COLUNA JOÃO MENDES – 22/02/2016

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FINALMENTE FIAT TORO

As antigas picapes médias andaram crescendo e hoje estão com dimensões maiores do que na época em que nesceram e aí surgiu a ideia de se produzir uma picape que ficasse entre as antigas médias e as que são derivadas dos automóveis de passeio. A primeira delas foi a Renault Oroch, lançada em 2015, e agora chega ao mercado a Fiat Toro, que desde o lançamento da Oroch vinha ocupando o notíciário e que tem concepção diferente do modelo da Renault. A Toro, ao contrário das outras picapes, tem suspensão traseira multi link que proporciona mais conforto com ou sem carga na caçamba. As outras com feixe de molas e eixo rígido saltam muito de traseira quando estão vazias provocando um desconforto para os passageiros. A proposta da Fiat, que ficou bem realizada, é uma picape com um comportamento entre um sedan e um utilitário esportivo. Com essa concepção a marca colocou um interior mais sofisticado e muitos equipamentos para tornar a Toro alvo da cobiça de quem curte as picapes e até um trilha off road. Duas motorizações estão disponíveis para o modelo, o 1.8 Flex EtorQ Evo VIS de 139 cavalos e o  2.0 turbo diesel Multijet II de 170 cavalos. O motor 1.8 é o que equipa o Jeep Renegade melhorado, agora com sistema de admissão variável VIS e potência aumentada de 132 para 139 cavalos. Andando no carro percebe-se que a faixa de torque melhorou com arrancadas mais empolgantes em rotações mais baixas e o consumo diminuiu em 5%. A transmissão pode ser automática de 9 marchas ou manual de 6, dependendo da versão e a tração pode ser 4X4, sob demanda, com o seletor na posição “Auto” para se ter mais economia, ela anda em 4X2 mas se precisar entra o 4×4 automaticamente. Andando com a picape Toro dá pra perceber que ela é mais confortável que as picapes do mercado. A suspensão traseira multilink realmente absorve melhor as imperfeições do terreno com o carro cheio ou vazio. Ajuda o fato da Toro também não ter uma cabine em cima de um chassis e sim um monobloco. O design ficou moderno e indica as novas linhas que a Fiat deve usar nos próximos lançamentos, um novo DNA, e no interior o aspecto é de um carro mais sofisticado com todo conforto e os equipamentos de segurança e entretenimento para atender aos mais exigentes. Outra novidade do modelo é a porta da caçamba abrindo em duas partes, para os lados, e o acessório, muito inteligente, que cria uma extensão ampliando o espaço que assim carrega fácil uma motocicleta ou duas, por exemplo. Com aparência sofisticada a Fiat espera sucesso com esta entrada neste novo segmento e posicionou os preços pouco acima dos praticados no modelo top da picape Strada, grande sucesso de vendas da marca. Para comprar a Toro é bom estudar bem as versões e seus predicados, são cinco bem distintas e evidentemente uma infinita lista de opcionais e acessórios mas os preços básicos são: a de entrada, Freedom 1.8 Flex câmbio automático 4X2, por R$76.500; a Freedom, 2.0 Diesel 4X2 manual, por R$93.900, com 4X4 R$101.900; a top é a Volcano, 2.0 Diesel câmbio automático de 9 marchas e 4X4, por R$116.500 e tem também a edição especial de lançamento, Openning Edition 1.8 Flex câmbio automático de 6 marchas por R$84.400. Com a chegada da Toro vamos acompanhar a disputa contra a Renault Oroch neste novo segmento que certamente já deve estar tirando clientes da picapes maiores.

TOYOTA SW4 CHEGOU

A Toyota apresentou a SW4 2016 que possui linhas modernas, interior refinado, mais conforto e preço variando de R$205 mil, para a versão com motor V6 a gasolina, 7 lugares, e R$225 mil para a versão com motor 2.8 diesel, 7 lugares.  Todas as versões possuem tração 4X4 e a concepção do modelo continua sendo de muita robustez. Na próxima edição eu conto em detalhes o teste que realizei com o modelo.

MOTOS NA LINHA VERMELHA

* Em reunião realizada entre o Presidente do DER – Depto de Estradas de Rodagem, Dr. Henrique Alberto dos Santos Ribeiro, o Assessor da Presidência do DER Sr.Lineu Castilho e o Presidente da AMO-RJ Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro, Aloisio Cesar Braz, foi decidida a suspensão da Portaria nº 307 que determinava que as motocicletas deveriam trafegar apenas na pista da direita na Linha Vermelha-RJ. Isso aconteceu porque a importante via expressa possui obras de recapeamento e manutenção na pista da direita. Após as obras o Presidente do DER e o Presidente da AMO-RJ irão se reunir e definir se existe a necessidade do retorno ao cumprimento desta Portaria 307 que visa unicamente a segurança dos motociclistas e redução de acidentes. Também foi acordado entre o DER e a AMO-RJ que nenhuma obra será efetuada na Linha Vermelha sem que sejam colocadas placas informativas 24:00hs antes do inicio das mesmas.

MOTOTAXISTAS ISENTOS DE IPI

* Os Mototaxistas poderão ter isenção do imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para aquisição de motocicletas e motonetas de fabricação nacional destinados ao transporte de passageiros. É o que pretende o Deputado Federal Alexandre Valle (PMB-RJ), autor do Projeto de Lei nº 4319/2016, visando assegurar à categoria o mesmo direito que os taxistas têm. Só falta a Câmara aprovar.

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