COLUNA JOÃO MENDES – 14/08/2017

RENAULT KWID É REFERÊNCIA
A Renault passa a ser a pioneira ao lançar o primeiro carro sub compacto com características de utilitário esportivo, o Kwid. As três características mais importantes dessa categoria, SUV, é a altura do solo, o ângulo de ataque e o ângulo de saída que no Kwid são respectivamente 180 mm, 24° e 40° e assim ele vence melhor rampas, buracos e os famosos quebra-molas sem arrastar nada. Além disso a Renault trabalhou bem para que o carro ficasse confortável, tem o maior entre eixos do segmento, vários porta-objeto e também o maior porta-malas do segmento com 290 L de capacidade e até 1.100L com os bancos traseiros rebatidos. Na segurança também supera a concorrência com 4 air bags, dois frontais e dois laterais, alerta de cinto de segurança para motorista e passageiro dos bancos dianteiros e suportes do tipo Isofix para duas cadeirinhas no banco traseiro. Na economia de combustível também faz bonito, tem no painel um indicador de estilo de condução e indicador de marcha e consome 15,6 km/l de gasolina na estrada, segundo o Inmetro. Seu motor é 1.0 Sce, Flex, 3 cilindros, 12V, que desenvolve 70 cavalos, usando só Etanol, câmbio mecânico para todas as versões e rodas de 14”.

O Kwid leva o mesmo motor que equipa o Sandero, com algumas modificações, e potência reduzida de 79 cv para 70 cv para que o carro ficasse bem econômico praticamente mantendo o rendimento, principalmente uma boa arrancada, já que o Kwid e bem mais leve que o Sandero, pesa apenas 758 Kg. São 9,8 Kgfm de torque a 4.250 RPM usando Etanol.. A Renault se predispôs a lançar um carro barato e fez uma pré venda com preço especial de R$29.990, para a versão de entrada chamada Life, e no lançamento oficial confirmou que o preço especial será o preço normal da versão. Para baratear o Kwid a Renault colocou roda de três furos, uma palheta só no limpador de para-brisas e tranca das portas através de pinos, os antigos pinos de porta, mas isso não faz muita diferença porque tudo funciona muito bem. A versão intermediária, Zen, já traz direção elétrica e ar condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, rádio com Bluetooth e entradas USB e AUX por R$35.990 e a versão top, chamada Intense, custa R$39.990, tem tudo da Zen e mais central multimídia Nav 2.0 com tela sensível ao toque de 7”, com GPS integrado, ligações via Bluetooth e câmera de ré, mais chave canivete, faróis de neblina, tacômetro, abertura elétrica do porta-malas, maçanetas na cor do veículo e rodas de ferro 14”, com um sobre aro muito bonito, que cobre bem a roda que parece ser de liga leve. Com o Kwid a Renault passa a ter um carro de entrada competitivo e assim partir para cima da concorrência para melhorar sua posição no ranking das marcas mais vendidas no Brasil. Hoje ocupa a 7ª posição com Ford e Toyota a sua frente. A pré venda foi um sucesso e vamos ver se os números se confirmam e o Kwid ocupe em larga escala as ruas do Brasil.

 

CARROS MAIS VENDIDOS
Em julho o mercado cresceu quase 3,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior mas não superou os números de junho. Mesmo assim no acumulado do ano as vendas aumentaram 4,42%. O Chevrolet Onix continua imbatível e em julho foram comercializadas 15.234 unidades. Hyundai HB20 é o segundo com 9.312, Ford Ka em 3º com 7.248, Renault Sandero o 4º com 6.663, 5º Chevrolet Prisma 6.300, 6º Toyota Corolla 6.250, 7º Volkswagen Gol 6.236, 8º Fiat Mobi 4.315, 9º Jeep Compass 4.151  e 10º Volkswagen Fox com 3.771. A novidade da Fiat, o Argo, aparece em 15º com 3.235, o Nissan Kicks, que passou a ser produzido no Brasil esta em 20º com 2.473 e a surpresa é o Fiat Palio, já liderou o mercado por vários anos e esta em apenas na 32º posição com 1.468.

 

MOTOS: BRIGA BOA NA MÉDIA CILINDRADA
Finalmente chegou nas concessionárias a moto BMW G 310R que foi anunciada na pré venda por R$21.900 só que a Honda, a 10 dias do lançamento desta BMW, apresentou a linha 2018 da CB500 e reduziu o preço para R$23.900. Resumindo, com apenas R$2.000 você passa de 310 para 500 cc. E agora ? Vamos ver como o mercado vai se comportar.

 

AUTOS IMPORTADOS EM BAIXA
Com o programa do governo Inovar Auto muitas montadoras construíram suas fábricas no Brasil e assim, aqueles carros que eram importados e tinham maior volume, passaram a ser produzidos por aqui entre eles Audi A3 e Q3, Mercedes-Benz Classe C e GLA, BMW Série 3   e Land Rover Evoque. Com isso  a lista de produtos das marcas filiadas a ABEIVA, a associação dos importadores, ficou mais reduzida e com o momento difícil pelo que o país passa as vendas dos importados no período de janeiro a julho de 2017 caiu 25,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Em Julho o ranking das marcas importadas ficou assim: 1º Kia Motors com 777 unidades comercializadas, 2º JAC Motors com 307, 3º Volvo 284, 4º Lifan 283 e 5º Suzuki 249.

 

 

 

 

 

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