotores enquanto o assunto não é regulamentado. O que acontece é que em 2004 o Contran fez uma resolução que deu competência para os municípios decidirem as exigências para veículos de duas ou três rodas até 50 cc, se o condutor precisaria de carteira e se o veículo deveria ser emplacado, mas os municípios não demonstraram competência e assim o Contran quis proibir sem ter a resolução regulamentada. Aí saiu a decisão judicial resolveu “suspender a aplicabilidade da Resolução nº168/04 do CONTRAN no que se refere aos procedimentos e requisitos necessários à obtenção da Autorização para Condução de Ciclomotores pelos usuários desta categoria de veículo, em todo território nacional, conferindo aos usuários de ciclomotores o direito de circular em seus veículos sem a exigência de habilitação, até ser devidamente regulamentada”. 

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