CHEVROLET TRAILBLAZER REQUINTADA
Quando a Chevrolet lançou a Blazer o modelo fez um sucesso enorme, tinha bom preço e concorrentes importados mais caros. Com o tempo a concorrência aumentou e os modelos desta categoria, utilitários esportivos de tamanho médio, ficaram mais sofisticados e cheios de tecnologia. A Blazer já saiu de linha faz um tempo e sua substituta passou a ser a Trailblazer de dimensões maiores e preço bem superior. Ela é vendida em duas versões de acabamento, LT e LTZ, e duas opções de motorização, 2.8 Turbo diesel e 200 cavalos ou 3.6 V6 Flex de 277 cavalos. Andei na versão LTZ com motorização diesel que possui equipamentos de segurança de grande importância como o alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego, alerta de movimentação traseiro na hora da marcha a ré, controle de tração e controle de estabilidade. A Trailblazer é imponente, tem interior luxuoso com materiais que dão um ar de sofisticação e bom acabamento. Além disso a conectividade é um show com o sistema OnStar a possibilidade de espelhar o smartfone e no computador de bordo você consegue muitas informações sobre a viagem: velocidade instantânea, odômetro parcial / consumo médio / velocidade média para duas viagens, autonomia, consumo instantâneo, cronômetro e temperatura externa – Informações do Veículo: monitoramento pressão dos pneus, configuração de pressão dos pneus, tensão da bateria, temperatura do líquido do radiador, horas do motor / horas marcha lenta do veículo, temperatura do fluído da transmissão e função de aviso de velocidade – Informações de Consumo: consumo (km/l) e tendência de consumo nos últimos 50 km (km/l). A Traiblazer também acionamento eletrônico da tração 4X4 ou reduzida. A versão LTZ com motor turbodiesel custa R$189.900, a versão LTZ com motor Flex custa R$159.990 mas no site da Chevrolet existe uma informação de que este preço é negociável no concessionário da marca portanto se estiver interessado é isso que você deve fazer. Vale acrescentar que a Chevrolet Trailblazer é um utilitário sofisticado, produzido na fábrica de São José dos campos, a mesma que produz a picape S10, com assistência técnica em todo país o que não acontece com alguns modelos que são importados.
TOYOTA ETIOS CADA VEZ MELHOR
Quando o primeiro Toyota Etios foi apresentado para a imprensa ela caiu de pau. O modelo era espartano demais com materiais pobres no acabamento, o painel tinha pouca visibilidade para alguns itens enfim, não era um carro para o público brasileiro. A Toyota aceitou as críticas e foi melhorando o carro e agora, andando na versão 1.5 XLS do Etios Hatch, vi como o carro está realmente muito melhor, aliás ele fica melhor a cada ano. O painel passou a ser digital com os algarismos que indicam a velocidade num ótimo tamanho. Quando a gente entra no carro a sensação é outra por causa dos materiais empregados no painel que ficou mais moderno e luxuoso. A versão testada tinha câmbio automático de ótimo funcionamento e andando na cidade as respostas foram ótimas principalmente ao passar em quebra molas e nas retomadas. Continuo não gostando do desenho da grade dianteira mas a Toyota lançou recentemente a versão Platinum, com uma nova grade com desenho que dá um tom de agressividade fazendo um conjunto mais harmonioso com o para choques que também foi alterado nesta versão Platinum. Arrisco dizer que se a Toyota aproveitar o desenho da versão Platinum em toda gama o Etios vai alcançar um outro patamar de vendas. Brasileiro costuma comprar carro pelo preço mas se tiver um visual arrumado ele até paga um pouco mais. A versão mais barata do Etios Hatch é denominada X e custa R$44.120 e a versão testada, XLS com câmbio automático e motor 1.5 L 16V Dual VVTI Flex de 107 cavalos custa R$58.470 e a Toyota esta com planos especiais de venda com uma entrada, 36 prestações fixas e um valor residual no final das prestações. Consulte os valores em www.toyota.com.br.
OLIMPÍADA RIO 2016
Na próxima edição eu vou contar o que andou acontecendo durante a Olimpíada no Rio de Janeiro no que diz respeito a veículos e transportes. Muitas coisas positivas e também causos de deixar os cabelos em pé. Me aguardem!
TOP CAR TV
Já esta marcado para o dia 29 de novembro a eleição do Top Car TV, prêmio que tem como eleitores jornalistas especializados que possuem programas de TV e sites. Eu faço parte do juri e manterei você bem informado.
PNEUS BRIDGESTONE, LÍDER MUNDIAL
A empresa líder mundial na venda de pneus é a japonesa Bridgestone, seguida pela francesa Michelin, com a americana Goodyear em 3º, a alemã Continental em 4º e a italiana Pirelli em 5º. E a Bridgestone, patrocinadora oficial da Olimpíada Rio 2016, aproveitou bem o evento para divulgar sua imagem aqui no Brasil. Me lembro que quando comecei a andar de moto, nos anos 1970, quem andava de moto tinha a Bridgestone como uma marca de grande prestígio rivalizando com a Dunlop.