COLUNA JOÃO MENDES – 23/12/2013

131104_Ford_Focus-06

OS MELHORES DA ABIAUTO

O 15º Prêmio Imprensa Automotiva, realizado pela ABIAUTO, Associação Brasileira de Imprensa Automotiva foi uma homenagem ao jornalista catarinense Wilson Libório de Medeiros, sócio fundador da entidade, falecido neste ano. 67 Jornalistas especializados votaram e os vencedores foram: Entre os veículos, na categoria Compacto vitória do Renault Logan, na Categoria Nacional Ford Focus, o melhor utilitário esportivo foi Chevrolet Tracker, melhor importado Volkswagen Golf, melhor mini van JAC J6, melhor picape Fiat Strada e a Ford também venceu o Carro Verde ( ecológico ) com o Fusion Hybrid. Na premiação dos melhores motores a VW venceu na categoria de 1.000 a 1.400 cc com seu motor 1.0 3 cilindros, a Audi venceu em duas categorias, entre 1.401 e 2.500 cc com o motor 1.8 TSFI e na categoria acima de 2.501 cc com o motor 4.0 Biturbo FSI. A Volkswagen também venceu o prêmio do melhor motor diesel de 2.000 a 3.500 cc com seu 2.0 Turbo. O Ford Focus ( foto Ayrton Camargo ) também recebeu o Prêmio ABIAUTO 2013 como maior destaque do ano.

Entre as motos a Triumph Tiger 800 ( foto ) venceu como Melhor Estradeira e também levou o Prêmio ABIAUTO de melhor destaque do ano, a Honda venceu com a CB 500 a categoria Urbana/Street e a Triumph também venceu na categoria Esportiva com sua Daytona 675R.

O Prêmio Abiauto 2013 tem o patrocínio de Ford Caminhões, Magneti Marelli, MAN Latin America, Lexus e Banco RCI Brasil, Co-patrocínio de Mercedes-Benz e Fazenda SerrAzul, apoios de Polaris, CaraReges Eventos e TSO Brasil.

Triumph-tiger-800

VOLKSWAGEN NA ARTE

A Volkswagen esta patrocinando a exposição EXPO1:Rio no MAM, Museu de Arte Moderna. A exposição que tem o tema “Crise Ambiental Contemporânea” veio do MOMA, museu de arte de Nova York e foram acrescentadas obras de 8 artistas brasileiros. São fotos, vídeos, esculturas, gravuras, pinturas e montagens que ficam no MAM, no Aterro do Flamengo, até 23 de fevereiro. Muito interessante.

GOVERNO ATRAPALHADO

Foi uma trapalhada história a idéia do Ministro Mantega de querer prorrogar o prazo para a obrigatoriedade dos equipamentos de segurança, os freios com ABS e o air bag duplo, nos carros produzidos no Brasil. Nossa indústria automobilística não é a bagunça do governo do PT e trabalha com estudos e planejamentos, não pode trocar um planejamento feio há anos, em menos de um mês da data do início de uma lei. Só um exemplo, a Bosch, que fabrica o sistema ABS para os freios, investiu R$60 milhões em sua fábrica para atender a demanda que o Ministro Mantega quis encerrar. O que a Bosch iria fazer com seus funcionários ? E as fábricas que produzem os air bags ? Um grupo de jornalistas alemães veio ao Brasil se despedir da Kombi e quando voltaram pra Alemanha viram nos jornais que a linha de montagem da Kombi talvez não fosse mais desativada. O Ministro Mantega deve ser muito mal assessorado para cometer um erro destes e ser obrigado a voltar atrás.

ESPAÇO PARA EVENTOS

Com o fim do Autódromo de Jacarepaguá para a construção do Parque Olímpico dos Jogos de 2016, a HSBC Arena, na Barra da Tijuca, se tornou o principal palco de eventos automobilísticos do Rio de Janeiro. Em agosto, a Casa recebeu o Fiat Technoday, que teve como temática a eficiência energética e contou com o lançamento de um novo tipo de pneu, que reduz o atrito no solo e reduz o consumo de combustível do veículo. No mês seguinte, a Volkswagen realizou a apresentação do novo Golf para imprensa e convidados, com exposição e test-drive Já em outubro, foi a vez do curso Direção Segura direcionado para o público em geral, jornalistas, concessionários e Detran, com foco em direção defensiva e simulações de pista molhada com obstáculo, fuga, frenagem etc. O curso foi criado na Itália pelo Alfa Romeu e é realizado no Brasil pela Fiat. Além da pista de testes que utiliza uma parte da antiga pista do autódromo e hoje abriga o estacionamento da HSBC, existem diversas salas de apoio.

CARROS FINANCIADOS

No Rio de Janeiro foram realizados 32.698 financiamentos de veículos novos e usados no mês de novembro de 2013, segundo levantamento da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país. Deste total, 17.710 foram financiamentos de veículos novos e 14.988 usados. No acumulado do ano, o total de financiamentos para veículos novos e usados do Estado atingiu 357.009 unidades. Com tantos carro fico torçendo por ruas mais largas.

Related posts