COLUNA ESPAÇO MOTOR por JOÃO MENDES – 12/11/2013

DSC05883

TOYOTA ETIOS CROSS

A Toyota entrou no segmento dos compactos com o Etios que chegou recebendo algumas críticas. Muitos acharam o interior muito espartano, teve gente que não gostou do estilo, outros acharam a visibilidade do painel ruim mas o carro é espaçoso e bastante econômico além de ter a conhecida qualidade Toyota. Para 2014 mudança importantes recebe o modelo que já tem um interior mais sofisticado e teve a visibilidade do painel melhorada. Além disso chega a versão Cross, aquela versão com cara de aventureira que mantém as mesmas características de desempenho do carro mas com um estilo diferenciado. O Etios Cross tem como base a versão topo de linha XLS e agrega itens de conforto como o painel Total Black, acionamento elétrico dos retrovisores que agora integram a luz de seta e externamente as mudanças são percebidas nos vários adereços plásticos, nas barras longitudinais no teto e no farol que recebeu um apêndice para melhor integrá-lo à nova grade. Valor da novidade, R$45.690 e com ele a Toyota que entrar na briga entre CrossFox, Renault Sandero e Fiat Idea Aventure.

DSC05352

AUDI A3 SPORT EFICIENTE

Tive o prazer de conviver com o Audi A3 Sport, duas portas, que possui motor 1.8 L Turbo TFSi de 180 cavalos de potência. O carro tem uma arrancada maravilhosa e sua dinâmica é muito boa mas o carro tem muita coisa boa que não se vê, e o resultado é uma eficiência muito importante nos dias de hoje. Destaque para o sistema start/stop que desliga o carro quando esta parado, exemplo, o motorista chega num sinal de trânsito e pisa no freio, com o carro imóvel o motor desliga e quando o motorista tira o pé do freio, instantaneamente o carro liga e segue sua marcha. Outro detalhe é que a energia recuperada nas frenagens ajuda o gerador de voltagem durante a aceleração seguinte a freiada, economizando até 3% de combustível. Com tudo isso no consumo combinado o carro faz 18 km/l, um consumo ótimo para um carro com tanta potência.

ROUBADA

Os caminhões Mercedes-Benz Axor, Hyundai HR, Ford Cargo, Volvo FH440 e Iveco Stralis são os cinco modelos mais visados pelos bandidos no Brasil. É o que revela um levantamento do Grupo Tracker, que é a maior empresa de rastreamento e monitoramento do país. Juntos, eles correspondem a 44% do total de veículos pesados com rastreador Tracker roubados e furtados em 2013. Só no primeiro semestre, a empresa registrou 291 eventos, uma média de três caminhões roubados a cada dois dias.

1º EXPOAUTORACING

Aconteceu no Point Kart Indoor, situado no estacionamento do Hipermercado Extra da Tijuca, RJ, a 1º Expoautoracing, uma exposição de carros de competição do Rio de Janeiro. Iniciativa de Ivson e Carla marques junto com Richard Weigel, a mostra reuniu bólidos de várias categoriasde turismo e fórmula além de um Kart que pertenceu ao saudoso piloto de Fórmula 1, José Carlos Pace, o Moco, que faleceu num acidente aéreo. Também presente um Fórmula “V” usado por Moco no início de sua carreira. Ford Maverick e Mustang da Força Livre, Lorena GT-L, Lorena Porsche, Alfazone, Mini Morris, Pajero TR4 Rally, Fórmula Renault e alguns carros que participara da última prova no autódromo de Jacarepaguá foram o destaque.

Paralelo a 1º Expoautoracing aconteceu a 2º Expominis que reuniu miniaturas de carros de competição históricos. O evento teve o apoio de Point RC Drift, ACOMERJ, Memória Motor, Hipermercado Extra e Point Autorama.

OUTUBRO RECORDE

A ANFAVEA, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, divulgou os dados da indústria automobilística referentes ao mês de outubro e do acumulado do ano. A produção no mês – recorde histórico para o período – foi de 323,8 mil unidades, alta de 0,5% com relação as 322,2 mil de outubro de 2012 e redução de 2,5 contra as 332 mil de setembro passado. Na soma dos dez meses transcorridos do ano o acréscimo é de 12,4% quando confrontadas as 3,17 milhões deste ano com as 2,82 milhões de 2012. Foi a primeira vez na história que a marca de três milhões de unidades foi superada ainda no mês de outubro – nos últimos três anos tal marco foi atingido somente em novembro.

Related posts