COLUNA ESPAÇO MOTOR por JOÃO MENDES – 22/06/2013

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A RÚSSIA

Passados pouco mais de 21 anos da Perestroika, palavra que significa reconstrução ou reestruturação, e que deu nome a uma verdadeira revolução na antiga União Soviética, a vida mudou completamente nos países que compunham aquela união principalmente na Rússia onde ficava o comando de tudo. Hoje o país tem a oitava maior indústria automobilística do mundo, perto da Grã-Bretanha, ficando em terceiro na Europa atrás apenas da Alemanha e da Grã-Bretanha.

Visitei São Petersburgo, que foi a capital da Rússia entes de Moscou, também conhecida por Leningrado na época da guerra fria, e que tem uma população de aproximadamente 5 milhões. A cidade teve grande parte planejada na época de Pedro, O Grande, que comandou o país de 1682 a 1725, e que ordenou a construção de ruas muito largas, que hoje estão bem adequadas ao desenvolvimento que aconteceu depois da Perestroika, com o país produzindo mais de 200 mil carros por mês e importando outros milhares.

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DADOS IMPORTANTES

Nas ruas de São Petersburgo a gente vê todas as marcas e surpreendentemente muitos carros de luxo. De país socialista parece que ficaram apenas as pequenas unidades habitacionais com apartamentos de 4 quartos com apenas 37 m² de área, para abrigar uma família inteira. Como nós, os Russos também gostam muito dos carros e para cada 1000 habitantes são 600 carros. Nos postos de gasolina uma semelhança com o Brasil com 3 tipos de gasolina, comum, comum aditivada e especial, além do diesel. A é o 13º país do mundo em relação a famílias milionárias e a taxa de desemprego é de apenas 4,8% é cinco vezes menor do que a registrada na Espanha em crise. Outro detalhe é que a Rússia é o maior mercado da internet na Europa o que é muito curioso já que foi um país que durante muitos anos manipulou as informações. Hoje, com a liberdade, a turma esta aproveitando bem e a internet é um caminho.

NAS RUAS

A Ford informa que o seu Focus foi eleito Carro do Ano no mercado russo pela terceira vez consecutiva, já a GM, com seu Chevrolet Lacetti (foto) tem a preferência de muitos taxistas, o carro nasceu como Daewoo Lacetti e com a compra da marca Sul Coreana pela GM virou Chevrolet Lacetti e é o antecessor do Cruze mas apesar da chegada do Cruze ele continua a ser comercializado com preço mais acessível. Marcas como Toyota e Vokswagen espalharam seus vários modelos pelo país inteiro e os antigos Lada cada vez são mais difíceis de serem vistos. A Nissan também faz bonito e seu modelo Juke esta na moda. Das marcas mais luxuosas BMW e Audi estão na frente disparado e até carros da Maserati e Bentley são vistos com frequência nas ruas da antiga capital. E o mais impressionante, vi limousines construídas a partir de Porsche Cayenne, Hummer H2 e Infiniti FX, um super luxo.

ANDANDO DA RUSSIA

Como já salientei, São Petersburgo tem grande avenidas e o tráfego flui bem só com algumas retenções por causa de obras. Ao contrário das grandes cidades dos países vizinhos não tem muitas bicicletas circulando e em alguns locais o estacionamento nas calçadas é liberado. Os chamados VLT, veículos leves sobre trilho, estão por toda parte e atendem bem a população de baixa renda, a grande maioria, mas isso esta mudando com muitas oportunidades e o aumento substancial da classe média. Não vi muitas motos, talvez por causa do inteso frio que toma conta do país por grande parte do ano mas scooters, chineses em grande parte, não são difíceis de serem encontrados. Depois de 70 anos de socialismo, a abertura de 1992, transformou a Rússia que passou a ter um crescimento acelerado, com a chegada de muitas empresas globais, mega investimentos e a certeza de se encaminhar para a liderança do mercado de veículos na Europa, o que pode acontecer ainda este ano.

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