COLUNA JOÃO MENDES – 05/01/2014

sbs-1

SALÃO BIKE SHOW É SUCESSO

Mais de 78 mil pessoas dos quatro cantos do Brasil estiveram no Riocentro para a 4ª edição do Salão Bike Show, maior evento de motos do Rio de Janeiro e um dos mais importantes do país, entre 23 e 26 de janeiro. Os aficionados pelo mundo das motocicletas encontraram um evento organizado, variado e com novidades. Foram mais de 100 expositores, representando mais de 200 marcas incluindo as principais montadoras de motos – BMW, Ducati, Harley Davidson, Honda, Kawasaki, Shineray, Triumph, Yamaha e Bull Motors, algumas representadas pelas concessionárias locais – expondo sua gama de produtos e serviços. Os motoclubes, como sempre, marcaram presença, com cerca de 10 mil membros que representaram quase 400 grupos, vindos de vários estados do sul ao nordeste do país. Foi emocionante a chegada da caravana da Rio Harley, que contava com mais de 100 motos, proporcionando um momento único.

sbs-2

Atrações

Logo na entrada do pavilhão impossível não parar para olhar o megatriciclo, o maior triciclo do mundo, rumo ao Guinness Book, que atraiu os olhares dos curiosos que passavam por ele. Foram milhares de fotos, poses e subidas no veículo, que mede 9,2m de cumprimento e 3,8m de altura, para conhecer de perto os detalhes e registrar o momento. A emoção foi garantida com apresentações empolgantes de motociclismo show da Equipe Jorge Negretti, executando saltos incríveis sobre um ônibus; a Equipe Força & Ação, com um festival de empinadas e manobras radicais e Halley Amorim, bicampeão brasileiro de wheeling, que demonstrou seu repertório de manobras em motos e triciclo. O “giro 360”, no estande da Ipiranga, também reuniu curiosos e pessoas em busca de adrenalina. Lá era possível, de forma segura, tentar fazer um giro. Homens e mulheres se aventuraram e quando conseguiam arrancavam aplausos dos presentes. Outra atração que teve grande movimento foi o “simulador” de empinada, onde mais de 1.200 pessoas tiveram a oportunidade de “experimentar”, de forma segura e controlada, empinar uma moto esportiva. Aos amantes da boa música, o Salão Bike Show reservou sete shows com bandas da melhor qualidade.

Houve ainda o Encontro de Pilotos Veteranos do Motociclismo ( FOTO Brenno Mendes ), que contou com a homenagem feita a Luizmar “Chaveta” Muniz, protagonista da primeira corrida de motocross realizada no estado do Rio de Janeiro, em 1973, onde, apesar de novato, disputou a liderança com o então campeão Nivanor Bernardi, e começou a sua brilhante e memorável trajetória que conta com 6 títulos estaduais de motocross.

O Espaço Mulher, inédito em eventos do segmento, foi um capítulo à parte, com ações e atrações voltadas para o público feminino. O público também pode participar de inúmeras palestras com temas como segurança, aventura e turismo. Entre os palestrantes, Andre Garcia e Raphael Karan. A vencedora do concurso Musa Salão Bike Show foi a modelo Blenda Ohanna, 20 anos, que encantou com sua simpatia e beleza.

MOTOS

Logo na entrada os modelos da Ducati, Diavel e Panigale, chamavam a atenção mas a Harley-Davidson Fat Bob 2014 atraiu os olhares por ter sido apresentada oficialmente, foi a grande novidade. Na Triumph também novidades, Tiger Sport 1050, nas lojas em maio, e a Thruxton 900 , nas lojas em março, e na Kadu Marine o novo triciclo da Can Am, o Spyder STS. Honda, Yamaha e Suzuki expuseram toda linha e foi sentida a ausência da Dafra, MV Agusta e Kawasaki mas duas marca novas vieram com força Bull e Shineray. Além de exposição de minimotos para crianças, o evento também contou com o “Clubinho Honda”, onde os pais deixavam os filhos, de até 7 anos, se divertindo e aprendendo normas de trânsito, um espaço bem educativo que as crianças adoraram. Além disso a Honda, assim como a Yamaha, disponibilizou, na área externa, a possibilidade de fazer test-ride em alguns de seus modelos.

Curiosidades

Um fato curioso ocorreu no estande da HLX, empresa de equipamentos de segurança, onde um dos produtos de mais sucesso, foi o pequeno capacete para cães e gatos, que marcou recorde de vendas, esgotando o estoque em apenas três dias. Outras curiosidades, o ciclista Eder Vilela foi pedalando de Bauru até Rio de Janeiro, só para o evento. A viagem demorou 8 dias e o empresário e motociclista francês, Didier Vacher, que está dando uma volta ao mundo em um scooter LML, também deu uma parada no Salão Bike Show.

Com realização da Indigo Brasil, teve como principais patrocinadores, parceiros e apoiadores: AMO-RJ (Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro), Assim Saúde, Detran, Devassa, FMCRJ (Federação de Moto Clubes do Rio de Janeiro), montadora Octaplan, Parceiros da Educação, Petrobras, RioTur, Schultz e TAM. A 5ª edição do Salão Bike Show já tem data marcada: de 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2015. A expectativa é de um evento ainda mais completo.( FOTOS Brenno Mendes )

Related posts