COLUNA JOÃO MENDES – 02/10/2017

IMPONENTE KAWASAKI VERSYS–X 300 
No primeiro olhar ela já vai chamando a atenção por suas dimensões e  linhas modernas. Sentando no banco e experimentando os comandos já se percebe o acionamento da embreagem macio, uma boa posição de dirigir, e um painel LCD completo. Não é uma moto baixa, o banco tem altura de 845 mm e o vão livre para o solo é de 180 mm, e justamente  seu porte é um destaque porque apesar de sua baixa cilindrada tem um porte de moto maior. Me refiro a Kawasaki Versys-X 300 (FOTO: Marcos Carmona-VGCOM)  uma motocicleta para aventureiros, modelo de entrada da linha Versys que já tem uma 650 e uma 1000. Essa novidade possui motor de 2 cilindros, 296 cm³, pistões em alumínio, câmbio de 6 marchas, refrigeração líquida, que desenvolve 40 cavalos de potência e torque de 2,6 Kgfm. O tanque tem capacidade par 17 litros. O conjunto de suspensão é robusto, na dianteira garfo telescópico com 41 mm de diâmetro e curso de 130 mm e na traseira sistema Uni-Trak com amortecedor a gás e 148 mm de curso. As rodas são de alumínio montadas com raios de 19” na dianteira e 17” na traseira com pneus Pirelli MT60 com características 60% para o piso urbano e boa tração para um off-road sem exageros. A versão de entrada não possui freios com ABS e o preço é R$22.990 mas agora na fase de lançamento o preço promocional é de R$20.990. As outras duas versões tem freios com ABS e o preço promocional é de R$23.990 para a Standard e R$25.990 para a Tourer que já vem com bolsas laterais com capacidade de 17 L, faróis de neblina em LED, tomada 12 V, protetores de manete e de motor e cavalete central. Andei com ela nas redondezas de Paraty, sul do Estado do Rio de Janeiro, e gostei da posição de dirigir, do painel bem visível e com bastante informação, do torque em baixa, das retomadas, do som emitido pelo escapamento e da ciclística. Montada em Manaus-AM com partes que vem do Japão e Tailândia e pneus do Brasil, essa Kawasaki Versys-X 300 foi lançada em maio nos Estados Unidos e na Europa, neste mês de outubro já estará em todas as concessionárias da marca no Brasil e com ela a Kawasaki inicia um segmento novo, 300 cc bicilíndrica, que tem mais porte e muito mais potência do que as concorrentes de mesma cilindrada que só tem um cilindro. Com tantos predicados é claro que a Versys-X 300 tem valor bem superior do que o da concorrência mas a Kawasaki indica preço promocional até o final do ano mas quando esse preço promocional terminar o modelo terá preço de motos de uma categoria superior o que pode dificultar as vendas. Enquanto a Versys-X 300  tiver preço competitivo será uma atração do mercado e uma ótima porta de entrada dos consumidores no mundo Kawasaki.

 

NOVO VOLKSWAGEN POLO TEM SOFISTICAÇÃO


Poucos meses depois de mostrar o carro para os europeus a Volkswagen lança o Novo Polo no Brasil como uma nova referência de sua linha pelo estilo e sofisticação. Segundo a Volkswagen o Novo Polo marca uma nova era para a empresa. Eu acho o atual design dos carros da Volkswagen muito simplistas, faltam linhas que chamem a atenção, faltam detalhes, e o Novo Polo muda um pouco isso, tem um design que atrai com mais linhas nas laterais criando volumes e ainda com um ar de esportividade. Em relação ao modelo anterior ficou bem mais confortável, ficou 16 cm mais comprido, 10 cm mais largo e 44 kg mais leve. Seu porta-malas é de 300 L mais rebatendo o banco traseiro a capacidade passa para 1.071 L. O modelo tem 3 motorizações disponíveis, 1.0 de 84 cavalos, 1.6 de 117 cavalos e a 1.0 turbo denominada 200 Tsi de 128 cavalos. Nas versões 1.0 e 1.6 o câmbio é manual de 5 velocidades e na versão 200 TSi disponível o automático de 6 velocidades. Esse número 200 é alusivo ao torque que ele produz portanto não tem nada haver com a potência e nem a cilindrada. Ao ler a inscrição 200, que existe na tampa do porta malas, já vi gente achando que o carro é 2.0, nada disso. Essas 3 motorizações receberam nota A em economia e todas as versões deste Novo polo possuem, como equipamento de série, o controle de tração M-ABS. As versões com motor TSi  também podem ter controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico de diferencial, limpeza automática das pastilhas do freio na chuva e sistema de frenagem pós colisão. O Novo Polo tem como opcional na versão top, Highline, o Active Info Display que é o quadro de instrumentos configurável que só existe em carros “premium” muito mais caros. Este quadro de instrumentos, totalmente digital, chega a sua segunda geração e o Novo Polo é o primeiro a recebê-lo. Numa tela de 10,25 polegadas você tem velocímetro, conta-giros, navegação em 2D ou 3D e informações do computador de bordo, tudo configurável de acordo com o seu interesse ou seja, você pode destacar mais a navegação ou velocímetro, conta-giros, etc. Vamos aos preços, versão denominada 1.0 R$49.990,  1.6 MSI R$54.990, Confortline 200 TSi R$65.190 e Highline 200 TSi R$69.190. A Volkswagen tem pacotes de acessórios que no lançamento estão com desconto e assim a versão top, Highline, com o pacote tecnológico, que inclui o Active Info Display, sai por R$73.690. Para o lançamento também tem a promoção que inclui no preço do carro as 3 primeiras revisões, por R$999,00, e assim este valor pode ser incluído no financiamento. O carro teve a melhor nota no teste que indica o índice de reparabilidade, o que barateia o valor do seguro, e ganhou nota máxima, 5 estrelas, nos testes de colisão do LatinNcap mas para isso todas as versões possuem 4 air bags, dois frontais e dois laterais, mais um destaque do carro. O Novo Polo chega com atributos importantes que o colocam como uma nova referência no segmento.

 

 

 

 

 

 

 

 

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