Coluna João Mendes – 03/03/2014

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CAMARO SS 2014

Depois da superexposição do Camaro amarelo no filme Transformers e na música sertaneja a GM muda a estratégia da divulgação do Chevrolet Camaro 2014 e passa a expor o modelo nas cores prata, preto e branca. São cores mais discretas que dão um ar mais requintado ao esportivo mas suas linhas também foram alteradas neste sentido. A grade dianteira mais estreita com os faróis seguindo o mesmo contorno e as novas lanternas traseiras dão mais classe ao modelo. Ele continua chamando a atenção por onde passa pelo seu tamanho, suas linhas, pelo ronco do motor e também pelo seu carisma. O motor continua sendo um V8 com 6.192 cm³ de cilindrada e potência de 406 cavalos. O consumo fica na média entre estrada/cidade em torno dos 5 km/l mas quem tem este carro não esta pensando muito neste detalhe. Andando nas ruas da cidade é fácil perceber que o carro chama muito a atenção e apesar das janelas menores fruto da linha de cintura alta, e do longo capô, logo se acostuma com as dimensões do carro. No interior uma mistura interessante, enquanto no console existem medidores analógicos com seus ponteiros, logo acima a gente se depara com uma tela de 7”, sensível ao toque, do sistema My Link, com GPS, sistema de som etc. Não precisa dizer que na estrada é que se tira melhor proveito do conjunto, é onde se pode acelerar mais um pouco e fazer ultrapassagens ignorando os outros carros mas na cidade também fiquei impressionado como o carrão contorna bem curvas de baixa. A arrancada nos sinais e a aceleração para mudar de faixa no trânsito tem que ser controladas, não é bom se empolgar. É evidente que com aro de 20” e uma suspensão para dar um comportamento dinâmico a altura, as imperfeições do asfalto são bem sentidas mas nada de assustador. Com 4,83 m de comprimento colocá-lo numa vaga não é difícil porque ele tem câmera de ré. Sua arrancada de 0 a 100 km/h é feita em apenas 4,8s e sua velocidade máxima é de 250 km/h. Tudo isso com preço de R$210 mil não esquecendo que a Chevrolet tem ampla rede autorizada para fazer manutenção.

CBR 500R (6)

HONDA CBR 500 R

A Honda tem mais de 80% do mercado de motocicletas no Brasil e isso se deve a uma estratégia bem montada por equipe muito profissional e conhecedora. A marca tem imagem robusta, com produtos muito confiáveis e um catálogo que cada vez mais atende o consumidor brasileiro. Recentemente o mercado clamava por um scooter Honda trouxe a Lead e depois a PCX, e na sequência a Família 500 que foi apresentada no Salão Duas Rodas no ano passado. Na época foi lançada a naker CB 500 F, em breve virá a  CB 500X mas a bola da vez é a CBR 500R que fica sendo a porta de entrada do consumidor Honda no segmento das esportivas de média cilindrada. Ela tem o mesmo motor da CB 500F, um dois cilindros de 471 cc com 50,4 cavalos de potência a 8.500 RPM. Com carenagem e um estilo que agrada a CBR 500R é moderna, tem rodas de 17” de liga leve, freios a disco na dianteira e na traseira, suspensão traseira Pro Link e tem painel digital. Essa novidade chega nos mais de 2.000 pontos de venda da marca nas cores branca com listas azuis e vermelha e vermelha com apliques em preto, ao preço de R$23 mil e com sistema ABS nos freios, o que eu sempre recomendo, R$24.500.

AUTÓDROMODO RIO  

Já estamos em março e não se escuta falar nada sobre o autódromo do Rio de Janeiro e nem se teremos o torneio estadual de automobilismo em 2014. No ano passado o Carioca foi disputado em 12 etapas no circuito Mega Space e Santa Luzia, MG. E em 2014 ?  O pior é que estamos na reta final pra Copa do Mundo, depois eleições e assim tudo indica que teremos um ano morto para o automobilismo estadual.

ONIBUS ASSASSINOS

Aqui no Brasil vale tudo. Fala-se muito em segurança mas pouco se exige, ou se exige da população e não dos empresários. Veja o caso dos ônibus municipais. Eles são montados em cima de chassis de caminhão,  com suspensão robusta para aturar as imperfeições do piso transmitindo um desconforto enorme para os passageiros. Esses passageiros vão acomodados sem cinto de segurança, muitos em pé, enquanto esses ônibus passam dos 100 km/h, em muitas vias urbanas, não estou falando de estradas, o que é uma temeridade. Agora vão obrigar a colocar ar condicionado o que já traz uma melhora no conforto mas na segurança nada. Ônibus urbano não precisa passar de 60 km

VERÃO PRAS LANCHAS

Os muitos dias de sol deste verão devem ter incentivado muita gente a olhar a náutica com mais carinho. Um país com esta costa imensa deveria ter um mercado náutico muito maior. Quem quiser conferir as novidades desse mercado já pode colocar na agenda que de 9 a 15 de abril vai acontecer mais uma edição do Rio Boat Show, que volta para a Marina da Glória.

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