COLUNA ESPAÇO MOTOR por JOÃO MENDES – 13/07/2013

Peugeot-208-1

PEUGEOT 208

Agora tive tempo para andar por período mais longo com o Peugeot 208. A versão testada foi a Allure que vem bem completa custa R$45.990, portanto R$6.000 acima da versão de entrada mas com equipamentos diferenciados que valem esta diferença. O painel tem ar sofisticado com central multimídia touchscreen num display LCD de 7” onde pode ser feita a navegação através de GPS. Outro diferencial logo percebido é o teto de vidro panorâmico, este vidro é fixo mas com a cortina aberta a luz entra no interior criando uma atmosfera agradável. O motor é Flex, 1.5 L, que desenvolve até 93 cavalos. A arrancada é esperta e o câmbio é uma delicia, muito suave na hora das trocas de marchas. O grande diferencial do carro é a posição do painel de instrumentos que você tem acesso por cima do volante que tem dimensões mais reduzidas e com uma direção elétrica progressiva fica muito leve tornando a direção mais agradável e facilitando muito nas manobras. O 208 é bem confortável com inúmeros porta-objetos e eu ressalto o espaço no console que é fundamental para quem entra no carro com óculos, chaves, telefone celular, lata de refrigerante, garrafa d´água, etc., o console central resolve tudo. Nas curvas o carro também mostra o seu valor e o comportamento é empolgante, o que me faz lembrar o lançamento do 206, quando testei o carro em estradas francesas e a estabilidade era um primor. O 208 é um compacto premium e vai agradar quem se sentar nele.

Lexus IS 250

LEXUS IS 250

A Lexus, marca de carros de luxo da Toyota, lança no Brasil a terceira geração do sedã esportivo IS, modelo 2014, com um novo design, no qual se destacam, entre muitas novidades, a nova e dinâmica grade, além de linhas marcantes por toda a carroceria. A linha IS chega ao país nas versões IS250 Luxury, à venda por R$ 175.000, e IS250 F Sport, comercializada por R$ 188.000, esta última com um pacote aerodinâmico e com alguns itens diferenciados em comparação com o modelo Luxury. Sob o capô, o IS250 e sua versão no pacote F Sport trazem um motor V6 de 2.5 litros Dual VVT-i, que gera 208cv de potência a 6.400 giros. Acoplado ao motor está uma caixa de transmissão automática de seis velocidades, com controle eletrônico de troca de marchas (ECT) que avalia a condição de rodagem do veículo. Há opção de trocas sequenciais tanto na própria alavanca da transmissão como por borboletas localizadas atrás do volante.

Novas técnicas de soldagem a laser e de junção de peças da carroceria com adesivos, juntamente com a soldagem por pontos, tornaram possível a maior rigidez do modelo. Isso aumenta a estabilidade e o conforto ao volante, sem comprometer a agilidade do veículo.

A suspensão dianteira tipo double wishbone foi aprimorada, melhorando a estabilidade em cerca de 20%. A traseira adota um novo sistema de suspensão multilink. O ajuste preciso resultou em uma aderência surpreendente e excelente resposta aos comandos do volante. A sensação transmitida pelo volante é muito importante para uma experiência agradável ao dirigir, e o novo Lexus IS mostra bem isso.

FORD NEW FIESTA SEDÃ

Depois de colocar no mercado o Ford New Fiesta Hatch, produzido no Brasil, e alcançar sucesso nas vendas, a Ford lança o New Fiesta Sedã, com visual muito parecido com o do Fusion e ainda com produção no México. O carro ficou muito bonito.

FINLANDIA

Visitei Helsinki, capital da Finlândia, e percebi que o povo de lá tem uma preferência muito grande por peruas, as Station Wagon, principalmente de marcas de luxo. Entre os táxis muito Mercedes-Benz da Classe E, e VLT ( Veículo Leve sobre Trilho ) como transporte popular, por toda cidade. O curioso é que vi andando nas ruas muitos carros americanos antigos, das décadas de 1950 e 1960, em estado impecável. A cidade é super tranquila e não passei em nenhum engarrafamento, um sonho.

MOTORINO

Visitei a Moto Barra para conhecer a Motorino, uma scooter com motor de 200cc, produzida na Índia, exatamente igual a Vespa produzida pela Piaggio e que tem fama internacional. Custa pouco mais de R$11 mil e é para quem quer ter estilo e não para quem procura preço reduzido.

Related posts