COLUNA JOÃO MENDES – 17-03-2014

Malagrine

NOVO TOYOTA COROLLA

Lançado no ano passado na Europa e Estados Unidos o Novo Corolla chega ao Brasil para mudar um pouco a história da Toyota que apesar de ser muito elogiada por seus carros não darem manutenção, também leva a fama de ter um design mais tradicional, e aqui no Brasil sempre é comentado que o Corolla é o carro do “tiozão”, enquanto a concorrência coloca no mercado produtos com design mais arrojado e esportividade. O Novo Corolla 2015 que chega agora vem pra mudar isso, tem linhas mais modernas e um estilo próprio que tende a agradar seus clientes antigos e arrebatar novos.  A posição de dirigir é nova e boa, existe mais espaço pra cabeça e o entre eixos aumentou em 10 cm aumentando bastante o espaço para os ocupantes do banco de trás. O nível de ruído interno diminuiu o que dá mais conforto. Air bags frontais, laterais e para os joelhos do motorista são de série. O painel totalmente novo tem ampla área vertical e remete aos painéis dos carros americanos de décadas passadas o que não tras nenhum demérito, é bonito e bem equipado. A versão de entrada, Gli, tem motor 1.8 de 144 cv e testei ela por estradas de São Paulo onde o carro mostrou-se bem firme e equilibrado quanto a dinâmica. Nesta versão falta um velocímetro digital que as versões mais caras tem. Na segunda versão do catálogo a Xri e na versão top, a Altis,  até TV digital com tela de 6,1” esta disponível. Essas duas levam o motor 2.0 de 154 cv e câmbio automático Multidrive de 7 marchas com paddle shift e na versão Altis também tem a tecla Sport para uma tocada em giros mais altos. Na versão de entrada este câmbio é opcional. Os preços, apesar de estarem pouca coisa maior em relação a versão 2014, ainda impressionam, R$66.570 para a versão de entrada, Gli, com câmbio manual até R$92.900 para a versão top, Altis, o o que mais vende é a intermediária, XEi, que tem preço de R$79.990.

Peugeot RCZ

PEUGEOT RCZ

Para quem gosta de um carro esportivo uma opção chama a atenção no mercado, o Peugeot RCZ. Ele é do tipo 2+2, e para quem não esta familiarizado com o termo significa que são dois ocupantes no banco da frente e dois no banco de trás, mas os dois de trás tem espaço reduzido, é quase um banco para “quebrar o galho” em pequenas distâncias ou para levar crianças. Já para os dois do banco da frente conforto e luxo com painel bonito, bem equipado revestido de bons materiais que dão valor ao esportivo. O motor é o consagrado 1.6 THP ( turbo de alta pressão ) que desenvolve 165 cavalos de potência, não é um foguete comparando com os carros de carroceria similar mas tudo tem haver com o preço, enquanto o RCZ custa R$137.990 os cocorrentes da Audi, Mercedes e BMW passam dos R$230 mil. O modelo testado, modelo 2014, recebeu mudanças no estilo e nova grade dianteira que trouxe mais equilíbrio ao conjunto. A aparência do carro impressiona, tem um desenho exclusivo, e as rodas de 18” trazem uma imponência       Andando o carro dá muito prazer, o motor aliado ao câmbio automático, que possui a opção de trocas manuais, responde bem e o equilíbrio dinâmico é dos melhores, ele é bom nas curvas. A aceleração de 0 a 100 Km/h é feita em 8,4 segundos e a velocidade máxima é de 213 km/h, o que não assombra mas aí voltamos a falar do preço, a Peugeot fez um carro acessível para quem quer entrar neste segmento, para quem quer emoção e também tirar onda.  Na cidade e na estrada ele anda bem, sem restrições, e as suspensões absorvem bem as imperfeições do piso.

Para um esportivo ele é até bem funcional, o porta-malas conta com um bom espaço de 321 litros, que pode ser ampliado para 639 litros com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros. Resumindo, a Peugeot criou um carro para entrar nos sonhos dos aficionados da marca, nos sonhos de quem quer um esportivo para ser visto e entrega um produto honesto por um preço competitivo, que sempre achamos que poderia ser menor.

CASO DE POLÍCIA

Certa noite vinha andando pela praia da Barra da Tijuca  quando cheguei na traseira de um Volkswagen Voyage da Polícia Civil. As luzes azuis de sinalização, que ficam em cima da capota, eram tão fortes que tive que tirar o pé do acelerador para me afastar. Quando a luz piscava não se conseguia nem ver as delimitações da pista, um absurdo. Será que este equipamento é aprovado pelo CONTRAN ?

ACHANDO TAXIS

Depois de facilitar a vida dos taxistas – e da população – com o serviço mais completo e ágil do mercado, a Easy Taxi isenta, até o final do Campeonato Mundial de Futebol, os taxistas de São Paulo e Rio de Janeiro da taxa de R$ 2 cobrada por corrida.  Lançada em abril de 2012, a Easy Taxi, pioneira no serviço móvel de chamada de táxi na América Latina, atua hoje em 27 países, 123 cidades, sendo 63 delas no Brasil e é considerado o maior aplicativo de serviços mobile do mundo.

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