MUITO PRAZER COM VOLKSWAGEN UP! TSi
Gosto muito de carros pequenos com boa motorização, eles são divertidos de dirigir porque arrancam rápido e retomam com vontade, são carros espertos e naturalmente possuem uma suspensão que atenda, nem mole e nem muito dura, e assim você pode passear com ele ou fazer uma tocada mais esportiva. Por isso é que dei o título acima, estou testando e gostando muito do Volkswagen Up! Tsi Connect, que tem motor 1.0 L, Flex, de 3 cilindros, turbo, com injeção direta de combustível e potência de 105 cavalos. Como o carro é pequeno e leve, apenas 989 kg, 105 cavalos com 16,8 kgfm de torque já a 1500 RPM é muito bom. Há algum tempo os motores que tinham turbo demoravam a “embalar” mas com as novas tecnologias isso acabou e a tendência é o turbo vir a equipar carros com pouca capacidade cúbica em seu motor. Andando no perímetro urbano com o Up! TSi, câmbio mecânico de 5 marchas, dá até vontade de sair arrancando a cada sinal verde aberto mas é preciso se conter. A arrancada de 0 a 100 km/h acontece em 9,3 segundos e o melhor de tudo é que o carro é econômico. Mesmo exagerando algumas vezes na arrancada, acelerando mais forte para uma ou outra ultrapassagem e subindo alguns morros da cidade do Rio de Janeiro, como o Alto da Boa Vista, sempre em perímetro urbano, o computador de bordo indicava consumo de 14 km/l de gasolina. Na estrada melhorou ainda, fez 19 km/l de gasolina. Pelas suas dimensões ainda fica mais gostoso de dirigir porque você coloca ele onde quiser e sua estabilidade também é boa. O Up! É um carro pequeno, com porta-malas de 285 L, e na versão TSi tem muitos itens de conforto como volante multi função, luz de conversão estática, sensor de estacionamento traseiro, direção elétrica, computador de bordo Plus, chave canivete com controle remoto, sensor de chuva e crepuscular, retrovisor externo direito com tilt down (ao engatar a ré se enclina para melhor visão do limite da vaga) e ainda tem roda de liga leve exclusiva de 15” para melhorar o visual e outros detalhes para diferenciar esta versão das outras. No painel tem suporte para o smartphone e o sistema de som e interatividade Composition Phone que te deixa conectado. O Up! TSi tem preço inicial de R$43.490.
NOVA Z 650, MAIS UMA KAWASAKI NAS LOJAS
Mais um modelo da Kawasaki está sendo comercializado aqui no Brasil é a média cilindrada Z 650 ABS ampliando a linha Z que já tem a Z300, Z800 e Z1000, todas “naked”, com a tradicional posição de pilotagem com o corpo mais ereto. A Z 650 ABS tem o visual agressivo da linha, é moderna e traz muita tecnologia. Ela tem peso de 197 Kg e seu quadro, feito de aço de alta tensão, pesa apenas 15 Kg. Mais leve o modelo ficou mais ágil e veloz. A nova Z650 ABS tem motor bicilíndrico de 649 cm³ de cilindrada, que desenvolve potência máxima de 68 CV a 8.000 rpm. Projetado, principalmente, para o uso diário no trânsito das cidades, a motorização foi desenvolvida para oferecer maior equilíbrio e torque nas baixas e médias rotações. E além deste ganho em controle na aceleração, a tecnologia utilizada tornou a moto ainda mais econômica. Com um tanque de 15 litros de capacidade atinge uma excelente economia de combustível. Seguindo com a ficha técnica da nova Kawasaki Z650 ABS, a moto traz uma moderna tecnologia de embreagem, que pode ser configurada entre assistida e deslizante, e um sistema de frenagem com disco duplo em formato margarida tanto na dianteira – de 300 mm de diâmetro – quanto na traseira – com 220 mm. E como o próprio nome destaca, o lançamento oferece freios com ABS de série. O modelo recebeu garfo dianteiro telescópico de 41mm e suspensão traseira horizontal do tipo back-link com ajuste de pré-carga. Um dos principais destaques é o tacômetro – ou conta-giros – que indica o momento certo para realizar a troca das marchas – isso seguindo uma configuração prévia. Já entre as demais características, o painel mantém as funções de velocímetro digital, odômetro total e mais dois parciais, marcadores de combustível, de média de consumo e de consumo momentâneo, indicadores da posição de marcha, de temperatura do motor, de temperatura externa e relógio. A Kawasaki Z 650 ABS possui várias concorrentes no seu segmento e chega nas lojas com preço competitivo, R$32.990.
FIAT ARGO VEM AÍ
Para substituir o Punto e o Bravo a Fiat vai apresentar neste final de mês o Argo, um hatch, segmento que tem suas vendas reduzidas cada vez mais. Três motorizações e três tipos de câmbio estarão disponíveis para o novo modelo, todos eles já utilizados pela carros do Fiat Chrysler Group. As primeiras fotos já foram divulgadas pela imprensa e pelas mídias sociais mas os detalhes e o preço só chegam no final do mês.
CARROS BLINDADOS EM ALTA
No Rio de Janeiro, durante uma época, carro blindado era vendido com facilidade e aí surgiram várias blindadoras. Depois vieram as UPPs, as Unidades de Polícia Pacificadora, e o mercado de blindados caiu muito ocasionando o fechamento de várias blindadoras. Com tanta gente desempregada, com a polícia sem recursos, com policiais sem salário e a bandidagem está solta é muito bom ter carro blindado. O mercado está se aquecendo.