COLUNA JOÃO MENDES – 08/03/2014

DSC03402

O FÓRMULA DA AVENIDA

A Unidos da Tijuca foi a grande Campeã do Carnaval 2014 com um enredo sobre velocidade e uma homenagem ao tri campeão de Fórmula 1, Ayrton Senna, falecido em 1º de maio de 1994. No ano em que o desaparecimento do grande ídolo completa 20 anos certamente muitas comemorações lembraram os feitos do grande esportista mas nada melhor do que uma escola de samba, que possui muitas alas e alegorias, para contar uma história de sucesso. Na escola o maior destaque é para a Comissão de Frente onde a criatividade chama mais a atenção com uma performance de 15 artistas e neste ano a Unidos da Tijuca incluiu um Fórmula 1, na verdade um Fórmula 3, com o desenho da McLaren nº 8 usada por Ayrton Senna em seu último ano na equipe, 1993.

O Unidos da Tijuca alugou o carro em São Paulo da AC Design de Ademar Cabral, que faz réplicas de carros de corrida, e depois Ivson Marques do Point Kart Tijuca foi chamado para colaborar na produção e logística. Ivson também foi o responsável pelos karts que andaram numa pista montada em um dos carros alegóricos.
O Fórmula que desfilou na verdade era um Fórmula 3 com chassis italiano Dallara e motor japonês Honda Mugen 2.0 que desenvolve mais de 200 cavalos de potência. Para ficar mais parecido com um Fórmula 1 as hastes da balança da suspensão dianteira foram alongadas e foi feita uma carenagem em fibra de vidro copiando a da McLaren. Os pneus utilizados são de 18”, os dianteiros usados em carros da Porsche Cup e os traseiros da Stock Car. Seguindo orientação do Ivson Marques foram colocados pneus de chuva porque o piso da Sapucaí é muito liso e se chovesse ficaria difícil andar com o carro.

O piloto foi Alexandre Doretto, Campeão Paulista de Kart que já testou carros de Fórmula Indy nos Estados Unidos, disputou o Sul Americano de Fórmula 3 no ano passado, vai disputar o deste ano e ainda faz testes para a marca Lexus. A preparação ficou a cargo de Stuart Turvey, inglês que também é piloto, e Rodrigo Sampietro. Para andar em baixa velocidade o carro foi “amansado” e foi colocada uma bateria de grande amperagem para o piloto poder ligar o carro através de uma chave no painel, caso o motor desligasse. Nestes fórmulas a bateria fica externa e é usada só para ligar, depois de ligado o mecânico recolhe e leva embora.

DSC03397

Com o Fórmula no Rio de Janeiro e a Comissão de Frente, coreografada por Priscilla Mota e Rodrigo Neri, vieram os ensaios em locais discretos para não chamar a atenção, o sigilo dos truques da comissão de frente são guardados a sete chaves.  No barracão da escola começaram os primeiros ensaios, depois foi usada uma rua próxima, durante as madrugadas, e também a área do Point Kart Tijuca que fica no estacionamento do super mercado Extra do bairro. Neste último local a turma do Ivson ficou esperta para não deixar que o carro fosse fotografado antes de entrar no desfile da avenida.

Na hora do desfile o fórmula funcionou perfeitamente mas para dosar a pouca velocidade na hora de retirar a toalha da mesa dos troféus, efeito visual de destaque, ele era movimentado por integrantes da escola que com as mãos faziam as rodas girar. Na verdade tiveram dois Ayrton Senna pilotando o fórmula, o piloto Alexandre Doretto quando o carro andava com o motor ligado e o bailarino Fabrício Negri na hora da coreografia e a retirada da toalha da mesa dos troféus, depois Fabrício saía do carro e fazia uma coreografia. A troca acontecia quando o carro entrava na garagem.

O resto todo mundo já sabe, a Comissão de Frente, fez um desfile Nota 10, não perdeu nenhum ponto, e a Unidos da Tijuca foi a Campeã do Grupo Especial do Carnaval Carioca, mais um triunfo ue se pode creditar a bela história do saudoso Ayrton Senna.

Related posts