COLUNA ESPAÇO MOTOR por JOÃO MENDES – 15/06/2013

FORD FOCUS ELETRIC

FORD FOCUS ELETRIC

A indústria mundial luta para desenvolver veículos menos poluentes e o motor elétrico é a solução por ter emissões zero. A Ford que já colocou no mercado, inclusive no brasileiro, carros híbridos, agora abreu um novo capítulo na sua história, com o início de produção do Focus Electric na fábrica de Saarlouis, na Alemanha – o primeiro veículo totalmente elétrico da marca feito na Europa. O modelo com emissões zero encabeça a linha de veículos elétricos e altamente eficientes da Ford na Europa, que será acompanhado pelo lançamento do híbrido plug-in C-MAX Energi no ano que vem e do novo Mondeo Hybrid logo depois. Desenvolvido como veículo global dentro do plano One Ford, o Focus Electric tem um conjunto avançado de motor elétrico e bateria de íons de lítio que gera 143 cv e atinge a velocidade máxima de 136 km/h. Ele é produzido na América do Norte desde dezembro de 2011 e estará disponível para os consumidores europeus a partir de agosto próximo. A Ford investiu 16 milhões de Euros para integrar a produção do Focus Electric à linha atual do Focus na fábrica de Saarlouis, com flexibilidade para reagir à demanda do mercado e aumentar os volumes de produção. O novo carro tem autonomia de 100 Km com carga de 2 a 3 horas ou autonomia de 150 Km com carga de 3 a 4 horas. O tempo da recarga pode variar com as condições climáticas e uso do veículo. Parabéns Ford.

DAFRA HORIZON

DAFRA HORIZON 250

O mercado de motos de 125 a 150 cc é o maior do país mas depois a tendência é o motociclista evoluir para motos de maior cilindrada e a Dafra esta de olho nessa turma. Já lançou a street Next, a esportiva Roadwin e agora lança a Horizon, todas com motor de 250 cc. A nova Horizon tem motor de 250,2 cm3, quatro tempos, DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote), quatro válvulas, sistema de injeção eletrônica e de arrefecimento líquido. Alcança potência de 23,1 cavalos a 8.000 rpm e torque máximo de 21,7 N.m a 7.000 rpm. O projeto da nova Horizon traz inspiração mais moderna, evidenciada especialmente em itens como o painel em estilo “caneco” posicionado à frente do guidão, marcador de combustível integrado ao tanque, assento único em dois níveis, para-lamas mais compactos e lanterna traseira em LED. O design é de uma clássica custom, como linhas arredondadas e os vários detalhes cromados, com destaque para o escapamento duplo. A motocicleta também tem desenvoltura para trafegar no trânsito graças ao ajuste das suspensões e ao alto grau de esterço do guidão, o que facilita muito a dirigibilidade em trechos urbanos, trajetos sinuosos ou que exijam mais agilidade na mudança de direção. O modelo conta com roda de liga leve aro 18” na dianteira e 15” na traseira. O preço da Dafra Horizon 250 é de R$13.690.

NISSAN VERDE

A Nissan esta crescendo bastante no Brasil. Constrói nova fábrica no Estado do Rio de Janeiro, esta assinando contrato de patrocínio com o Vasco ( queria o Botafogo mas por pressão do governador vascaíno vai assinar com o Vasco ), vai patrocinar as Olimpíadas no Rio e em mais um reconhecimento do seu esforço para a criação de uma mobilidade sustentável, foi foi indicada como uma das empresas mais “verdes” do mundo em 2013 pela multinacional de consultoria de gestão de marcas Interbrand. A Nissan também foi a que mais cresceu entre as 50 empresas da lista ao sair da 21ª posição do ano passado e entrar pela primeira vez entre as dez principais. O motivo principal para essa subida meteórica – de 16 posições – é o efeito positivo na percepção do mercado consumidor que o LEAF, primeiro veículo 100% elétrico produzido e vendido em massa, trouxe.

MEMORIA MOTOR

Vem aí um site que vai disponibilizar as imagens de vários programas de TV que produzi nos últimos quase 30 anos. É o memoriamotor.com.br que já esta em fase de testes. Competições e reportagens dos programas Bike Show ( Record e Bandeirantes ), Espaço Motor ( CNT ), Alta Rotação ( Bandsports ) e de muitos outros estarão disponíveis junto com matérias atuais. Quando estiver no ar eu aviso.

CURIOSIDADES DA RUSSIA

Depois de pouco mais de 20 anos passados da Perestroika, revolução que desfez a União Soviética e abriu o mercado dos países que faziam parte dela, fui visitar a Rússia e verifiquei a evolução daquele mercado quanto a indústria automobilística. Esse será meu assunto da próxima edição.

Related posts