COLUNA JOÃO MENDES – 04/09/2017

VOLKSWAGEN TIGUAN 1.4 TURBO
A Volkswagen comercializava no Brasil o utilitário esportivo Tiguan com motor 2.0 TSi de 200 cavalos, bancos de couro e outras sofisticações. Com a chegada de uma concorrência forte, com vários modelos e preços menores, essa versão ficou cara e assim o modelo 2018 esta sendo comercializado apenas com a motorização 1.4 TSi de 150 cavalos, menos sofisticação como bancos de tecido mas mantendo toda a tecnologia e dispositivos de segurança por R$128.270, o que o coloca melhor na disputa dos modelos top da concorrência. Fiquei uma semana com o carro que tem câmbio automático Tiptronic de 6 velocidades com trocas manuais na borboletas atrás do volante. O motor rende bem e é econômico, consegui até 11,4 km/l no perímetro urbano e vale acrescentar que o modelo tem aquele Start/Stop que desliga o carro nas paradas e religa automaticamente ao se tirar o pé do freio. A arrancada de 0 a 100 km/h é feita em 9,2 segundos e ele possui o sistema Auto Holder que mantém o carro parado quando você não esta acelerando, mesmo se alguma marcha estiver engatada, e assim, por exemplo, você não precisa ficar com o pé no freio quando estiver parado num sinal. Você monitora toda viagem no computador de bordo, fácil de usar,  e através de botões no volante você pode monitorar no painel digital, configurável, a velocidade, velocidade média, distância percorrida, autonomia, consumo médio e tempo da viagem. O carro tem bom acabamento, central multimídia com tocador de CD, navegação, rádio e conectividade. As tomadas USB e auxiliar são de fácil acesso. A ligação do motor é feita através de um botão e com o pé no freio e o freio de estacionamento é elétrico e pode ser usado para parar o carro totalmente numa emergência. A direção é elétrica, bem macia e as rodas são de liga leve com 17”. Num utilitário esportivo o espaço no porta-malas é importante, o do Tiguan tem 505 litros, 35 litros maior do que o modelo anterior e o sistema para rebatimento dos bancos é simples. O carro testado era branco, cor sólida sem custo,  tinha como opcionais o pacote Elegance, R$6.037, e o teto solar elétrico panorâmico, R$7.025, totalizando R$141.332. Se fosse cor perolizada somaria mais R$2.545 nesse total. A Volkswagen com o Tiguan 2018 entra na briga do segmento com mais força acreditando na sua tradição de robustez e sua vasta rede de concessionárias para atrair clientes e fazer um bonito mas são muitos competidores e o mercado não esta fácil. Aguardemos as vendas e os números que elas produzirão para saber quem é quem.

 

FIAT ARGO PRECISION AUTOMÁTICO E COMPLETO


A Fiat lançou o Argo para chegar num público que gosta de um hatch com um pouco mais de espaço, estilo e sofisticação. A versão de entrada, com motor 1.0, custa R$46.800 e eu vou comentar a versão Precision que pude usufruir por uma semana, com câmbio automático de 6 velocidades, que custa R$67.800. Ela tem motor 1.8 Flex de 135 cavalos de potência, usando só gasolina, e 139 cavalos, usando só etanol, que é ligado através de um botão. O conjunto mecânico me agrada, usei muito subindo e descendo serra e se comportou muito bem. Na hora de uma arrancada mais forte também se mostrou valente e a estabilidade do carro é boa. Em curvas de baixa e média, no habitat onde andei, gostei muito do comportamento desse Argo. A versão testada tinha todos os opcionais, ficou chic demais, mas o preço vai para R$77.200, o que certamente limita muito o número de interessados mas a Fiat tem um boa política de oferecer muitos opcionais e compra quem quiser. No Argo Precision estão a disposição o Kit Tech, R$3.500, que tem ar condicionado digital, quadro de instrumentos de alta resolução TFP de 7” configurável, sensor de chuva, sensor crepuscular, chave presencial, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto  e retrovisor interno eletrocrômico. No Kit Stile, R$2.500, tem bancos de couro, rodas especiais de 16” e pneus 195/55 R16. No Kit Parking, R$1.200, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico e câmera de ré com linhas dinâmicas e por R$2.500 ainda esta disponível os Side Bags. Portanto, com mais R$9.300 você tem um Fiat Argo muito completo.

 

PARABÉNS VOLKSWAGEN 
A Volkswagen, com mais de oitenta anos de atividades, comemora a marca de 150 milhões de veículos produzidos em mais de 50 fábricas em 14 países. Meus parabéns e vida longa.

 

MEGACYCLE EM PARATY  
Esta chegando a hora da 38º edição do Megacycle, o super encontro de motociclistas do Brasil e que sempre conta com muitas atrações. Este ano o evento acontece na cidade de Paraty, no sul do estado do Rio de Janeiro, de 22 a 24 de setembro. É a primeira vez que o evento acontece na cidade e maiores informações você encontra em www.megacycle.com.br

 

POLÍCIA DESINFORMADA
Um ciclista foi atropelado na Av. Lúcio Costa, na altura da Praia da Reserva, zona oeste do Rio de Janeiro. O ciclista faleceu e na investigação a delegada foi até o local, e a perícia também, para ver se o motorista pelo menos tinha freado ou se bateu em alta velocidade. Antigamente a perícia dizia a velocidade do carro pelo distância da marca da freada que o pneu deixava no asfalto mas os carros hoje tem ABS, um sistema que não trava as rodas na freada e portanto os pneus não deixam marcas no asfalto. Alguém precisa avisar isso para a polícia do Rio de Janeiro.

 

Related posts