COLUNA JOÃO MENDES – 19/12/2016

GOSTEI MUITO DO JEEP COMPASS LONGITUDE 4X4

Fabricado em Goiana – PE a nova geração do Jeep Compass foi lançada no Brasil para ganhar o mundo. No meu primeiro contato com o carro eu gostei do que vi e agora tive um tempo maior para testar a versão Longitude 4X4 com motor Multijet 2.0 turbo diesel de 170 cavalos de potência e câmbio automático de 9 marchas. Maior do que o Jeep Renegade, que já faz sucesso, o Compass possui melhor espaço interno e ótimo porta-malas. Seu design é mais sofisticado que o do Renegade e ele realmente esta num patamar acima. Com isso a Jeep atrai para o mercado de SUV com o Renegade e oferece uma opção maior e mais sofisticado que é o Compass. Este motor turbo diesel tem disposição e é econômico, o carro tem boas retomadas e o câmbio de 9 marchas faz tudo andar sozinho, é só colocar na posição Drive e apertar o acelerador. Nas curvas uma surpresa boa, apesar da sua altura e peso o Compass não rola com facilidade, fica preso ao chão. Andando no dia a dia ele é fácil de manobrar e tem conforto bom para um SUV, bancos em couro, central multimídia com navegação, camerá de ré, comandos a mão, ótimos porta-objetos inclusive um, muito prático, que fica embaixo do banco do passageiro na dianteira, duas tomadas onde se pode carregar o celular, tomada para ligar som auxiliar  enfim, o Compass tem tudo para liderar seu segmento. A versão Longitude 2.0 turbo diesel tem preço inicial de R$132.990 e a Jeep fez uma tabela com preços fixos para as revisões e no caso da motorização diesel a primeira revisão esta programada para 20.000 km com preço de R$867,00. A versão mais barata do Compass é a Sport com motor Flex e seu preço é R$99.990.

 

HYUNDAI NEW ELANTRA NA BRIGA

hyundai-new-elantra

Na edição passada eu comecei a comentar sobre o Hyundai New Elantra que foi apresentado no Salão de São Paulo e logo depois disponibilizado para a imprensa para testes. Este sedan foi remodelado e ganhou novas linhas com novos faróis. Passou a ter um spoiler integrado na traseira junto do teto e rodas de 16”. O motor é o Nu 2.0 Flex que desenvolve 167 cavalos usando só etanol como combustível, com 20,6 kgfm de torque, e 157 cavalos usando só gasolina com 19,6 kgfm de torque, e o  câmbio é automático de 6 velocidades. O pacote oferecido pela CAOA Hyundai para este modelo é bastante competitivo e o carro chega no mercado para tentar incomodar um pouco Toyota Corolla e Honda Civic que lideram o mercado. Confortável e bom de curva, dentro do New Elantra percebe-se a boa ergonomia, o painel completo que tem central de entretenimento com tela de 7”, sensível ao toque, painel digital com todas informações de velocidade, giros do motor, computador de bordo e muito mais, em tela de 17” de largura. Na segurança destaque para os 7 air bags, controle de estabilidade, controle de tração, assistência inteligente de farol alto, detector de ponto cego nos retrovisores externos e até faróis de Xenon. Alguns desses equipamento são só encontrados na versão top. Para maior conforto o porta-malas se abre com sensor de aproximação o que é ótimo para quem esta com as mãos cheias de pacotes. O preço base do Hyundai New Elantra é R$84.990, a versão Top custa R$114.990 e para o lançamento a CAOA esta disponibilizando a versão Special Edition por R$103.990. A Hyundai cresce a cada dia no Brasil, já é a quarta marca em vendas, colada na Volkswagen. A liderança é da Chevrolet com Fiat em segundo.

 

MERCADO EM BAIXA E A TORCIDA PARA 2017

Este ano o mercado de automóveis caiu ao patamar de 10 anos atrás, o de motocicletas também foi junto e este ano caiu 26,7% em relação a 2015, que foi um ano ruim. A ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares aponta que o ano terminará com 890.000 unidades comercializadas e ainda 56.000 exportadas. A entidade aponta para 2017 um crescimento de 2,2% nas vendas externas e 66,1% nas exportações. Fica a torcida para que 2017 seja o ano do início da retomada e se, pelo menos, o mercado não diminuir do nível de 2016 já terá sido uma vitória. Fica a minha torcida.

 

CUIDADO COM AS FESTAS

No mês de dezembro é festa para todo lado. Comemorações tradicionais de fim de ano de empresas, amigos, famílias, e ainda tem Natal, Reveillon, enfim é hora de alegria portanto se dirigir não beba, essa é uma época perigosa.

 

PARABÉNS GM

A GM do Brasil com sua marca Chevrolet foi a grande vitoriosa deste ano com o seu Onix sendo o carro mais vendido do Brasil, mais uma vez, por ser a líder do mercado e também por seus lançamentos que renovaram seu portfólio completamente.

 

FELIZ NATAL, FELIZ 2017

Mais um ano terminando, um ano de muita luta e trabalho pela sobrevivência. Para muitos, talvez a maioria dos brasileiros, um ano para se esquecer e que demorou muito para terminar. Desejo a todos um FELIZ NATAL E UM SUPER 2017 DE MUITA SAÚDE E PAZ.

 

 

 

 

 

 

 

Related posts