COLUNA ESPAÇO MOTOR por JOÃO MENDES – 31/08/2013

DSC03623

HONDA FIT TWIST

Acelerei na estrada e na cidade o Honda Fit Twist 2014, que esta igual ao 2013. Ele se propõe a ser uma versão mais aventureira mas isso quase não é percebido. As mudanças são discretas como os detalhes em alumínio no para-choque dianteiro, na lateral, a grade com acabamento cromo acetinado e as molduras plásticas nas caixas de roda. O motor 1.5 L Flex desenvolve até 116 cavalos de potência e a transmissão automática de 5 velocidades esta na medida, as trocas são rápidas quando se pisa forte ou quando se alivia o pé, não que nem muitos câmbios que depois de você dar uma pisada no fundo demora uma eternidade para entender que você não quer mais esticar as marchas. Na estrada que liga o Rio a Angra dos Reis tive a oportunidade de ver como o câmbio funciona bem, as retomadas para as ultrapassagens forma precisas e me atenderam. Na hora de passear as trocas acontecem suavemente e ajudam na economia de combustível. O Fit Twist 2014 vem com freios ABS e duplo air bag e com câmbio automático custa R$60.900 e com o manual R$57.900. O preço ainda é alto mas é um produto bem confiável que não dá oficina.

Ford NovoFocusSedan

FOCUS 2014

Sempre fui fã do Ford Focus que sempre teve um desenho bonito e moderno e uma estabilidade surpreendente. O modelo sempre foi injustiçado no que diz respeito ao numero das vendas. Por ser um ótimo produto tinha que vender muito mais. Em breve a Ford vai apresentar a versão 2014 do sedan que será o primeiro veículo do mundo equipado com motor Flex de injeção direta. Ele também traz avanços na transmissão, conectividade, segurança, conforto e equipamentos. Entre outras características tem suspensão traseira independente, um dos itens que diferenciam a linha na categoria. O novo sedã médio introduz equipamentos inteligentes e inéditos na categoria, como sistema de estacionamento automático, além da conectividade SYNC com tela touch-screen de 8 polegadas e comandos de voz para celular, entretenimento, navegação e climatização. No item segurança, oferece seis airbags, controle de estabilidade e tração e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem. Os faróis Bi-Xenon com lavadores embutidos são outro avanço que revela o cuidado com os aspectos de visibilidade e segurança do veículo. Vamos aguardar seu lançamento.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

A preocupação com a eficiência energética esteve em destaque nos últimos dias. Fiat e Renault realizaram seminário para jornalistas abordando o tema e no Kartódromo de Interlagos aconteceu a 10º Maratona Universitária de Eficiência Energética, onde 59 veículos protótipos, movidos a etanol, gasolina e eletricidade, mostraram toda sua eficiência andando muito com pouco combustível.

CARIOCA DE AUTOMOBILISMO

Na 3º rodada dupla do Carioca de Automobilismo, categoria Turismo, no Circuito Mega Space, em Santa Luzia – MG, o piloto Paulo Lanfredi saiu vitorioso e disparou na liderança do campeonato. Pela falta de um autódromo no Rio as provas estão acontecendo em Minas Gerais mas com apoio da Prefeitura do Rio – Secretaria de Esportes e Lazer.

ABS NAS MOTOCICLETAS

Cada vez mais as motocicletas de média e grande cilindrada estão tendo o sistema ABS disponíveis em seus freios. Na maioria o equipamento é opcional e em outras é de série. Se você for comprar uma moto, e ela tiver o ABS com opcional, gaste um pouco mais e leve o equipamento. Segurança é tudo em duas rodas.

Related posts